É obrigatório descontar?
Entretanto, é preciso que o consumidor fique atento, pois os descontos – de acordo com a lei – não são obrigatórios, logo, o cliente deve pechinchar e procurar estabelecimentos que adotem a concessão de descontos como prática.Qual o valor máximo que pode ser descontado do salário do trabalhador?
Ou seja, o limite máximo para todos os descontos em folha de pagamento é estabelecido em 70%. Isso implica que, independentemente da variedade de descontos, o empregado deve receber, no mínimo, 30% de seus rendimentos em forma de pagamento líquido.Pode cobrar prejuízo do funcionário?
Isso significa que, para que o empregador possa descontar o prejuízo do salário do empregado: a) Deve haver previsão no contrato de trabalho; ou b) O dano deve ter sido causado por dolo ou culpa do empregado. O ônus da prova recai sobre o empregador.O que pode ser descontado do trabalhador?
Os principais deles são a contribuição previdenciária para o INSS e o Imposto de Renda. Uma vez por ano tem também a contribuição sindical, que hoje é obrigatória, mas será opcional quando entrar em vigor a nova lei trabalhista.O que pode ser descontado do meu salário?
O que a empresa não pode descontar do funcionário?
Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".O que deve ser descontado do salário?
Quais são os descontos comuns da folha de pagamento?
- INSS. O desconto do INSS é um dos mais conhecidos entre as empresas e trabalhadores. ...
- Imposto de Renda. ...
- Vale-transporte. ...
- Pensão alimentícia. ...
- FGTS. ...
- Vale-alimentação. ...
- INSS patronal. ...
- Plano de saúde.
Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho?
O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava. No entanto, algumas situações permitem o desconto, como é o caso das faltas não justificadas.Sou obrigada a pagar algo que quebrei na empresa?
Em caso de dano causado pelo empregado, somente é lícito o desconto salarial, quando caracterizada a sua culpa ou dolo, bem como na hipótese em que esta possibilidade tenha sido acordada previamente. Aplicação do art. 462, § 1º, da CLT. Espécie em que não há prova de que o empregado tenha dado causa ao dano.Sou obrigado a pagar por erro no trabalho?
Pois bem, quando falamos de um erro do trabalhador, ou seja, quando se trata de uma conduta não intencional de causar um dano, o patrão não pode descontar o prejuízo no salário do empregado. Trata-se de uma regra prevista na CLT. Qualquer tentativa de desconto forçado pode e deve ser questionado pelo trabalhador.Pode dar advertência e descontar do salário?
Na advertência não há prejuízos nos salários do empregado. A suspensão disciplinar, por sua vez, é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.O que não pode ser descontado em folha de pagamento?
Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.Pode descontar salário sem avisar?
Descontar o salário de um trabalhador sem aviso prévio é ilegal.É lei dar desconto?
Em 26 de junho de 2017, foi sancionada pelo Michel Temer, Presidente da República da época, a lei 13.455 que permite descontos em pagamentos feitos em dinheiro, e não em cartão de crédito ou débito. Não só isso, a lei também permite aos lojistas/comerciantes uma maior liberdade para ofertar promoções aos consumidores.O que é desconto obrigatório?
São recolhimentos efetuados para custear benefícios como aposentadoria e pensão.É correto descontar atestado?
A ausência no trabalho por motivo de saúde devidamente atestada garante o pagamento do salário ao empregado. Isso significa que o período não pode ser descontado da folha de pagamento, nem mesmo o Descanso Semanal Remunerado (DSR) equivalente, desde que seja apresentado um atestado médico válido.Quando falta dinheiro no caixa pode descontar do funcionário?
Quando falta dinheiro no caixa pode descontar do funcionário? Assim, se houver de fato uma quebra de caixa, é possível o desconto justamente porque existe o recebimento dessa parcela. Contudo, se não houver quebra de caixa, o valor é destinado integralmente ao trabalhador e é bom lembrar que tem natureza salarial.O que a empresa é obrigada a pagar ao funcionário?
Quais os direitos trabalhistas básicos?
- Assinatura da carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho é obrigatória para o exercício de qualquer emprego. ...
- Período de experiência. ...
- Dia de folga semanal. ...
- Salário e 13º ...
- Licença maternidade e paternidade. ...
- Férias remuneradas. ...
- FGTS. ...
- Vale-transporte.