A azitromicina, em dose única de 2,0 g oral, foi equivalente à benzetacil para o tratamento da sífilis precoce em pessoas sem infecção por HIV. Uma única dose oral de azitromicina pode ser uma alternativa viável à benzetacil para tratar a bouba em pacientes pediátricos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem, ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
“Pela regulamentação do Centro de Vigilância Sanitária, a comercialização em farmácias não é proibida, mas como esses locais não possuem esse profissional de plantão, a Benzetacil passou a ser oferecida apenas em hospitais, ambulatórios médicos, prontos-atendimentos e unidades básicas de saúde (UBS)”, esclarece Rosana.
Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.
- A administração da Benzetacil na UBS atende a determinações ministeriais e políticas públicas de saúde vigentes. Pode ser realizada por profissionais médicos e Page 3 não médicos, como enfermeira e farmacêutico. Não depende da autorização do médico na UBS.
Detentora oficial da marca, a farmacêutica Eurofarma informou a suspensão temporária da produção do medicamento por conta de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.
Não foram encontradas restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à aplicação da benzilpenicilina benzatina (Benzetacil®) nos postos de saúde. Contudo, deve ser aplicada por profissional habilitado.
Alguns antibióticos, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina, podem ser indicados para auxiliar no tratamento da garganta inflamada, ajudando a aliviar sintomas, como ardência e queimação na garganta, febre, dor de cabeça, dor ou dificuldade para engolir.
Para o tratamento padrão da sífilis latente tardia, da sífilis latente de duração desconhecida ou da sífilis terciária é recomendado: Penicilina G benzatina (Benzetacil), 1 injeção de 2,4 milhões de unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas, aplicada no músculo.
O tratamento para sífilis primária ou sífilis adquirida recente (menos de um ano de evolução), em pacientes não gestantes, pode ser feito com Doxiciclina 100 mg, via oral, de 12/12 horas por 15 dias ou Ceftriaxona 1 g, intramuscular ou intravenoso, 1 vez ao dia, por 8 a 10 dias.
Os sintomas incluem febre, calafrios, cefaleia e reações nos locais das lesões. Esta reação pode ser perigosa em alguns casos. Em tratamentos prolongados com penicilinas, particularmente quando são utilizados regimes de altas doses, recomendam-se avaliações periódicas das funções dos rins e exames de sangue.
A sífilis não cura sozinha, não existindo uma cura espontânea dessa infecção. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Desde 28 de novembro entraram em vigor as novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos para as farmácias e drogarias que, a partir de agora, deverão reter a receita médica para a venda de 93 substâncias. Entre elas estão amoxicilina, azitromicina e benzetacil, que integram a lista dos mais vendidos no Brasil.
Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.
Benzetacil (benzilpenicilina benzatina) está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: - Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue).
BENZILPENICILINA. Tratamento de infecções causadas por bactérias suscetíveis gram-positivas, gram-negativas, como Neisseria gonorrhoeae, e anaeróbicas e espiroquetas.
O tratamento para pessoas com sífilis está disponível nas unidades de saúde do SUS. O medicamento utilizado é o antibiótico penicilina benzatina (benzetacil) e a dosagem varia conforme o estágio do paciente. Essa opção é segura e eficiente também para gestantes.