Máscara Negra: Legalidade e Implicações: A “máscara negra”, popular entre entusiastas de carros, envolve a aplicação de uma película ou pintura escura sobre os faróis. Segundo as normas do Contran, qualquer alteração que modifique as características originais dos faróis é ilegal.
O farol preto altera somente o visual do carro, por isso o uso de máscara negra no farol é permitido, desde que a máscara negra seja original de fábrica.
É válido ressaltar também que não são permitidas adesivos, pintura e uso de películas nos faróis - máscara negra, verniz vitral e insulfilm™, por exemplo. A multa por dirigir um veículo com sistema de iluminação ou de sinalização alterados é de natureza grave, equivalente a 5 pontos na carteira e com valor de R$195,23.
O uso da máscara negra no farol é geralmente proibido por lei. Isso ocorre porque a máscara negra pode prejudicar a capacidade do farol de iluminar a estrada adequadamente, diminuindo a visibilidade e aumentando o risco de acidentes .
Insulfilm automotivo tem novas regras atualizadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito): dirigir carros com insulfilm muito escuro, espelhado ou com bolhas pode gerar multa de R$ 195,23. O uso de insulfilm nos carros sofreu algumas alterações nas regras em 2022.
Fique atento: faróis de neblina, de milha ou faroletes não são considerados pela lei como farol baixo. E se você estiver apenas com esses ligados, você pode receber a multa média e ter os 4 pontos aplicados na sua carteira de motorista.
A principal mudança proíbe bolhas no para-brisa e nos vidros laterais dianteiros. Além disso, a transmitância luminosa mínima, que determina a quantidade de luz que pode passar através do vidro e da película, agora é de 70% para todos os vidros, independentemente da cor.
Qual a diferença do farol máscara negra para o normal?
A máscara negra pode ajudar a direcionar a luz do farol. Em vez de refletir a luz em todas as direções, como em um farol cromado, a máscara negra pode reduzir a dispersão de luz e ajudar a direcionar a luz para a frente e para baixo, onde é mais necessária.
O Conselho Nacional de Trânsito proíbe películas, adesivos e pinturas na iluminação dos carros. Andar com essas películas pra farol pode dar multa e pontos na carteira de motorista. Então, leve isso em conta antes de comprar a sua! Tem um adesivo protetor que é permitido por lei e eu te falo mais sobre ele bem aqui!
De acordo com a Resolução 970/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a cor das lâmpadas de posição dianteira e dos faróis principais de veículos automotores pode ser branca ou amarela. Ou seja, não há uma proibição específica para o uso de lâmpadas super brancas.
Não há restrições contra elas, é possível colocar lâmpadas de LED no carro assim como super brancas. No entanto, o Contran considera a troca para o LED como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na documentação do veículo.
O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.
Você pode trocar as rodas e pneus, mas deve manter o diâmetro e a largura originais do fabricante. Pneus maiores ou menores podem afetar a segurança e resultar em multa. Itens como faróis de neblina, calhas de chuva, aerofólios e sensores de estacionamento são permitidos.
Algumas pessoas optam por usar as máscaras do tipo black mask (máscara preta) para “resolver” o problema. Mas o que nem todo mundo imagina é que, ao usá-la da forma errada, a cútis pode piorar, e ter efeito reverso. A esteticista Clarissa Dias explica que para utilizar o produto, é preciso ter certos cuidados.
Conheça os benefícios da Máscara Facial Black que vão além da remoção de cravos: Indicada para todos os tipos de pele; Reduz a oleosidade do rosto; Renova a pele eliminando as células mortas; Efeito Revitalizante; Ação Desintoxicante; Nutritiva e hidratante; Dermatologicamente testado.
Para que serve aquele chapeuzinho dentro do farol?
Havia alguns modelos diferentes de ferramentas, mas o modo de operação era o mesmo: os pinos se encaixavam em hastes que que serviam de guia ajustar o facho de luz, tanto no eixo vertical quanto no eixo horizontal.
Segundo as normas do Contran, qualquer alteração que modifique as características originais dos faróis é ilegal. Isso inclui a aplicação da “máscara negra”, que pode afetar a intensidade e a cor da luz emitida, indo contra as diretrizes de segurança.
Farol baixo: é o mais utilizado no dia a dia dos motoristas, sendo obrigatório o seu uso à noite, em túneis e nas rodovias. Também deve ser acionado quando houver um veículo próximo logo à frente ou vindo no sentido oposto.
LED ou Xenon, qual ilumina mais? Entre LED e Xenon, o LED ilumina mais. As lâmpadas LED tem vida útil maior, superando o Xênon em até 5 vezes. Além de ter uma tecnologia mais recente e ser amplamente aplicada na iluminação, o LED tem maior capacidade de iluminação.
Em janeiro de 2023, o Contran atualizou o percentual mínimo de lux exigido para atravessar a película. De acordo com a resolução 989/2022, agora é permitido 70% de transparência independentemente da cor do material. Antes era de 75%.
A resolução determina que as películas aplicadas no vidro dianteiro (para-brisa) e nos vidros laterais dianteiros não podem ter transparência (transmitância) inferior a 70%, ou seja, devem permitir a passagem dessa luminosidade para o interior do veículo.
Os vidros dos para-brisas e de outras áreas envidraçadas críticas para a segurança da condução do veículo devem permitir a passagem de luz de no mínimo 70%. Anteriormente, o limite era de 75%. Para os vidros que não afetam as áreas críticas para a condução do veículo, não há um limite mínimo de transmitância luminosa.