A princípio, sim, tem como desempenar roda de moto. A ação é a maneira de consertar as deformações que a roda sofreu por conta de algum impacto ou desgaste. Essa deformação pode ser radial ou axial. A primeira ocorre quando a roda fica em formato de ovo, ou seja, perde a sua forma redonda.
A falta de alinhamento das rodas é responsável por constantes desgastes, danificando assim o pneu da moto e aumentando o custo de conserto. O custo varia de acordo com a moto, mas os valores partem a partir de R$ 50,00.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Em casos mais simples, há a possibilidade de desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Porém, se a roda estiver muito danificada, é necessário um trabalho mais minucioso ou até a troca das rodas e outros componentes.
Como resolver amassado do aro da roda em casa mesmo sem gastar
Quanto custa para desamassar rodas?
Importante saber que, quanto menor o amassado, mais simples e barato o reparo - se a deformação for leve, lojas especializadas podem cobrar R$ 50 para fazer o conserto. Fique esperto: se o dano não trincou a roda, basta endireitá-la.
Para identificar se sua moto precisa de alinhamento de roda, você deve se atentar a alguns sinais, como: Desconforto na pilotagem, desgaste irregular nos pneus, aros amassados, raios frouxos, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda e dificuldade de contornar curvas.
Amassados e trincas no componente podem causar desequilíbrio no automóvel. Rodas danificadas, com partes amassadas ou trincas, podem interferir diretamente na segurança do motorista. A avaria, dependendo da gravidade, compromete o sistema de suspensão e provoca o desequilíbrio do automóvel.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
A princípio, sim, tem como desempenar roda de moto. A ação é a maneira de consertar as deformações que a roda sofreu por conta de algum impacto ou desgaste. Essa deformação pode ser radial ou axial. A primeira ocorre quando a roda fica em formato de ovo, ou seja, perde a sua forma redonda.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
A principal forma de detectar uma roda desbalanceada é perceber uma vibração forte transmitida pelo garfo e pelo guidão, além de situações — especialmente em curvas — em que ocorrem puxadas para os lados e até a perda de equilíbrio.
O que acontece se andar com a roda da moto empenada?
Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. No entanto, se a roda estiver gravemente danificada, pode ser necessário um trabalho mais detalhado ou até mesmo a substituição da roda e de outros componentes. Diferentes rodas pedem tratamentos específicos também.
Quando as rodas estão desequilibradas, podem surgir problemas como: Vibração: O volante pode tremer, especialmente em velocidades mais altas. Desgaste prematuro dos componentes: O desequilíbrio das rodas pode levar a um desgaste prematuro das peças da suspensão.
Aros amassados, raios frouxos, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda e até uma queda da motocicleta são fatores que causam o desalinhamento das rodas. Os reflexos destes problemas são vibrações excessivas no guidão, dificuldade de contornar curvas e desgaste prematuro e irregular dos pneus.
As ruas tem uma pequena inclinação para permitir o escoamento da água da chuva. Como a moto se apoia em apenas dois pontos é normal o pneu gastar mais de um lado.
Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada. Sendo assim, se o mesmo estiver empenhado, chegou a hora de trocar o aro, ou em alguns casos (quando possível), desamassar e restaurar o aro.