“Toda cirurgia tem seus riscos, porém há opções minimamente invasivas com excelentes resultados, em que a hérnia é retirada com incisões tão pequenas que o paciente pode receber alta no mesmo dia, como endoscopia da coluna, microcirurgias e rizotomias por radiofrequência”, comenta Dr. Cezar.
Qual o risco de fazer uma cirurgia de hérnia de disco?
Quais os riscos de uma cirurgia de hérnia de disco lombar? Risco anestésico, risco de infecção, problemas de cicatrização, risco de lesão neurológica ou perda do líquido da coluna (líquor). São raras, menos de 3% dos casos.
O que pode dar errado em uma cirurgia de hérnia de disco?
Na cirurgia da hérnia de disco, as possíveis complicações são: lesão da raiz nervosa, paralisia parcial do membro inferior, infecção e hematoma. Ainda assim, é importante lembrar que a cirurgia minimamente invasiva possui uma menor incisão na pele, prejudicando menos os músculos e os tecidos.
Recomenda-se a cirurgia de hérnia de disco quando o tratamento clínico não é eficaz, os sintomas de dor continuam, ou surgem sintomas neurológicos progressivos. Todavia, apenas uma pequena porcentagem dos pacientes, cerca de 10%, precisa passar por isso.
Nesse procedimento utiliza-se anestesia geral, e a cirurgia tem duração média de 2 horas. O cirurgião faz uma incisão na pele para acessar a região lesionada, o que resultará em uma cicatriz um pouco aparente.
Cirurgia para hérnia de disco lombar. Quando a cirurgia está indicada? Quando operar a coluna?
Quantos dias de repouso após cirurgia de hérnia de disco?
De modo geral, a recuperação dura dois meses e deve incluir pequenas caminhadas (5 a 15 minutos) diariamente, a partir do quarto dia de cirurgia. Evite levantar objetos pesados por dois meses, relações sexuais, ficar sentado por mais de uma hora e dirigir. O retorno ao trabalho geralmente se dá após 45 a 90 dias. Ah!
Quais são as sequelas de uma cirurgia de hérnia de disco?
Quais são as sequelas mais comuns de uma cirurgia de hérnia de disco? Após a cirurgia, algumas pessoas podem ter dificuldades para se movimentar. Podem sentir dores na região lombar ou ter sensações de formigamento. Também é possível que alguns tenham fraqueza nos membros ou, raramente, lesões nervosas.
Se a hérnia de disco não for tratada, pode ocorrer a síndrome da cauda equina, uma emergência médica em que os nervos na parte inferior da coluna são comprimidos. Esta condição pode levar a problemas graves, como incontinência urinária e fecal e paralisia das pernas.
A cirurgia de hérnia de disco está entre os tratamentos mais eficazes para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema. O procedimento é uma alternativa em casos em que as dores são intensas e os demais tratamentos não resultam no efeito desejado.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
Uma cirurgia de hérnia de disco pode custar entre R$ 10.000 e pode chegar a mais de R$ 50.000,00. O procedimento pode ser realizado tanto do modo convencional, como por técnicas minimamente invasivas com o uso de endoscopia.
Porque a hérnia de disco volta depois da cirurgia?
Pode ocorrer o que chamamos de hérnia recidivada mesmo após a cirurgia de ressecção da mesma. A hérnia de disco é a exacerbação de um problema estrutural de um disco doente. Geralmente, esse disco já é mais desidratado, com função alterada e com microlesões em sua capa mais externa (ânulo fibroso).
Quais os sintomas de uma hérnia de disco grave? São eles: Dor Intensa e Constante: Uma dor que não apenas persiste mas se intensifica, afetando significativamente a qualidade de vida, pode indicar uma compressão nervosa grave ou inflamação no local da hérnia.
Os riscos da cirurgia da hérnia de disco diminuíram com o avanço da tecnologia. O risco de pegar alguma infecção é possível em qualquer tipo de cirurgia, no entanto, esse risco não ultrapassa 2%. E quanto menos invasiva, menor a chance de o paciente sofrer com hemorragias, entre outras reações adversas.
Quem faz cirurgia de hérnia de disco pode trabalhar normalmente?
Se os sintomas forem leves e bem controlados com tratamento, muitas pessoas com hérnia de disco podem continuar a trabalhar normalmente. No entanto, se os sintomas forem graves e debilitantes, podem ser necessárias modificações no trabalho ou licenças médicas temporárias.
A cirurgia é reservada para dois tipos de pacientes: Os que apresentam lesão do nervo (fraqueza na perna e no pé, e alteração do controle de urina e das fezes), que caracteriza-se como uma urgência médica; Os casos de dor que não respondem ao tratamento clínico.
Quantas horas dura uma cirurgia de hérnia de disco?
Tempo médio de duração de cirurgias de coluna e de internação hospitalar: Hérnia de disco lombar: 1 hora; 0 a 1 dia de internação. Hérnia de disco cervical: 2 horas; 1 dia de internação.
Quantos dias de repouso para cirurgia de hérnia de disco?
Casos simples de descompressão lombar por hérnia de disco ou estenose de canal não requerem repouso, sendo autorizado retorno para o trabalho poucos dias após o procedimento. Cirurgias de artrodese cervical ou lombar também não exigem repouso, porém recomenda-se 10 a 14 para retorno à atividades.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
O tratamento da hérnia de disco através da fisioterapia é individualizado, ou seja, pode variar conforme o tipo e grau da doença. Exercícios de alongamentos também são indicados para aumentar a flexibilidade, fortalecer o tônus muscular e reorganizar fibras musculares, ajudando na melhora da postura.
Uma hérnia de disco também pode causar dormência e fraqueza muscular. Se a pressão na raiz nervosa for grande, a perna pode ficar paralisada. Raramente, o disco pode pressionar a medula espinhal, causando possível fraqueza ou paralisia de ambas as pernas.
Existem diversos tratamentos para a hérnia de disco, desde o uso de medicamentos, até terapias que auxiliem no controle da dor, como fisioterapia, reeducações posturais, atividades que favorecem o trabalho corporal e o fortalecimento da coluna.
Qual a chance de uma cirurgia na coluna dar errado?
Vale ressaltar que a cirurgia de coluna é segura e as chances de algo dar errado são muito baixas, principalmente quando é feita por profissionais especializados em coluna - como é o caso da Clínica Salati.
Danos nervosos após uma cirurgia de coluna podem gerar dores constantes nas costas ou nos membros inferiores, além de fraqueza, incontinência fecal, urinária e até mesmo disfunção sexual. No entanto, a mais grave sequela resultante do dano nervoso na coluna é a paralisia.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.