O que leva uma pessoa jovem infartar?
Os principais fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso, conforme o ministério. Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais risco de sofrer um infarto.Qual é a idade mais perigosa para infarto?
“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista. “Dor no peito é um dos principais sintomas, que pode ser irradiado para o braço, normalmente, esquerdo.Quais sintomas infarto em jovens?
Dores e sensação de aperto no peito, falta de ar, fadiga e náusea. Esses e outros sintomas em conjunto, de acordo com Dr. Piegas, são fortes indicações de que uma pessoa pode estar sofrendo de infarto.Porque o infarto na juventude e fatal?
“O infarto num jovem pode ser fatal pois ele não possui a rede de circulação colateral que os idosos possuem. Quando uma artéria é entupida no coração jovem, grande parte do músculo cardíaco é comprometida pela ausência desses vasos colaterais que auxiliam no suprimento sanguíneo”, explica a médica.INFARTO em JOVENS: o que VOCÊ precisa saber!
Pode infartar com 30 anos?
Apesar de estar associado a população mais idosa, o infarto em pessoas jovens também é possível e está se tornando cada vez mais comum, principalmente em mulheres. Em quase três décadas, a incidência de infarto em mulheres de 15 a 49 anos no Brasil saltou para 62%, segundo o estudo Global Burden of Diseases (GBD).Quanto tempo o corpo avisa antes do infarto?
De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.Tem chance de sobreviver a um infarto?
Estudos apontam que as taxas de sobrevivência de pessoas hospitalizadas por ataques cardíacos são de aproximadamente 90% a 97%. Essa não é uma realidade histórica. De acordo com a Universidade de Harvard, décadas atrás, um ataque cardíaco era frequentemente mortal, matando até metade de suas vítimas em poucos dias.Como é a dor de um infarto?
Segundo o cardiologista do Centro de Especialidades Metropolitano, o CRE Metropolitano, Edilson de Castro Araújo, a principal característica do infarto é a dor no peito caracterizada por uma sensação de peso e que pode se espalhar para o braço e pescoço, entretanto, a população deve se atentar também a outros sintomas.O que pode ser confundido com infarto?
Sistema digestivoA médica explica que quando o suco gástrico sobe repentinamente para o esôfago, o que caracteriza a doença do refluxo, pode ocorrer dor intensa no peito e falta de ar. A gastrite aguda é outro problema no sistema digestivo que pode simular dores parecidas com a do infarto.
O que induz o infarto?
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.É possível infartar por estresse?
É infarto ou crise de estresse? Embora sejam minoritários, cerca de 15% dos casos de infarto são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte, desencadeado pelo fechamento das artérias coronarianas.Qual o horário mais comum de infarto?
De acordo com o trabalho, ir para a cama antes das 22 horas e depois da meia-noite aumenta em 24% e 25%, respectivamente, a probabilidade de episódios de acidente vascular cerebral e infarto. O período mais adequado é entre 22 e 23 horas, momento em que o risco de algum problema de coração chega a apenas 12%.Porque jovem tem infarto fulminante?
O aumento nos casos de infarto fulminante em jovens também está relacionado aos novos hábitos de vida adquiridos por eles. Hoje grande porcentagem está obesa ou acima do peso correspondente a idade e altura. Além de estarem diabéticos, hipertensos e vivendo sob altas taxas de estresse.É possível a pessoa ter um infarto e não saber?
Sim, isto é possível. Algumas pessoas tem doença coronariana e tem o que denominamos de isquemia silenciosa. Trata-se de situação mais comum em diabéticos. Não quer dizer em absoluta que é mais ou menos grave (grave sempre é, uma vez que é a principal causa de morte no mundo, 9,5 milhões-ano ) .Quem tem ansiedade pode ter infarto?
Entre os sintomas ocasionados pelo estresse estão a pressão alta, a ansiedade, a depressão, doença do refluxo gástrico, problemas intestinais, dores de cabeça, AVC e infarto. “A persistência dos níveis elevados de pressão arterial pode levar, com o tempo, a um caso de insuficiência cardíaca, além do infarto.Como descartar dor de infarto?
Os sintomas de infarto são dor ou aperto no peito, irradiação para pescoço ou dorso, aperto na garganta, formigamento no braço especialmente esquerdo, náuseas, sudorese e, menos frequente, palpitações, tontura e desmaio”, esclarece Dr.Quais são os sinais que o coração não está bem?
Inchaços nas pernas.
- Dores no peito. Dores no peito não estão associadas apenas à doenças do coração: elas também podem estar relacionadas a problemas como gases, ataques de pânico e problemas respiratórios. ...
- Batidas cardíacas irregulares. ...
- Cianose e frio nas mãos e pés. ...
- Falta de ar. ...
- Tonturas e desmaios.
Onde é a queimação do infarto?
O ardor no peito, em casos de infarto, pode ser confundido com uma azia. Já a sensação de compressão no tórax, por mais de 20 minutos, também é um sinal de alerta. É um sinal de alerta importante quando ocorre sem razão aparente, particularmente quando associado a falta de ar e dor no peito.O que senti quando Infartei?
Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.O que devo tomar para evitar um infarto?
Para pacientes de risco, a ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS) a cada três dias pode ser tão eficiente na prevenção de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica quanto consumir o medicamento diariamente.Como salvar uma pessoa que está tendo um infarto?
Confira um passo a passo do que fazer em caso de estar junto a uma pessoa com suspeita de infarto.
- Procure atendimento imediato. ...
- Reduza os esforços da vítima. ...
- Dê dois comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS) ...
- Caso a pessoa esteja inconsciente, sem pulso e sem respiração, inicie a massagem cardíaca.