O que a Igreja ensina sobre a abstinência de carne? Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave. Por isso, antes de seguirmos com a questão da abstinência em si, vamos relembrar o conceito de pecado mortal.
Portanto, o único caso em que comer carne na sexta-feira é pecado mortal é o de quem comeu de propósito, desprezando o preceito da Igreja, e não substituiu essa omissão por alguma obra de piedade".
O site Bíblica.Com.Br revela que “a quarta-feira de cinzas é uma tradição católica sem apoio das Escrituras Sagradas, e a abstenção de carne nesse dia, assim como na Sexta-Feira Santa, são práticas que a igreja católica impõe, mas não há fundamento bíblico para tal obrigatoriedade”.
Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de mortificação e penitência para vivenciar a celebração dos grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus. Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias de recordar a Paixão de Cristo.
A Igreja Católica também recomenda aos fiéis que não consumam carne vermelha na Sexta-feira Santa, data que marca a crucificação de morte de Jesus Cristo. A prática simboliza o respeito ao derramamento de sangue de Cristo durante seu sacrifício.
Comer carne na sexta feira é pecado ou não? - Padre Paulo Ricardo.
Porque os evangélicos comem carne na Semana Santa?
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência. O peixe é uma alternativa permitida pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.
A Sexta-feira Santa, celebrada neste dia 29 de março, é uma das datas mais especiais para o ano litúrgico dos cristãos católicos. Alguns hábitos, como a abstenção do consumo de carne além do peixe, chamam a atenção de quem não é católico ou não conhece os dogmas da Igreja.
“A Solenidade da Páscoa, de fato, é fundamental para os cristãos. Na Igreja Católica se restringe a não comer carne vermelha: na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. A carne vermelha recorda o corpo de Jesus Cristo”, diz o professor.
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine. Todavia, dos animais que ruminam ou têm o casco fendido, não deverão comer o camelo, a lebre e o coelho selvagem. Embora ruminem, eles não têm o casco fendido; são impuros para vocês.
A permissão de Deus para o homem comer carne após o dilúvio é mencionada na Bíblia, especificamente no livro de Gênesis. No capítulo 9, versículo 3, Deus diz a Noé: "Todo ser que se move e vive vos servirá de mantimento; como a erva verde vos tenho dado tudo."
Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa. O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia.
Último dia da Semana Santa, que ocorre antes da Páscoa, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado nacional celebrado este ano em 29 de março. Durante o dia, cristãos adotam práticas como não comer carne vermelha, não varrer a casa e evitar desentendimentos.
Onde está escrito na Bíblia que não pode comer carne na Semana Santa?
Além disso, muitos religiosos creem que ao fazer jejum ou se abster de comer carne, a pessoa expressa seu desejo de se afastar dos pecados. Mas em que livro da bíblia está escrito que não pode comer carne na sexta-feira santa e no sábado de aleluia? Está descrito em Levítico 11.
Esta prática não se restringe, portanto, apenas à Sexta-feira Santa, conhecida por ser um dia de jejum e abstinência de carne. Desse modo, os fiéis católicos são obrigados a fazer abstinência de carne em todas as sextas-feiras do ano, uma vez que este é um dia dedicado à memória da Paixão e Morte de Cristo.
Porque os evangélicos comem carne na Sexta-feira Santa?
O costume de não comer nenhum tipo de carne na Sexta-Feira Santa é, segundo os preceitos religiosos, um ato de respeito ao fato de Jesus Cristo ter sido crucificado e morto nessa data.
Aqui no Brasil, a Santa Sé permitiu, a pedido da CNBB, substituir a abstinência de carne nas sextas-feiras por uma outra penitência ou atividade espiritual, por exemplo, rezar o Terço, participar da Missa, ler a Bíblia, fazer uma caridade, atender uma pessoa que precisa de ajuda etc.
A abstenção é obrigatória nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja sugere evitar o consumo de carne vermelha em todas as sextas-feiras da Quaresma. Mas isso não quer dizer ficar sem comer.