Alguns argumentam que é possível conhecer a verdade absoluta, enquanto outros acreditam que estamos sempre limitados pela nossa perspectiva pessoal. Em resumo, não há uma resposta definitiva para a questão de saber se é possível conhecer a verdade absoluta ou se estamos sempre limitados pela nossa perspectiva pessoal.
Outro aspecto relevante abordado durante os estudos e que merece a atenção é que não se pode alcançar uma 'verdade absoluta' nas pesquisas em educação, e que o condutor da pesquisa, no máximo, consegue se aproximar de um conhecimento relativo daquilo que se propõe a estudar.
A verdade autêntica é “universalmente válida”, ou seja, vale para todo ser cognoscente. O que é verdadeiro para um não pode ser falso para outro. Nesse sentido a verdade é “absoluta”, isto é, aplica-se à diversidade dos sujeitos.
É possível alcançar a verdade definitiva e absoluta?
Resposta:Não é possível chegar a uma verdade única e absoluta na produção do conhecimento histórico, visto que os vestígios, memórias, relatos e documentos são todos passíveis de interpretação.
A verdade absoluta, revelada por Deus, é o que liberta e transforma vidas, levando-as à Eternidade. Jesus Cristo é a Verdade Absoluta. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, conforme João 14:6.
Não existe verdade absoluta, já disse há muito Platão. Nietzsche mais tarde confirmou. O interessante é que a frase “não existe verdade absoluta” demonstra uma questão lógica insolúvel.
A filosofia de Sócrates buscava a verdade absoluta por meio do questionamento e da reflexão, enfatizando a ética e a busca pela virtude. Ele acreditava no conhecimento objetivo e universal. Já os sofistas defendiam o relativismo, valorizando a retórica persuasiva e o sucesso social e político.
É possível saber como as coisas realmente ocorreram no passado?
Se o passado já não existe mais e o historiador só tem acesso aos seus vestígios, faz-se impossível que saibamos realmente como o passado foi concretamente.
Por que para a ciência não existe verdade absoluta?
Resumindo, a Ciência não funciona com base em verdades absolutas mas em hipóteses ou verdades provisórias. São provisórias porque podem ser falseadas, isto é, refutadas pela experiência. Quando experimentos não refutam uma hipótese, ela é corroborada, isto é, fortalecida.
A perspectiva da verdade absoluta defende que existe uma realidade objetiva e independente de qualquer observador. Segundo essa visão, a verdade é imutável e válida em todas as circunstâncias.
O método científico sempre se inicia com uma observação de algo, e a partir dessa observação é feita uma pergunta. O questionamento gera uma hipótese, testada com experimentos para resolução do problema.
Em síntese, para esta teoria, a verdade é a conformidade entre nosso pensamento e nosso juízo e as coisas pensadas ou formuladas, sendo a condição para o conhecimento verdadeiro a evidência, isto é, a visão intelectual da essência de um ser.
Segundo essa exaltação à ciência, ela é vista como o mais refinado e sofisticado modo de pensar humano, o qual suplantou a mitologia, a história e a religião. Tudo que é considerado científico é visto como que fundamentado, verdadeiro, certo. A verdade, nesse sentido, é sinônima de certeza.
Da Verdade Absoluta e Relativa, ou o Ecletismo de Engels Descoberto por A. Bogdanov. Essa descoberta de Bogdanov foi feita em 1906 no Prefácio ao tomo III do Empiro-monismo: "No Anti-Dühring — escreve Bogdanov —, Engels pronuncia-se quase no sentido em que acabo de definir a relatividade da verdade (p.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.
Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.
Por que não existem verdades absolutas na história?
Resposta: Afirmar que não há verdades absolutas na histórica é entender que a história pode ser contada por diversos pontos de vista, fazendo com que cada olhar possa revelar uma narrativa diferente, fazendo com que não exista um relato absolutamente verdadeiro.
Desta forma, segundo Nietzsche, as verdades que poderíamos obter através das palavras seriam de ordem tautológica, ou seja, através delas o homem reencontraria apenas o que ele próprio já havia inserido nas designações; ou seja, seria apenas um engano ou ofuscamento.