Você também pode congelar massa de pizza Depois de fazer a massa, faça bolinhas com a mesma e coloque-as em um prato. Cubra as bolas frouxamente com filme plástico e coloque-as no freezer. Depois que as bolas de massa estiverem congeladas, você pode colocá-las em um saco ou embrulhá-las em filme plástico separadamente.
Caso você vá demorar muito tempo para comer a pizza novamente, é possível congelar as sobras. O mais comum é armazenar no freezer quando os pedaços ainda não foram assados. Entretanto, nada te impede de guardá-los já prontos.
Como fazer massa de pizza Pré-assada para congelar?
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima por 15 minutos (o forno deve estar muito quente). Após pré-aquecido, leve uma assadeira de cada vez ao forno (a grade deve estar no alto e deixe de 3 a 5 minutos apenas (somente para pré assar).
EMBRULHE BEM: Enrole cada porção de massa fresca em plástico filme ou papel alumínio antes de colocá-la no freezer. Certifique-se de selar bem o pacote para evitar a entrada de ar e a formação de cristais de gelo.
COMO CONGELAR MASSA DE PIZZA | MASSAS CRUAS E PRÉ-ASSADAS
Como congelar massa crua de pizza?
Depois de fazer a massa, faça bolinhas com a mesma e coloque-as em um prato. Cubra as bolas frouxamente com filme plástico e coloque-as no freezer. Depois que as bolas de massa estiverem congeladas, você pode colocá-las em um saco ou embrulhá-las em filme plástico separadamente.
Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.
Em princípio, todos os tipos de massa podem ser congelados sem qualquer problema. A melhor forma de dividir os tipos de massa “pequenos”, como o fusilli ou o penne, em porções é baseares-te em porções com um tamanho adequado para ti.
As massas congeladas devem ser preparadas com um tempo maior de cozimento. O tempo ideal pode variar muito por causa do calor, quantidade de água, tipo do corte da massa, etc.
Recomendamos que a pizza não seja colocada no forno assim que for retirada do congelador. O ideal é que, ao retirá-la da embalagem, você mantenha o filme plástico e deixe-a em temperatura ambiente por aproximadamente 20 minutos.
Os furos evitam que durante o pré-assado as massas se abram ao meio criando uma bolha enorme. Fabricados em materiais laváveis, não oxidam, e são fáceis de usar permitindo uma maior produção de massas pré-assadas.
Quanto tempo fica pizza no forno? Em média, na temperatura acima de 200ºC, a pizza fica cerca de 15 minutos para assar completamente, mas esse tempo pode variar do tipo de forno, como veremos melhor a seguir.
Para o processo de forno, a pizza pode ser descongelada por cerca de 5 minutos ou colocada diretamente no forno. Suportando temperaturas de até 250°C, o indicado é assá-las por 5 minutos a 200°C. Em fornos convencionais, o dourador pode ficar ligado.
Depois de preparar a massa fermentada, você deve deixa-la descansando (por 24, 48 ou até 72 horas, dependendo do seu desejo) até que o processo de maturação seja concluído.
Quanto mais tempo a pizza ficar na geladeira, mais úmida vai ficar. Por isso, se quiser deixar para a próxima semana, é melhor colocar no freezer. Coloque em uma vasilha com tampa, com várias folhas de papel toalha. Você pode guardar no freezer deste modo por até vários meses.
Em casa eu sempre faço uma quantidade maior. E depois de pré-assada eu congelo as massas. E quando quero uma pizza não preciso pedir, abro o freezer coloco o recheio e 10 min no forno.
Massas frescas começarão a perder o sabor se ficarem congeladas por mais de um mês, mas ainda estarão seguras para o consumo. Quando quiser preparar a massa, tire uma porção do pote e coloque na água fervente direto, sem descongelar.
Quando for descongelar sempre do congelador para o refrigerador, por um tempo mínimo de 4h ou até voltar a textura macia. Retirou da geladeira, pode cortar ela fria. Isso vai te auxiliar para camadas perfeitas além de evitar que esfarele na montagem do seu bolo.
Ao congelar massas frescas, é importante escolher recipientes adequados que sejam herméticos e à prova de freezer. Recipientes de plástico, sacos ziplock para freezer e recipientes de vidro são todas opções viáveis. Certifique-se de deixar espaço suficiente no recipiente para a expansão durante o congelamento.
Massas congeladas devem ser descongeladas previamente e depois aquecidas por 20 minutos no forno convencional, pré aquecido por 10 minutos entre 180 e 200 graus, ou por 3 a 5 minutos no forno microondas.
“A borda pode ficar dura por falta de hidratação na massa ou pela temperatura do forno. Para deixar sempre no padrão, o ideal é respeitar a quantidade de água para cada farinha (verificar o w) e deixar o forno em temperatura correta (forno convencional à 200°C ou à lenha à 380°C)”, esclarece.
A receita, gentilmente cedida por Luciano Nardelli, o Lucho, da Carlos Pizza, rende quinze discos individuais.O trunfo é a longa fermentação: ela demora 35 horas para ficar pronta, o que inclui 24 horas de descanso em geladeira e 10 horas de repouso em temperatura ambiente.Depois de feita a massa, veja aqui como fazer ...
Quanto tempo a massa deve descansar? Depois de pronta, a massa de pizza deve repousar entre 40 minutos e duas horas. “Embrulhe a massa em plástico filme e deixe descansar, de preferência, por duas horas. Quanto mais a massa descansa, mais facilidade você tem para abri-la”, explica Macedo.