Como a arte na educação facilita o processo de aprendizagem? Diversos estudiosos concordam que o uso da arte na educação pode facilitar o processo de aprendizagem. Isso porque a arte pode auxiliar crianças a expressarem suas dificuldades, frustrações e interesses, sendo um elemento muito importante no ambiente escolar.
As artes permitem que as crianças cresçam em confiança e aprendam a pensar positivamente sobre si mesmas e sobre o aprendizado. As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual.
Como vimos, as artes ampliam a sensibilidade, a percepção e a linguagem dos estudantes, além de desenvolver neles o senso crítico e a capacidade de estabelecer associações. Assim, a arte na educação escolar permite que a criança e o adolescente se desenvolvam não apenas cognitivamente, mas também socialmente.
Freire (1999) pensa a experiência na prática da liberdade como um meio de emancipação para a construção do sujeito. No entendimento de Duarte Júnior (2008, p. 65-66), “pela arte somos levados a conhecer melhor nossas experiências e sentimentos, naquilo que escapam à linearidade da linguagem”.
Através da realização de atividades artísticas a criança desenvolve sentimentos, auto-estima, capacidade de representar o simbólico, analisando, avaliando e fazendo interpretações, desenvolvendo habilidades específicas da área das artes.
Também o aprendizado da arte é essencial para o desenvolvimento das crianças, desde pequeninas. A arte faz parte de uma educação integral. É fundamental para estimular a criatividade, a imaginação, as habilidades motoras, a inteligência racional, a afetividade e a emoção.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
A pedagogia da arte é uma direção inovadora, cujo objetivo é criar uma nova metodologia cognitiva, superar barreiras psicológicas do pensamento, construir a interação entre um professor e um estudante com base na reflexão, auto-organização educacional e criativa para o desenvolvimento intelectual e criativo.
Qual a importância da arte na formação do pedagogo?
Desta forma, a disciplina de Arte oferecida nos cursos de Pedagogia precisa garantir ao pedagogo uma formação que lhe traga conhecimento e seus processos de ensino e aprendizagem, incluindo a formação inicial com experiência na criação artística, para que, com esta formação, possa orientar os processos criativos de ...
A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.
Ao oferecer ao fruidor a vivência, por meio indireto, sobretudo de emoções e sentimentos não cotidiano. É neste sentido que a arte colabora com o desenvolvimento do indivíduo, com uma estrutura de provocações para adquirir resposta, o que ajuda no desenvolvimento de raciocínio e de ideias.
Na educação a arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprendizado através do lúdico-pedagógico, onde são trabalhados valores morais, éticos e estéticos, que visam despertar e expandir a criatividade do educando, focando a formação cidadã.
A arte amplia uma série de habilidades no indivíduo, trabalhando não apenas a percepção e os sentidos, mas também desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico dos jovens.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural.
Nietzsche não se contrapõe às obras de arte. Opõe-se, sim, em primeiro lugar, à deificação das obras de arte, ao pensamento que, por atribuir todos os privilégios da criação ao gênio, deixa de criar a si mesmo; em segundo lugar, ao desperdício de forças.
Para o filósofo, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto e por isso a arte distancia a mente da realidade e consequentemente do Belo. O filósofo reconhece que a arte possui valor em si mesma, por isso, cria confusão com o objeto real e deturpa a essência do belo.
A arte na educação é transformadora ao permitir que o aluno realize um trabalho que envolve a mente, o coração, os olhos, os ouvidos, as mãos; que pensa, recorda, sente, observa, escuta, fala, toca e experimenta como encontramos em Bossi (2001), as linguagens artísticas mudam a sociedade, abre espaços para a ...
O ser humano precisa estimular a criatividade para conseguir atravessar os inúmeros desafios ao longo da vida. Nesse sentido, o ensino de arte na escola contribui, com atividades, exercícios e oficinas, para “pensar fora da caixa”, incentivando os alunos a propor respostas inusitadas às questões da sociedade.
Antes, visa privilegiar o desenvolvimento da percepção sensorial, do senso estético e da imaginação como formas de detectar, analisar e transformar a realidade circundante, possibilitando processos criativos na busca de novas respostas e comportamentos. Daí o papel fundamental do arte- educador.
Seja por meio de uma pintura, escultura, música ou poema, a arte ensina diferentes linguagens e, com isso, auxiliam na capacidade de comunicação do ser humano. Produzir arte é extravasar sensações e expor os efeitos da interação do indivíduo com o mundo que o rodeia.
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
A arte é um meio criativo de expressão de sentimentos e emoções. Este poder simbólico e comunicativo faz dela um importante instrumento de aprendizagem, podendo ser usado em todas as etapas da vida.