Para se chegar à parte mais central do interior do planeta Terra, seria necessário perfurar cerca de 6.370.000 metros, ou seja, 6.370 quilômetros. O pesquisador da UFU explica que, devido à força da gravidade, todo o material terrestre exerce uma força peso em direção ao centro da Terra.
É possível o ser humano chegar ao centro da Terra?
Se um dia alguém quiser chegar realmente até o centro da Terra, precisará passar por várias camadas existentes no planeta (cada uma delas oferece uma constituição química diferente). Considerando um ponto plano no nível do mar, nos primeiros 35 km está a crosta terrestre, que é composta por material rochoso sólido.
Além disso, essa pressão é tão forte e esmagadora que as temperaturas atingem incríveis 6000ºC, o equivalente ao calor presente na superfície do Sol! É claro que, com essas condições, nenhum ser vivo ou equipamento desenvolvido pelo ser humano conseguiu chegar até lá.
🤩 Atualmente não é possível viajar ao centro da terra porque o homem não possui tecnologia suficiente para produzir um veículo que consiga resistir às altas temperaturas e à pressão exercita no subsolo. Ao contrário do que muitos imaginam, o núcleo interno é sólido, constituído basicamente por NIFE (Níquel e Ferro).
Conhecido como “Poço Superprofundo de Kola”, a abertura no solo, com diâmetro em torno de 20 cm, é a entrada principal de uma perfuração que acabou sendo ramificada em vários “braços”: o mais profundo deles, o SG-3, atingiu cerca de 12,2 km de profundidade.
VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - O BURACO MAIS PROFUNDO DA TERRA
Qual a profundidade máxima já perfurada conhecida pelo ser humano na crosta terrestre?
“A perfuração mais profunda já realizada na história mundial ocorreu no fim da década de 1980 na Rússia, na península de Kola, chegando a aproximadamente 12.260 metros”, detalha o professor.
Mas, chegando ao núcleo da Terra, a dificuldade aumenta, já que o ambiente fica ainda mais quente. De acordo com a Academia de Ciências da Califórnia, o núcleo da Terra tem temperatura variável de 4.000 a 5.000 ºC, o que dificultaria e muito a perfuração, já que nesse caso, a broca provavelmente derreteria.
Por que é impossível os seres humanos explorarem o centro da Terra?
Pelas informações acima, pode até parecer fácil chegar ao centro da terra, mas, na verdade, o ser humano nunca conseguiu sequer passar da crosta terrestre, mesmo que a sua espessura aparente não ser lá tão densa, especialmente se comparada às outras camadas.
E mais ao fundo, temos o núcleo externo, composto por ferro e níquel em estado líquido, e está entre 2900 e 5150 quilômetros de profundidade. Em seguida, há o núcleo interno, com composição similar à da parte externa, mas com materiais em estado sólido, dada a maior pressão.
A gravidade está em todos os lugares, mas na Terra, ela é a força que atrai todos os corpos em direção ao seu centro de massa; é por isso que estamos em contato direto com a superfície do planeta.
Sabe-se que o núcleo interno é uma esfera de ferro e níquel com um raio de 1.221 quilômetros. Sua temperatura de 5.400°C é quase tão alta quanto a do Sol (5.700°C).
Mas é completamente impossível... No entanto, o que se passa no interior da Terra é ainda mais espetacular do que imaginas… A Terra é feita de várias camadas, mais ou menos como um bolo ou um ovo.
Com suas particularidades, elas interagem umas com as outras, conferindo dinamismo ao nosso planeta. O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo (externo e interno). Ouça o texto abaixo! As camadas da Terra são três: crosta, manto e núcleo.
É verdade que o ser humano já conseguiu escavar e visitar o núcleo terrestre?
15 - É verdade que o ser humano já conseguiu escavar e visitar o núcleo terrestre? Não é verdade. 16 - Caso o núcleo da Terra não fosse quente, qual característica ainda impediria que o ser humano o visitasse? A pressão elevada.
Este ponto fica proximo à costa da África e é chamado de Nowhere Point (lugar nenhum), declarado pela ONU como área de patrimônio da humanidade, e que alguns consideram como o centro da superfície terrestre.
O que os cientistas queriam buscar no centro da Terra?
Eles queriam investigar rochas que pudessem conter informações sobre o conteúdo contido no núcleo e no manto da Terra, a camada mais sólida do interior da Terra localizada abaixo de sua superfície.
Não parou, não. Nem inverteu a direção. O que aconteceu foi: o núcleo da Terra estava girando mais depressa do que o manto (a segunda camada mais externa do planeta, antes da crosta), desacelerou um pouco, e agora gira na mesma velocidade do manto.
Qual foi a maior profundidade em que o ser humano já chegou na Terra?
O centro da Terra está a quase 6.400 quilômetros abaixo de nossos pés, mais precisamente a 6.370 quilômetros. Para conhecer as camadas da Terra de forma prática, podemos informar que o máximo de profundidade que o homem já chegou foi a 12,2 km, e que levou quase 20 anos.
Taam-Ja' tem mais de 420 metros de profundidade, segundo nova pesquisa divulgada nesta semana. Na Península Yucatán, no México, próximo ao Sistema Mesoamericano de Barreira de Corais e rodeado pelas águas do Caribe, está o maior buraco azul do mundo, o Taam-Ja'.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em: uma camada externa crosta de silício; um manto altamente viscoso; um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida.
Logo abaixo da crosta, há a camada do manto terrestre. O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.