Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
A resposta depende do tipo de veículo. Saiba mais a seguir! Tanto a venda quanto o uso dos pneus remold é permitida por lei. No entanto, essa permissão é destinada apenas aos veículos leves — de passeio ou comerciais.
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Pneu remold é fria devido a 'derrapagem' do Inmetro
Pode pegar rodovia com pneu remold?
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
A camada de borracha aplicada pode não aderir de maneira eficaz ao pneu, comprometendo sua durabilidade e desempenho nas estradas. Isso pode resultar em menor tração, aderência reduzida em condições de chuva e menor estabilidade durante a condução. A utilização de pneus remold aumenta o risco de falhas e estouros.
A legislação brasileira proíbe a utilização de pneus remold no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus e em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos. Por outro lado, se você deseja utilizar um pneu remold nas rodas dianteiras de um caminhão ou carro, pode fazer isso de acordo com a lei.
É proibido usar pneus reformados em determinadas posições e veículos. Segundo a Resolução Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, os ônibus e micro-ônibus não devem utilizar pneus reformados no eixo dianteiro. Da mesma maneira, pneus com irregularidades, como trincas ou deformações ficam proibidos.
De acordo com especialistas, os pneus remold são adequados para circular em cidades a baixas velocidades (máximo de 80 km / h). E o motorista ao comprar este tipo de pneu, é recomendável que ele verifique a área de produção da empresa e fabrique pneus de qualidade e garantidos.
Pneu remold passa na vistoria? Sim, o pneu remold de carro passa na vistoria! Compre as marcas que possuem certificadas no Inmetro. O pneu remold recebeu uma ótima avaliação no desempenho em áreas urbanas na velocidade média.
Sim, o pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Além de multa e acréscimo de pontos na habilitação, você ainda poderá ter o veículo retido por circular com pneu careca. Nesse caso, o automóvel não será apreendido no pátio do Detran. No caso da retenção, o veículo apenas terá que permanecer no local da abordagem até que a troca dos pneus seja feita.
Sim, pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atendam às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Contran (pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado? A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha.
Apesar disso, o remold apresenta um desempenho quilométrico de 15% a 30% inferior se comparado com o novo. Em contrapartida, os pneus Recapados, se renovados da forma adequada, podem proporcionar rendimento quilométrico igual ao de um pneu novo ou até mesmo, melhor.
Esse tipo de pneu não é indicado para uso em rodovias ou em velocidades superiores a 80 km/h. Além disso, eles também são mais difíceis de fazer o balanceamento. É importante que você conheça todas as vantagens e desvantagens do pneu remold para usá-lo corretamente e não ter problemas de segurança em seu carro.
Além disso, o pneu remold é aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo sua utilização bem avaliada em áreas urbanas e com velocidade média.
Um pneu novo de boa qualidade chega a rodar de 50 a 60 mil quilômetros, já os pneus remoldados, duram em média de 25 a 30 mil quilômetros. Mas essa quilometragem pode ser ainda menor, se o remold rodar mais na estrada, já que estes pneus são mais indicados para a cidade.
Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
Basta dar uma olhada na hora de comprar para saber quem fez aquele modelo. Se não houver um nome ou o logo do fabricante (como Pirelli, Bridgestone ou Michelin, por exemplo) ou se houver um nome de uma empresa que não faz pneus, então é um remold.
É possível sim balancear uma roda com o pneu Remold, mas nem sempre é possível garantir um Balanceamento 100%, por mais que na máquina o Balanceamento fique zerado, em alguns casos, ainda é possível sentir vibrações no volante.
Mas na hora que você precisar frear em uma curva, é aí que a porca torce o rabo. Então, o pneu remold é perigoso no Brasil por causa dessa “derrapada” do Inmetro. Por outro lado, pneu recauchutado é usado até em aviões. Não existe nada contra essa prática.
O pneu remold não é exatamente novo e, por isso, ele costuma durar um pouco menos do que os novos. Estima-se que sua duração é por volta de 25 a 30 mil quilômetros.
Vale a pena comprar pneu remold? Como vimos até aqui, sim, o pneu remodelado pode até passar na vistoria – e também oferece o benefício de custar a metade do preço de um pneu novo.