Evite ficar embaixo de árvores Diante da possibilidade de árvores e galhos caírem durante fortes tempestades, o ideal é que a pessoa não permaneça embaixo de uma árvore, seja a pé ou de carro.
Porque não pode ficar debaixo de árvore quando chove?
Em caso de chuvas fortes, você não deve, em hipótese alguma, se abrigar embaixo de uma árvore. 🌳⚡ Além do risco de caírem por conta da força dos ventos, as árvores, principalmente as mais altas, podem atrair raios, atingindo assim a todos que estejam próximos a elas.
Por que em uma tempestade não devemos ficar próximos de árvores?
Cartilha de Proteção contra Raios
A árvore poderá ou não sobreviver ao relâmpago, dependendo de suas características. Árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar.
Porque não se deve ficar embaixo de árvore quando chove!
O que atrai raios na chuva?
Basicamente, raios são descargas atmosféricas que, em regiões tropicais, como o Brasil, costumam ocorrer durante a ocorrência de chuvas. Essas descargas tendem a ser atraídas pelos pontos mais altos de um local, especialmente se ali houver algum objeto metálico, como uma antena, por exemplo.
Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempres procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
2 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.
Leptospirose e hepatite A são algumas das principais doenças que podem ser transmitidas em decorrência das chuvas. Se você não costuma se preocupar quando está na rua e de repente pisa em alguma possa de água, valas ou etc.
“É arriscado ficar embaixo de árvore, tem muito vento e as árvores podem cair, o que pode tornar a situação ainda pior”, acrescenta Barbieri. Durante temporais, é muito comum o registro de quedas de árvores.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas; • Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, etc.; • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente; • Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d'água, etc.; • Afaste-se de ...
Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos. Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
A dica é fugir de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações e se abrigar em construções seguras de alvenaria. Uma casa ou um prédio com para-raios é o mais indicado, porém não se deve ficar próximo às janelas.
Existem muitas lendas sobre objetos que atraem raios, tais como espelhos, tesouras, próteses humanas, aparelhos dentários, guarda chuvas, entre outros. Porém, raios quase sempre procuram objetos pontiagudos que estão a menor distância entre o céu e o solo.
O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Quando um raio atinge uma árvore - além de fazer a árvore explodir, queimar ou simplesmente cair -, ao viajar até o solo a descarga elétrica atinge o solo, areia e rochas ao redor, eventualmente formando um mineral chamado fulgurito, que os especialistas também chamam de "raio fossilizado".
Árvores mais altas têm também maior probabilidade de serem atingidas já que elas se tornam um melhor condutor elétrico para a passagem do raio do que as espécies menores. Contudo, mesmo uma pequena árvore é uma ameaça se ela estiver isolada num campo.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).