Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro EstragadoAmortecedores ruins comprometem a frenagem do carro e deixam o veículo mais solto durante as curvas, algo que pode levar o motorista a perder o controle, principalmente quando as peças da parte dianteira estão comprometidas.
Dirigir com o amortecedor estourado traz riscos à integridade do veículo e dos seus ocupantes. Protagonista no sistema de suspensão, o amortecedor é essencial para conforto e estabilidade dos veículos.
Amortecedor estourado, travado ou com folga na arte pode causar barulhos que fazem o carro parecer uma carroça. Além disso existe o perigo de perca de controle do veículo.
O que acontece se a suspensão do carro estiver ruim?
Os problemas na suspensão comprometem o desempenho do veículo, reduzem sua vida útil e fazem com que o condutor e os passageiros sintam os impactos dos buracos de ruas. Além disso, o carro fica com a aderência prejudicada e, consequentemente, mais exposto a acidentes no trânsito.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Teste prático de amortecedor: não confie totalmente nele!
Qual o perigo de andar com amortecedor estourado?
Amortecedores ruins podem danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção. Com isso, o carro fica sem controle por balançar mais do que o normal; o que também pode causar acidentes.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
Além de afetar a segurança de ocupantes e terceiros, amortecedores ruins também danificam outros componentes do veículo. O que acontece quando o amortecedor do carro está ruim? A movimentação excessiva da carroceria, as oscilações em estradas planas e até possíveis perdas de contato entre o.
Quando o amortecedor já está velho e deixa de cumprir suas funções ele pode acarretar no mal funcionamento de outros componentes, como aumentar o desgaste dos pneus, por exemplo. Isso, resultaria em um gasto ainda maior para o dono do veículo. Por isso, é preciso ficar atento à hora de trocar essa peça.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
O que acontece quando os amortecedores estão ruins?
Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção. O inverso também é verdadeiro. Ou seja, caso haja outras peças afetadas naquela região, a carga sobre os amortecedores pode aumentar, reduzindo a sua vida útil.
Ruídos. Por serem peças hidráulicas, os amortecedores não fazem barulhos, principalmente os metálicos. Por isso Barulhos anormais, como batidas metálicas, rangidos, ou até mesmo um "chapisco" vindo da suspensão ao passar por irregularidades na estrada, podem indicar problemas nos amortecedores.
Quando seus amortecedores não trabalham corretamente, isso pode gerar problemas e prejuízos em outras áreas. Por exemplo, ao rodar com peças danificadas você vai identificar um desgaste maior e irregular nos pneus, pois a falta de amortecimento irá gerar muito mais trepidação.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
Neste caso é importante levar o carro à oficina. Os barulhos podem ser causados por folgas na bieleta ou nos axiais, desgaste das buchas de borracha, problemas nos pivôs ou nos coxins. O mau funcionamento destes e de outros componentes vão sacrificar os amortecedores.
O que acontece quando a desgaste na suspensão e nos amortecedores?
Rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, ocasiona balanço excessivo e aumento da distância de frenagem. Há tendência de aquaplanagem em superfícies alagadas e de o veículo sair para o lado de fora das curvas, prejudicando a dirigibilidade.
Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.
Quanto custa a mão de obra para trocar amortecedor?
Mão de obra. Além do custo dos amortecedores em si, você também precisa considerar a mão de obra para a substituição. Os valores da mão de obra variam de acordo com a oficina e a região, mas geralmente, você pode esperar pagar de R$ 300,00 a R$ 600,00 pela instalação.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
O que acontece se não trocar o amortecedor do carro?
Quando os amortecedores já estão apresentando defeitos, o veículo enfrenta um impacto maior e inadequado durante o contato com o solo. Consequentemente, o automóvel começa a balançar em diversas situações, o que pode ser sentido principalmente em sua parte traseira.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor. Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Quando um amortecedor está danificado ou desgastado, o óleo pode vazar, indicando que a peça precisa ser substituída. Sinais de vazamento de óleo nos amortecedores: Óleo no Chão: A presença de manchas de óleo no chão, perto das rodas, podem ser um dos sinais de vazamento no amortecedor.
O que acontece quando o batente do amortecedor está ruim?
O mau estado desses componentes afeta a estabilidade do veículo em movimento e pode comprometer a segurança ao volante. Essa instabilidade torna-se particularmente evidente em altas velocidades ou ao fazer curvas, onde o controle preciso do veículo é essencial.