O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.
Com 20 anos, as áreas de crescimento dos ossos longos já estão praticamente fechadas. É pouco provável que aconteça um aumento significativo na sua altura. Seu tamanho está dentro do normal (em relação à altura dos seus pais). Dois ou três centímetros é o máximo que você pode crescer.
A forma mais fiável para se saber se a fase de crescimento já terminou é fazendo um exame de idade óssea, que consiste em realizar uma radiografia das mãos e dos punhos. Esse exame pode ser pedido a um pediatra, no caso das crianças, ou um hebiatra, no caso de adolescentes.
A pessoa normalmente cresce até o final da puberdade, sendo que os homens crescem, em média, até os 18 anos e, as mulheres, até por volta dos 15 anos. Na maioria das meninas, a puberdade se inicia entre os 8 e 13 anos, já nos meninos, entre os 9 e 14 anos, e dura entre 2 a 5 anos.
Estou um pouco preocupada, até que idade é suposto o homem crescer?” O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado. É considerado que o crescimento termina quando o ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas.
A única opção é uma cirurgia estética cara, dolorosa e invasiva (que surgiu originalmente para igualar o comprimento das pernas em pessoas feridas ou com problemas congênitos).
A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).
A partir do momento que tem altura maior que a média da região em que vive. Se tiver 1,80m, se a a média for 1,70m será alto; se a média for 1,80m, será mediano.
Geralmente, os homens crescem até os 24 anos, e as mulheres até os 18, e após a interrupção desse desenvolvimento (com a queda da produção dos hormônios HGH, hormônios da tireoide e hormônios sexuais), dificilmente a estatura mudará.
O crescimento normal cessa entre 15 e 17 anos de idade, quando as cartilagens dos ossos em desenvolvimento se fecham. Cerca de 10% dos meninos podem crescer até 21 anos. A figura 1 mostra o padrão típico de crescimento para meninos e meninas desde o nascimento até a adolescência.
Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio do crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno). As crianças desenvolvem grande estatura; os adultos desenvolvem ossos deformados, mas não crescem. Insuficiência cardíaca, fraqueza e problemas de visão são comuns.
Uma boa sessão de alongamento é capaz de “aumentar” a altura em até 2 centímetros. Isso porque, durante o trabalho, as pessoas costumam ficar muito tensas e curvadas, sem prestar atenção na postura. Vinte segundos de exercício em cada músculo podem ser suficientes para melhorar a aparência e o bem-estar.
A altura é influenciada por uma série de fatores, como genética, hormônios e alimentação. A boa notícia é que, mesmo na fase adulta, é possível ganhar alguns centímetros a mais sem tratamentos ou medicações!
O GH é um hormônio de crescimento e está presente em todas as pessoas. Ele é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e é muito importante para o crescimento desde os primeiros anos de vida.
A somatropina é um hormônio que age no metabolismo de lipídios(gorduras do sangue), carboidratos e proteínas. Estimula o crescimento e aumenta a velocidade de crescimento em crianças que têm deficiência de hormônio de crescimento (GH) endógeno (produzido pelo organismo).
Norditropin® contém o hormônio de crescimento humano biossintético chamado somatropina, o qual é idêntico ao hormônio de crescimento produzido naturalmente pelo corpo. As crianças precisam de hormônio de crescimento para ajudá-las a crescer e os adultos precisam para a saúde em geral.
A reposição do hormônio de crescimento pode ser iniciada a partir dos 3 ou 4 anos de idade e segue no geral até o fechamento (calcificação) da cartilagem óssea, por volta dos 18 anos, mas cabe ao médico avaliar caso a caso, de acordo às especificidades de cada criança.
Dos 20 aos 24 anos, as medianas de altura e peso do homem brasileiro são, respectivamente, 1,73 m e 69,4 kg. Já entre as mulheres nessa faixa etária, as medianas são, respectivamente, 1,61 m e 57,8 kg (confira abaixo tabela completa de medianas por faixa etária).
Os pesquisadores dinamarqueses verificaram que as pessoas de baixa estatura, com menos de 1,62 m no caso dos homens e 1,51 m no das mulheres, disseram ter uma qualidade de vida inferior a dos mais altos.
Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.