É possível mudar uma sentença transitada em julgado?

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

É possível reabrir um processo transitado em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Tem como reverter trânsito em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

Qual ação para anular sentença transitada em julgado?

O que é ação rescisória? A ação rescisória é uma ação judicial autônoma que tem como objetivo rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como corrigir uma sentença transitada em julgado?

Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

PODEMOS MUDAR A SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO?

Pode o juiz modificar sua sentença depois de publicada?

Após a publicação da sentença, o juiz apenas poderá alterá-la para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; ou por meio de embargos de declaração, nos termos do art. 494 do Código Processual Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quando a sentença pode ser modificada?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração. Por suas características, o erro material é, então, aqueles que são perceptíveis facilmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como impugnar sentença transitada em julgado?

O primeiro meio de impugnar a sentença é por meio da Ação Rescisória, a qual se pede desconstituição da sentença transitada em julgado, com um eventual rejulgamento em seguida, da matéria decidida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter coisa julgada?

A coisa julgada poderá ser refutada de duas maneiras. A primeira é por ação rescisória, como já mencionado acima. Portanto, a ação rescisória é um dos recursos cabíveis para tornar menos rígida a coisa julgada, com o objetivo de desfazer decisões viciosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Qual o prazo para anular uma sentença?

Pretensão para anular sentença arbitral deve ser feita no prazo de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como cancelar trânsito em julgado?

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que suspende o trânsito em julgado?

a?, do CPC , prevê a possibilidade de suspensão do processo quando a sentença de mérito depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente. 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o recurso cabível após o trânsito em julgado?

APELAÇÃO. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando um processo transita em julgado?

Uma vez que a sentença transita em julgado, as partes devem cumprir imediatamente com as obrigações que lhes foram impostas, sob pena de sofrerem as consequências legais correspondentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual ação cabível após trânsito em julgado?

A ação rescisória é um recurso legal para anular uma decisão judicial final em casos de vícios graves, como fraude, violação da lei ou erro de fato. É utilizada para corrigir injustiças após o trânsito em julgado da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual é o próximo passo depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado de uma decisão judicial, entra em cena o Cumprimento de Sentença. Nesse estágio, a decisão do juiz no processo passa a ser concretizada na prática. Isso significa que as determinações na sentença, como obrigações de fazer, pagar ou entregar algo, começam a ser implementadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

Pode mudar coisa julgada?

O juiz não pode alterar a coisa julgada (art. 502 e 505 CPC/15 ). Expressa ela – coisa julgada – a necessidade de estabilização das decisões judiciais, vistas como ato de positivação de poder, motivo pelo qual deve ser garantida sua imutabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como desfazer a coisa julgada?

Decisões transitadas em julgado podem ser desfeitas através de ações rescisórias (artigo 966, NCPC), cujos requisitos têm por pressupostos a existência de irregularidades, e deve ser interposta no prazo de dois anos, "contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo" (artigo 975, NCPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

É possível haver desconstituição da coisa julgada?

Por certo que sim. O mesmo sistema jurídico positivo que garante o caráter imutável e indiscutível da sentença transitada em julgado, prevê mecanismos excepcionais para a sua desconstituição. Esta é garantia, repita-se, do vencido. Ao vencedor falece interesse de desconstituir a coisa julgada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sp.gov.br

Pode anular uma sentença transitada em julgado?

Descabimento. Como se sabe, a anulação de sentença transitada em julgado somente pode ser perseguida através da ação rescisória. No entanto, existe previsão legal (artigo 59 da Lei nº 9.099 /95) de não cabimento de ação rescisória em processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

É cabível habeas corpus contra uma condenação transitada em julgado?

I. Transitada em julgado a sentença, o habeas corpus é considerado instrumento hábil à sua desconstituição, em casos de flagrante e inequívoca ilegalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

É possível mudar uma sentença?

De acordo com o n.º 1 do artigo 613.º do Código de Processo Civil (“CPC”), uma vez proferida a sentença, fica imediatamente esgotado o poder jurisdicional do juiz quanto à matéria da causa, o que significa que este nada mais pode decidir no âmbito da mesma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Como corrigir erro material após o trânsito em julgado?

O erro material não transita em julgado, podendo ser corrigido a qualquer tempo pelo Juiz ou Tribunal prolator da decisão, tendo em vista que a sua correção não implica alteração do conteúdo do provimento jurisdicional ( CPC/1973 , art. 463 , I ; CPC/2015 , art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível revogar uma sentença?

De acordo com o artigo 124.º do Código de Processo nos Tribunais Administrativos, uma decisão judicial proferida num processo cautelar pode ser revogada ou alterada após o seu trânsito em julgado, com fundamento em alteração dos pressupostos de facto e de direito inicialmente existentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt