Rico Vasconcelos: O da PEP não é vendido nas farmácias, mas a pessoa consegue entrando no site do Ministério da Saúde (www.aids.gov.br) e encontrando o lugar mais próximo da casa deles para pegar a Profilaxia Pós-Exposição. A PrEP também pode ser obtida pelo mesmo site do Ministério da Saúde, pelo SUS.
O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.
Serviços de Urgência 24 horas (UPAS), Hospitais de Referência, Serviços Especializados (SAE e CTA) e Unidades Básicas de Saúde, de acordo com a organização dos serviços de cada local, dessa maneira é importante que você conheça quais são os locais que disponibilizam PEP perto de onde você mora.
Com apenas o celular, o munícipe poderá entrar em contato com a médica de plantão e obter sua a receita e o encaminhamento para o endereço mais próximo dele para retirar a PEP”, enfatiza a Abbate.
Como a PEP funciona? | Perguntas para a farmacêutica | #26
Como conseguir PEP na farmácia?
Rico Vasconcelos: O da PEP não é vendido nas farmácias, mas a pessoa consegue entrando no site do Ministério da Saúde (www.aids.gov.br) e encontrando o lugar mais próximo da casa deles para pegar a Profilaxia Pós-Exposição. A PrEP também pode ser obtida pelo mesmo site do Ministério da Saúde, pelo SUS.
A PEP é oferecida a adultos e adolescentes a partir de 14 anos no Serviços de Atenção Especializada em Infectologia – SAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou na UPA, à noite, feriados e fins de semana.
Posso tomar a PEP por 30 dias já que recebi 30 comprimidos? O tempo de tratamento indicado para se iniciar a PEP é de até 72 hs após a exposição, então você ainda estava dentro do limite. Você até pode realizar o tratamento por 30 dias mas isso não vai aumentar a eficacia da profilaxia.
Para que a PEP seja efetiva, ela deve ser iniciada logo após a exposição de risco, preferencialmente nas duas primeiras horas, e em até 72 horas; e o(s) medicamento(s) deve(m) ser tomado(s) por 28 dias.
Quanto custa a PrEP HIV? O custo médio do medicamento da PrEP contra HIV é de R$ 150. Lembrando que o tratamento pelo SUS é gratuito, mas o protocolo pode ser feito pela rede particular. O remédio é vendido em todas as farmácias do país.
Farmacêuticos podem prescrever Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP ou PEP) Farmacêuticos podem voltar a prescrever as profilaxias Pré e Pós-exposição de risco ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) no Sistema Único de Saúde.
O SPrEP (PrEP e PEP online) é um serviço digital que pode ser acessado pelo aplicativo e-saúdeSP e disponibiliza consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h. O canal é fundamental para quem possivelmente se expôs ao vírus.
Cada frasco com 30 comprimidos custa R$ 280 reais. Mesmo tomando o remédio, ele diz saber que a pílula sozinha não deve ser vista como único método de proteção contra a Aids.
Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.
Por isso, a cada três meses, devem ser realizados exames de acompanhamento que verificam a reação aos medicamentos, além de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual.
O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.
5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.
A Profilaxia Pós-Exposição pode ser tomada mais de uma vez? Não existe limite para os esquemas de profilaxias pós exposição. (PEP), existe um tempo máximo para serem iniciados apos a exposição, que é de 72 horas, mas quantas vezes a pessoa for exposta ela pode fazer a profilaxia.
A PEP não é indicada para os casos de exposições sucessivas a relações sexuais desprotegidas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas. Assim sendo, não se justifica que algumas pessoas mais responsáveis, com exposição a risco ocasional, deixem de se beneficiar da PEP.
Apesar disso, quase metade dos expostos em uso da PEP apresenta efeitos adversos. Geralmente, eles são leves e autolimitados. Os mais comuns são alterações gastrointestinais, astenia, cefaleia e tontura. Entretanto, eventos mais graves já foram observados e a taxa de interrupção da profilaxia permanece elevada.
A partir desta quarta-feira (1º/9), a rede pública de saúde do Distrito Federal começa a dispensar o medicamento utilizado para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV para pacientes com receita prescrita por médicos da rede privada.
Como funciona a PEP para o HIV? Como profilaxia para o risco de infecção pelo HIV, a PEP tem por base o uso de medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.