Em 2017, igrejas e acampamentos cristãos foram proibidos pelo ditador chinês Xi Jinping, que busca criar uma sociedade totalmente baseada nos valores do Partido Comunista da China. O país ocupa a 16ª colocação entre os países com mais perseguição ao cristianismo no mundo.
Na China existem cinco mil igrejas católicas e 36 seminários com 1.900 estudantes. Desde 1981, mais de 900 sacerdotes foram consagrados. Contam também com mais de mil noviços que já fizeram a primeira comunhão.
Em abril de 2018, o governo chinês proibiu os varejistas online de vender a Bíblia. Legalmente, a Bíblia só pode ser distribuída por agências aprovadas pelo governo que supervisionam as igrejas cristãs na China.
Os únicos sítios na República Popular da China onde a Igreja Católica não é perseguida nem controlada são nas regiões administrativas especiais de Macau e de Hong Kong, onde a liberdade religiosa é defendida pelos seus textos constitucionais (Lei Básica de Macau e Lei Básica de Hong Kong) e por tratados internacionais ...
EXISTE PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA na CHINA? - FELIPE DURANTE
Qual a religião da China hoje?
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro.
Enquanto não há dados quanto ao crescimento das igrejas não-registradas, o número de congregações de igrejas protestantes registradas aumenta entre 500 a 600 mil a cada ano. O número de reuniões dos fieis ultrapassa a marca dos 15 milhões, e eles se reúnem em mais de 50 mil igrejas e outros lugares de culto.
No início da União Soviética, cerca de 9 300 Testemunhas de Jeová foram deportados para a Sibéria como parte da Operação Norte, em abril de 1951. Suas atividades religiosas estão atualmente proibido ou restrito em alguns países, incluindo a China, Vietnam e alguns estados islâmicos.
É proibido levar para a China: flores frescas; plantas; frutas; sementes; qualquer produto feito com bambu, madeira ou capim; laticínios não pasteurizados; ovos; carnes.
Coreia do Norte, Afeganistão, Paquistão, Eritreia, Iêmen, Irã, Arábia Saudita, Maldivas, China, Vietnã, Uzbequistão, Turcomenistão, Turquia, Catar, Tajiquistão, Cazaquistão, Butão e Omã são os países que integram a Lista Mundial de Perseguição onde as medidas restritivas de circulação das escrituras são maiores.
Durante o século 19, vários missionários batistas norte-americanos evangelizaram no Nordeste da Índia. Ainda hoje, as maiores concentrações de cristãos na Índia continuam sendo no Nordeste, entre os grupos de nagas, khasis, kukis e mizos. O cristianismo é a terceira maior religião na Índia.
Yang Fenggang, diretor do Centro para a Religião e Sociedade Chinesas, da Universidade Purdue (EUA), calcula que haja atualmente cerca de 100 milhões de cristãos na China, um país com 1,36 bilhão de habitantes.
Tudo indica que a fé em Jesus Cristo chegou ao atual território chinês em 635 d.C., por meio de missionários nestorianos de língua siríaca (segundo a inscrição oriental, chefiados por um certo Raban Olopun).
Os termos yamato-kotoba (大和言葉) e Kami no michi costumam ser usados de maneira semelhante, e apresentam significados similares. O xintoísmo é a maior religião do Japão, praticada por quase 80% da população, mas apenas uma pequena porcentagem deles se identifica como "xintoístas" nas pesquisas.
Na última semana, a Apple anunciou que removeu o WhatsApp e o Threads de sua loja de download de aplicativos, a Apple Store, na China. Segundo a empresa, eles seguem uma ordem do regulador de internet do país, que considera que essas plataformas da Meta representam riscos à segurança da China.
Religião é assunto que sempre ocupou uma posição peculiar na China. Oficialmente 1 Estado ateísta, o governo comunista permite 5 crenças oficiais, e toma decisões em assuntos religiosos, como reencarnação.
A Rússia se uniu na quinta-feira aos países que, como Cingapura, proibiram as Testemunhas de Jeová. O Supremo Tribunal considera que esse grupo religioso, às vezes qualificado como seita, é uma organização extremista, por isso terá de interromper todas as atividades que realiza no país.
Não surpreende, no entanto, que o livro mais lido no mundo continue a ser, ano após ano, a Bíblia. Mas há países nos quais o acesso às Escrituras é proibido pelo governo local, como a China, que persegue cristãos.
Com cerca de 454 milhões de seguidores, cerca de 6,6% da população mundial, a religião tradicional chinesa é uma das principais tradições religiosas do mundo. A República Popular da China atual, mais de 30% dos habitantes seguem ou o shenismo ou o taoismo.
Agora a China, tem 20 milhões de habitantes muçulmanos, a maioria dos quais vivem nas regiões de Xinjiang, Ningxia, Gansu e Qinghai. Estão também presentes em outras regiões do pais.