Desde 2019, pessoas físicas, jurídicas e corretoras que realizam operações com criptoativos, as chamadas exchanges, passaram a ter que prestar contas à Receita Federal.
Você sabia que é possível comprar utilizando criptomoedas no McDonald's, Ifood, Carrefour, Americanas, e Centauro? O Mercado Bitcoin (MB) mostra como ampliar o número de lojas que aceitam Bitcoin.
No caso do Nubank, o banco tem um criptoativo próprio, a Nucoin, além de permitir a compra e venda de criptomoedas em seu aplicativo e também de fundos e ETFs de cripto. Já no caso do Banco do Brasil, a instituição possui um fundo próprio de bitcoin e cripto, além de permitir pagamentos com a criptomoeda.
Bitcoin é legal? Qualquer um pode comprar? Sim, é legal e permitido comercializar criptoativos (tokens) e criptomoedas no Brasil. O crescimento na oferta nos últimos anos fomentou um ecossistema forte que tem envolvido até mesmo grandes bancos e fintechs do mercado tradicional.
Para transferir Bitcoin para sua conta bancária, é preciso acessar sua carteira digital ou plataforma de criptomoedas, vender seus Bitcoins e, quando os valores forem depositados em sua conta, solicitar a retirada de fundos via TED ou PIX.
Basta você criar uma conta em uma corretora de criptoativos, onde você pode vender seus bitcoins, ou suas frações de BTC, por reais. Após isso, basta sacar os reais obtidos com a venda para o banco.
Vale destacar que qualquer operação realizada com criptomoedas precisa ser informada à Receita Federal por meio da Declaração sobre Operações Realizadas com Criptoativos. Esse aviso deve ser realizado até o último dia útil do mês seguinte ao mês em que as transações ocorreram.
Apesar de ser chamado de moeda digital e poder ser trocado por mercadoria em alguns estabelecimentos, o bitcoin não é considerado, juridicamente, uma moeda no Brasil. O ativo também não faz parte do Sistema Brasileiro de Pagamentos nem se enquadra na definição de arranjos de pagamento do Banco Central.
Investir em criptomoedas se tornou uma possibilidade para muitos investidores — até mesmo os iniciantes. As histórias de sucesso com a valorização do Bitcoin fez bastante gente acreditar que poderia ficar rico. Mas será que isso realmente acontece? Existe, sim, alguma possibilidade.
Acredite se quiser: mesmo em períodos nos quais o Bitcoin sobe 40%, há traders que conseguem perder dinheiro. Isto acontece por diversos motivos, que vão muito além da falta de conhecimento técnico ou erros na estratégia.
Faça login na sua conta e clique no botão 'Sacar' (encontrado abaixo do seu patrimônio). Na nova tela, selecione a conta bancária de destino. Insira o valor que deseja sacar e clique em 'Solicitar saque'.
Nesse caso, o recolhimento do imposto precisa ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao das transações, por meio de um Darf, usando código de receita 4600. Como vimos, as vendas mensais de criptomoedas até R$ 40 mil são isentas do Imposto de Renda.