É possível fazer tratamento de canal sem anestesia?
Por outro lado, é impossível realizar uma extração de dente, ou tratamento de canal sem anestesia. A anestesia, por definição, é a ingestão de uma solução anestésica (que pode ou não ter outra adicionada, conhecida como vasocompressor) para que um ou vários nervos percam temporariamente a sensibilidade.
Uma das maiores preocupações dos pacientes ao ouvir falar sobre o tratamento de canal é a questão da dor. No entanto, é importante desmistificar esse medo. Todo o tratamento é realizado sob anestesia local, o que significa que o paciente não sentirá dor durante as sessões.
A revascularização pode ser realizada em apenas duas sessões e poupar os pacientes de se submeterem aos longos e desagradáveis tratamentos de canal. O primeiro passo do novo procedimento engloba perfurar o dente e aplicar uma pasta antibiótica para desinfetar o canal radicular.
Para ajudar a tornar o tratamento de canal menos doloroso, outra técnica muito utilizada é o uso de instrumentos rotatórios. Como são mais precisos e eficientes em comparação às ferramentas manuais, permite que o procedimento seja realizado com mais rapidez e com menos desconforto para o paciente.
Isso ocorre porque quando nós temos uma inflamação, essa área inflamada tende a ficar mais ácida, o que pode “neutralizar” a ação do anestésico local. Se o profissional não souber o lugar exato para aplicar a anestesia, o paciente passará por momentos traumáticos, atribuindo o problema ao tratamento de canal.
A extração só é indicada se o dente não tiver estrutura para ser reabilitado. Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.
O que acontece se não fizer o tratamento de canal?
Mas o que acontece se o tratamento de canal não for realizado? As bactérias que se proliferam dentro do canal podem causar febre, desânimo e até mesmo chegar ao coração sendo potencialmente fatal. O perigo de não fazer o canal é maior que qualquer medo que se tenha para não fazer o tratamento.
A primeira opção é tomar uma analgésico e um anti-inflamatório. Caso a dor esteja muito forte, que chamamos de pulpite, recomendamos procurar o profissional para dar início no tratamento de canal o quanto antes.
A primeira e mais fundamental dica para evitar a necessidade de um canal é manter uma rotina rigorosa de higiene bucal. Escove sempre os dentes após as principais refeições, usando uma escova de dentes de cerdas macias e um creme dental com flúor.
Ambos os tratamentos são importantes para a saúde bucal, mas possuem características e objetivos diferentes. A restauração dentária é indicada para repor a estrutura dental danificada, enquanto o tratamento de canal é indicado quando há inflamação na raiz do dente.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?
Um tratamento de canal bem realizado pode durar a vida toda? Sim, desde que após o tratamento de canal seja realizada a reconstrução dentária de forma apropriada para cada caso e que o paciente possa ter uma correta higienização e visitas regulares ao dentista para prevenção .
Um dente que quase já não tem mais raiz ainda há a possibilidade de fazer canal? Um dente que quase já não tem mais raiz ainda há a possibilidade de fazer canal? Desde que o remanescente de raiz seja capaz de suportar uma restauração do dente é possível sim.
Não há perigo algum, contando que os canais foram bem tratados e finalizados com pino e coroa para uma melhor resistência do elemento e assim ter estabilidade na oclusão. É importante sempre acompanhar com seu dentista de confiança, com radiografias.
Para identificar a infiltração no dente é recomendado que o paciente fique atento aos sintomas dessa condição. Assim, caso o paciente sinta qualquer desconforto como dor ou sensibilidade no dente que passou por um procedimento de restauração é indicado que ele procure o atendimento com o profissional.
Na hora em que recebeu a notícia, rolou aquela preocupação quanto ao procedimento, que costuma ser temido por muitos pacientes. Mas não há com o que se amedrontar, o método em si é bem tranquilo: o dentista remove a polpa do dente que foi danificada, aliviando qualquer incômodo ou dor de dente.
Cirurgia de implante é mais invasiva que um tratamento de canal. Apesar de apresentar poucos riscos, a cirurgia de implante é mais invasiva que um tratamento de canal (se tiver medo, é possível passar pelo procedimento com a sedação óxido nitroso).
É normal sentir dor no dente que fez canal? Alguma dor é normal logo após o tratamento de canal, mas deve diminuir em poucos dias. Se a dor persistir, consulte seu dentista.