Uso em pacientes com insuficiência renal ou cardíaca (mau funcionamento dos rins ou do coração) Se você tem insuficiência renal ou cardíaca (mau funcionamento dos rins ou do coração), cuidado é requerido, pois, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais como nimesulida pode resultar em piora da função dos rins.
No caso de pacientes com alguma doença no fígado – principalmente de nível crônico -, em que a ingestão da nimesulida pode causar sangramento, aumentar os riscos de reação ou surgimento de lesão aguda, não é recomendado o uso do remédio.
Nimesulida: Receitado para alívio de dores agudas (de ouvido, garganta, dente), esse anti-inflamatório, muito consumido no Brasil teve sua venda proibida em países como EUA, Japão, Canadá, Espanha e nunca foi autorizado no Reino Unido e na Alemanha. Vários estudos apontam que ele é tóxico para o fígado e pode matar.
Processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores: sinusite, faringite, amigdalite e outras condições que causam inflamação e dor na garganta e nariz.
À vista disso, em cerca de 15 a 30 minutos a medicação se torna capaz de agir contra o incômodo, levando em torno de 1 a 2 horas para controlar a febre. O seu tempo de duração varia de 6 a 12 horas.
NIMESULIDA: os perigos desse remédio ANTI-INFLAMATÓRIO ! RISCOS E EFEITOS COLATERAIS
Quem não pode tomar nimesulida?
A nimesulida é contraindicada para pessoas com alergia à substância ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), com histórico de reações alérgicas a esses medicamentos, com problemas renais ou hepáticos graves, úlcera gástrica ou duodenal, entre outras condições.
O ibuprofeno é considerado o mais seguro e bem tolerado entre os remédios da sua classe, mas você pode potencializar sua ação e ainda prevenir efeitos adversos fazendo o uso racional do medicamento, ou seja, use-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.
A nimesulida é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) com ação analgésica e antitérmica. Ou seja, ela serve para controlar dores leves a moderadas, combater inflamação e baixar a febre.
Sabemos atualmente que quanto maior for o tempo de uso da nimesulida, maiores serão os riscos de efeitos colaterais graves, principalmente de lesão hepática. Sendo assim, nenhuma doença que precise de tratamento analgésico ou anti-inflamatório de forma prolongada deve ser tratada com a nimesulida.
De maneira geral, para adultos, a dose usual é de 100mg, duas vezes ao dia. Entretanto, apenas um profissional de saúde pode determinar a dosagem correta e o tempo de tratamento adequado para cada indivíduo, considerando suas condições de saúde particulares.
Os principais causadores da hepatite medicamentosa são os antibióticos, anti-inflamatórios, anticonvulsionantes e esteróides anabolizantes. Alguns medicamentos, como a Nimesulida, por exemplo, têm maior capacidade de causar irritações no fígado, o que pode resultar em hepatite aguda ou fulminante.
Quanto tempo demora para nimesulida sair do organismo?
Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, ele age bloqueando os processos orgânicos que causam a dor e a inflamação (enzima COX2). O tempo médio de espera para se beneficiar de seus efeitos é de 30, 60 minutos até 2 horas, o que tem duração de, no mínimo, 12 horas.
Este medicamento é destinado ao tratamento de uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre).
Nimesulida é um tipo de anti-inflamatório desenvolvido para ter uma ação analgésica no organismo, diminuindo a sensação de dor e auxiliando também no controle da febre em certos casos. O principal ativo deste medicamento é a nimesulida. Em sua composição, não há nenhum tipo de corticoide.
Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.
Qual o anti-inflamatório que não prejudica os rins?
Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.
A nimesulida em comprimidos deve ser ingerida uma ou duas vezes por dia, em uma dose de, no máximo, 100 mg, a cada 12 horas. Mesmo que estejam descritas em certas bulas do medicamento, maiores doses devem ser evitadas, visto que uma extensa quantidade é capaz de acarretar efeitos colaterais danosos.
O que se viu que foi que todas as medicações estudadas (naproxeno, ibuprofeno, diclofenaco, celecoxib, etoricoxib, lumiracoxib, rofecoxib) causaram aumento de eventos cardiovasculares.
Em 2002, Finlândia e Espanha suspenderam a venda desse medicamento devido à sua elevada toxicidade ao fígado, que pode ser grave e fatal, tendo levado alguns pacientes a necessitar de transplante.
Na própria caixa do MaxSulid está escrito equivalente a 100mg de nimesulida. A diferença se dá apenas pela velocidade de absorção, uma vez que o MaxSulid contém a nimesulida betaciclodextrina, ou seja, vem com melhorias em sua formulação.
Você pode tomar comprimidos de nimesulida após as refeições. Recomenda-se que a nimesulida, assim como todos os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), seja utilizado com a menor dose segura e pelo menor tempo possível de duração do tratamento. Você deve usar nimesulida apenas sob orientação do médico.