Como resultado, a natação pode promover o fortalecimento e o crescimento muscular, especialmente nos braços, ombros, peito, costas, e core. Além disso, nadar regularmente melhora a resistência e a flexibilidade, contribuindo para uma musculatura mais definida.
A natação consegue trabalhar o corpo de forma global, ou seja, exercita toda a musculatura ao mesmo tempo. Por isso, é uma boa alternativa para o ganho de massa muscular.
Quanto tempo demora para ganhar massa muscular na natação?
#2 meses: Resistência, força muscular e flexibilidade
A partir do segundo mês de aula, seu corpo começará a ganhar mais resistência, ou seja, você conseguirá nadar por mais tempo e aproveitará melhor os ensinamentos dados pelo professor.
A natação emagrece porque é um exercício aeróbico, assim como caminhada, corrida e andar de bicicleta, por exemplo. No entanto, nadar trabalha muitos grupos de músculos de uma só vez. Assim, também ajuda no ganho de massa muscular. Ou seja, ajuda a definir o corpo.
O que é melhor para ganhar massa muscular, natação ou musculação?
A decisão sobre qual atividade é mais indicada para o ganho da massa muscular irá depender dos seus objetivos e preferências, afinal, as duas atividades são bem diferentes. Para quem não gosta de fazer musculação ou não tem a pretensão de gerar uma grande hipertrofia muscular, a natação é uma ótima opção.
É possível ganhar massa muscular na natação? Marcio Atalla explica
Qual esporte mais ganha massa muscular?
Musculação. Considerada a atividade mais eficaz para aumentar a massa magra, a musculação utiliza resistência progressiva para estimular o crescimento muscular através de exercícios específicos para diferentes grupos musculares do corpo.
Não prolonguemos o suspense e fica tranquilo, a natação é um excelente desporto para emagrecer. Para ser mais exato, não é a natação por si só que te permite perder gordura e modelar o teu corpo mas sim a energia gasta.
A verdade é que quando estamos nadando, o corpo é submetido aa falta de gravidade. E é justamente isso que acaba estimulando o crescimento, pois, é possível alongar a coluna de maneira mais eficiente. Esse alongamento pode fazer com que a pessoa fique com alguns centímetros a mais em sua estatura!
Se a natação é a única atividade física que você faz, o ideal é que se pratique o esporte, pelo menos, três vezes por semana. Para progredir no ganho de massa muscular, é preciso alterar os tipos de treinos: faça trabalhos fundos um dia da semana, no outro dia foque em técnicas que utilizem o palmar e outras passadas.
Geralmente, as atividades aquáticas exigem mais esforço do corpo, o que provoca, consequentemente, um cansaço corporal. Por isso, os praticantes têm a sensação de sonolência após saírem da água.
A natação é um esporte completo, que trabalha grande parte dos músculos do corpo, já que aumenta a flexibilidade – o que auxilia no desempenho de outras atividades físicas, como o surfe, por exemplo.
Uma das vantagens de fazer aula de natação em um local onde também seja academia, é poder realizar o treino de musculação. Esse é um exercício anaeróbico, ou seja, o corpo é alimentado, principalmente, por carboidratos e proteínas, durante a execução dos exercícios, que costumam ser intensos.
De acordo com a especialista, uma hora de natação pode queimar aproximadamente 600 calorias. No entanto, tudo depende da intensidade e do nível do aluno. E esse número pode variar, para cima ou para baixo.
- Melhora a coordenação motora; - Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral. Vários músculos são trabalhados na natação, mas o principal benefício é que eles são trabalhados de maneira equilibrada.
Ao nadar, cada movimento realizado na água exige um esforço significativo dos músculos, pois eles precisam trabalhar contra a resistência natural da água. Como resultado, a natação pode promover o fortalecimento e o crescimento muscular, especialmente nos braços, ombros, peito, costas, e core.
Ambas são muito importantes - por motivos diferentes... A natação é um exercício que privilegia a parte aeróbica, ótima para o sistema cardiovascular. Mas a musculação também é fundamental, especialmente á medida em que nos tornamos mais velhos e passamos a perder massa óssea e muscular.
Isso pode ser dividido ao longo da semana da maneira que for mais conveniente para você. Perda de Peso: Se o seu objetivo é perder peso, você pode precisar de mais tempo na água. Cerca de 30 a 60 minutos de natação, de três a cinco vezes por semana, pode ser uma meta razoável.
Se você procura um exercício de baixo impacto, especialmente se tiver problemas nas articulações, a hidroginástica pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu foco é fortalecer os músculos, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade, o pilates pode oferecer benefícios mais alinhados com essas metas.
Se o objetivo é definir o corpo e ganhar massa muscular, é interessante escolher dentre os quatro estilos, o que mais lhe agrada. O freestyle é uma ótima opção para tonificar os músculos, já que o nado peito trabalha pernas e glúteos, enquanto o nado borboleta fortalece os membros superiores e o peitoral.
Então, eu não preciso de musculação? Não é bem assim. Natação e musculação são esportes complementares. A musculação pode desenvolver os músculos necessários à prática da natação, melhorando a performance neste esporte.
O crescimento é determinado principalmente por fatores genéticos e hormonais, e a prática da natação não pode alterar significativamente esses fatores. Portanto, enquanto a natação pode ajudar a promover um estilo de vida saudável que pode favorecer o crescimento, não é um fator determinante por si só.