As mulheres são proibidas de ensinar aos homens e de exercer autoridade sobre eles e, portanto, segue-se que elas não devem servir como mulheres pastoras.
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
Homens e mulheres podem ser pastores'", ele já escreveu. Zibordi sugere a essa pessoa começar por Gênesis. "Por que o Senhor não formou primeiro a mulher e, depois, tomou uma das costelas dela para formar o homem? Porque Ele é soberano e decidiu priorizar o homem."
A forma pastorapode ser [feminino singular de pastor] , [segunda pessoa singular do imperativo de pastorar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pastorar] .
Atos 20.17-34) e liderar a igreja (1Tm 3.4-5;). As mulheres são proibidas de ensinar aos homens e de exercer autoridade sobre eles e, portanto, segue-se que elas não devem servir como mulheres pastoras.
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Ela foi uma líder e profetisa do povo hebreu durante o Êxodo do Egito. Em Êxodo 15:20-21, Miriam é descrita como uma cantora e dançarina, liderando outras mulheres em celebrações de adoração a Deus. Seu papel como líder espiritual a torna uma das primeiras pastoras mencionadas na Bíblia.
Há segmentos que aceitam a mulher ser pastora como a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, várias igrejas batistas e assembleianas. Já a Igreja Presbiteriana do Brasil, a Universal do Reino de Deus (IURD), a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa, em seus vários patriarcados, não aceitam.
Os pastores geralmente são formados em teologia ou receberam formação em um seminário. Normalmente eles são ordenados através de um processo oficial conduzido por sua igreja. Eles devem ser bons ouvintes e deixar os seguidores à vontade para buscarem ajuda e orientação espiritual.
Espantada e boquiaberta, corre com alegria para compartilhar as boas novas com os discípulos: “Eu vi o Senhor!” (V. 18). Naquele momento extraordinário, Maria Madalena se torna uma evangelista dos discípulos, que são alguns de seus amigos mais íntimos. Ela não pôde conter sua alegria.
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
Usando um colarinho clerical e com as mãos postas diante de um altar na Igreja Luterana do Redentor, no coração de Jerusalém, Sally Azar se tornou a primeira mulher palestina a exercer o ofício de pastora.
A nova medida estabelece uma condição para que as igrejas se afiliem à SBC: nenhuma mulher dentro da igreja teria permissão para ter o título de pastora.
As primeiras pastoras batistas no Brasil começaram a surgir na década de 1920. No entanto, esse período inicial de ordenação de mulheres pastoras foi relativamente limitado e frequentemente enfrentou resistência em algumas igrejas e denominações batistas.
As mulheres não devem ensinar ou exercer autoridade sobre um homem na igreja. Fazer isso é ilícito. É pecado. Por sua vez, isso pode sugerir que é formalmente lícito para uma mulher ensinar, instruir ou exortar um homem fora da igreja (deixemos questões sobre prudência e educação de lado por enquanto).
As mulheres têm outras oportunidades de reunir-se, além das reuniões dominicais, e participar de atividades como clube do livro, aulas de aperfeiçoamento doméstico e familiar, projetos de serviço e eventos sociais.