Vale ressaltar que o uso do extintor de incêndio permanece obrigatório para caminhões, caminhões trator, micro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte coletivo, como táxis, por exemplo. Devido a decisão do Contran, hoje em dia a grande maioria dos carros de passeio são comercializados sem o equipamento.
Você também pode se interessar por: Saiba os itens de segurança obrigatórios para veículos a partir de 2024. Manutenção preventiva: o que não pode faltar antes de viajar.
É obrigatório usar o extintor de incêndio no carro?
Desde outubro de 2015, o extintor de incêndio passou a ser equipamento facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, conforme estabelece a Resolução 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Mas ele é obrigatório para caminhão, caminhão-trator, microônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.
LEI SOBRE O EXTINTOR DE INCÊNDIO | Cuidado pra não ser Multado! | Dicas
O que fazer quando o extintor estiver vencido?
No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente.
Ao não cumprir essas especificações, o motorista está cometendo uma infração grave, podendo perder 5 pontos na Carteira de Habilitação, receber uma multa de R$195,23 e ainda ter o veículo retido para regularização.
No Estado de São Paulo a fiscalização da segurança contra incêndio é realizada pelo Corpo de Bombeiros e regulamentada pelo artigo 5º da Lei Complementar 1.257, de 06 de janeiro de 2015, incisos VII, VIII e XVI.
No caso de estabelecimentos comerciais, a obrigatoriedade do uso de extintores pode variar conforme o tamanho do comércio, a atividade exercida e as regulamentações locais.
Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.
O extintor do tipo ABC é o modelo automotivo recomendado para uso em veículos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O seu nome diz respeito justamente à sua principal vantagem, que é o fato dele ser capaz de combater incêndios de diferentes classificações (A, B e C).
Quanto à obrigatoriedade da utilização do extintor, é correto afirmar que?
Segundo a Resolução 556, o uso de extintor de incêndio continua obrigatório apenas para caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte coletivo – como táxis, por exemplo. Para os demais veículos, como automóveis comuns de passeio, o item de segurança é facultativo.
Outro item que, mesmo sem uso, precisa ser substituído é o extintor de incêndio, que tem validade de cinco anos. Ele não é mais item obrigatório no carro, mas circular com ele vencido ainda é passível de multa.
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
Entretanto, em outubro daquele ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou essa exigência, tornando o extintor facultativo. Essa decisão foi tomada após estudos técnicos que concluíram que a obrigatoriedade do extintor não se mostrava eficaz na prevenção de incêndios veiculares.
Normalmente, ele é guardado embaixo do banco do motorista. Lembre-se de tirá-lo do plástico, assim você evita problemas tentando abrir o extintor no meio do incêndio.
Extintor de incêndio veicular pode render multa. O item de segurança se tornou facultativo para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Mas mesmo deixando de ser obrigatório, um agente de trânsito pode lhe multar, caso o extintor de incêndio esteja fora das especificações.
Visibilidade: Quando fixado em uma altura adequada, o extintor é mais visível, permitindo que as pessoas o identifiquem rapidamente durante um incêndio. Proteção contra danos: Deixá-lo no chão pode expô-lo a danos físicos, como ser derrubado, amassado ou corroído por umidade, o que pode comprometer seu funcionamento.
O Corpo de Bombeiros Militar de cada estado é a instituição que fiscaliza as condições de funcionamento dos equipamentos de prevenção e proteção contra incêndio através das vistorias de funcionamento e vistoria de habite-se. Continue lendo e saiba mais sobre a inspeção e manutenção dos extintores.
O extintor de incêndio passou, desde outubro de 2015, a ser equipamento facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários. A regra foi estabelecida na Resolução 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros vencido ou a falta dele, atesta que o imóvel em questão não está seguro para ser ocupado. Isso pode gerar advertências, multas e até o fechamento do imóvel.
ONDE ENCONTRO A VALIDADE DO EXTINTOR? Cada fabricante ou empresa de manutenção pode colocar o local da validade em um local diferente. Procure pela informação validade da carga, próxima manutenção 2º nível ou similar. Os extintores não possuem dia de vencimento, mas sim mês.