O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quando usa é ou é?
A letra "e", quando utilizada em uma frase sem acento, serve para dar continuidade a determinada sentença ou pode ser usada como uma espécie de vírgula. No caso de "é", quando utilizado com acento, serve para ser empregado como uma afirmativa. Vejamos: Eu e ele.E é ou é?
Há uma confusão entre fonema e letra. A letra "e" pode representar o fonema aberto (é) ou fechado (ê). Entretanto, o nome da letra tem o som aberto (letra "é"). O mesmo se dá com a letra O (ó).E é com acento ou sem acento?
"É" (com acento) é verbo. É uma flexão do verbo "ser" na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. "E" (sem acento) é conjunção. É uma conjunção coordenativa aditiva, pois liga orações coordenadas, estabelecendo relação de adição entre elas.É correto vírgula antes do e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”Xuxa • É Ou Não É (clipe)
Qual é a diferença entre e ou?
Obrigado. O uso de e / ou é corrente e generalizado no português. A barra indica opcionalidade de uso de cada uma das conjunções coordenativas: aditiva (e) ou disjuntiva (ou). A ausência de barra comprometeria a clareza desta opcionalidade.Quando usar e sem acento?
O "E" como vogal é utilizada para complementar e juntar uma oração. Ex: Eu e você vamos ao cinema. Maria e eu fomos ao mercado. Já o "É" com acento é usado para verbos, o mesmo é classificado como um verbo de ligação.Qual é a diferença do e E?
A diferença é que "é" é verbo. Trata-se de uma flexão do verbo "ser" na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Já "e" é uma conjunção. Trata-se de uma conjunção coordenativa aditiva, pois liga orações, estabelecendo um acréscimo de ideias ou informações.Quando usar o E com acento?
Nova ortografia - acentuação gráfica - oxítonas terminadas nas vogais a, e ou o. Acentuam-se as oxítonas terminadas nas vogais “a”, “e” ou “o”, seguidas ou não de “s”. Quando o som for aberto, acento agudo. Som fechado, acento circunflexo.Por que se acentua E?
A justificativa para a letra "é" ter acento pode ser a diferenciação em relação a outros casos do uso da letra. É, do verbo ser, possui uma pronuncia mais aberta que o "e", geralmente usado para atribuir o sentido de adição de uma ideia a uma frase.Como escreve E?
Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.Quando se usa e?
a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.Que com e sem vírgula?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.Tem com e sem acento?
O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural. (Foto: Adobe Stock).Quando se usa o acento na letra E?
Em ditongos abertos - encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba: "ei" e "oi" das palavras paroxítonas. Entretanto, as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em "éi", "éu" e "ói" continuam com o acento (no singular e/ou no plural).Não tem vírgula antes do e?
3) Vírgula antes da letra “e”: o uso da vírgula antes da vogal “e” só é permitida em três situações: quando a vogal liga duas orações na qual temos sujeitos diferentes, quando a vogal introduz a sequência de inúmeras orações ou termos e, por último, quando a letra “e” integra a expressão “e sim”.Porque é com acento?
Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.Quais as 3 Regras de acentuação?
Regras básicas da acentuação gráfica
- Palavra Sem Acento: “Cidade” (a sílaba tônica é “da”).
- Palavra com Acento Agudo: “Café” (a sílaba tônica é “fé”).
- Palavra com Acento Circunflexo: “Ângulo” (a sílaba tônica é “ân”).
- Palavra com Acento Grave: “Às vezes” (a sílaba tônica é “às”).