A hipermetropia tende a diminuir com o crescimento natural dos olhos na infância, por isso é muito comum que o grau reduza nas crianças. A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia.
Geralmente, a miopia é corrigida com óculos de grau ou lentes de contato, que costumam estabilizar o problema. O que muitas pessoas não sabem é que existem casos onde o grau da miopia pode regredir.
Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.
Essa é a forma mais prática e rápida para deixar de usar óculos de grau. A solução é possível para todas os erros de refração, hipermetropia, miopia e astigmatismo, também podendo ser utilizado como solução para casos de presbiopia.
Mesmo que sua Miopia tenha um grau pequeno, como -0,25 D ou -0,5 D (“meio grau”), a necessidade de usar óculos nesta situação atrapalha-o no desempenho da sua profissão.
Exercícios ortópticos são parte do tratamento oftalmológico, juntamente com óculos e colírios. Com a ajuda de um fisioterapeuta ocular, a prática tem o objetivo de melhorar a coordenação dos músculos e ajuste do foco. Em casos graves, a cirurgia é a melhor indicação.
Até o momento, não há outra forma de reverter a alteração de grau que não seja a cirurgia refrativa a laser. Primeiro, precisamos entender porque algumas pessoas desenvolvem miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Todas têm influência da hereditariedade.
Todo mundo que usa óculos gostaria de diminuir o grau, mas a verdade é que ele só aumenta. Principalmente no caso da miopia. Infelizmente não é possível o grau de óculos diminuir, mesmo usando óculos para correção do grau ou lentes de contato.
A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.
O sonho de deixar de usar óculos é possível para muitas pessoas que possuem condições como miopia ou astigmatismo (não é raro, inclusive, as duas andarem juntas). Com a modernização da medicina ocular, a cirurgia refrativa a laser já é uma realidade alcançável.
Sim, com o tempo, seus óculos sofrem desgastes. Lembramos que a qualidade dos produtos e o nível de cuidado com que ele é guardado e manipulado interferem nesse prazo. Mas, em geral, a vida útil deles é de, no máximo, 3 anos.
A hipermetropia tende a diminuir com o crescimento natural dos olhos na infância, por isso é muito comum que o grau reduza nas crianças. A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia.
Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos. Mas cada caso varia muito, podendo haver aumento de grau até além dos 30 anos. É importante ressaltar que estabilizar não garante que o distúrbio nunca mais irá voltar a ocorrer.
As lentes de contato são a solução mais simples prática para deixar de usar óculos. Elas corrigem todas as Ametropias ou Erros de Refração: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Além disso, podem ser usadas também nos casos de Presbiopia.
Pesquisas indicam que o estilo de vida moderno, com maior permanência em espaços fechados, contribui para o aumento no grau dos olhos. Crianças, em especial, que passam mais tempo sob luz artificial em detrimento da luz solar natural têm maior risco.
O custo da cirurgia refrativa varia de acordo com o grau do paciente e com a clínica onde será realizado o procedimento. Em média, o valor da cirurgia de miopia e astigmatismo é entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 por olho.
O procedimento mais comum para a correção da miopia atualmente é a cirurgia a laser, porém não é indicada para casos de alta miopia. Para sua realização – ou de qualquer outro procedimento que vise esse objetivo – é recomendável esperar o grau estabilizar, o que acontece mais ou menos aos 21 anos.
É possível o grau de miopia diminuir naturalmente?
A regressão da miopia pode ser natural, mas, às vezes, pode mascarar alguma mudança no organismo. Segundo Bechara, pode indicar erro de diagnóstico numa consulta anterior, sinal de alguma doença, como diabetes, ou gravidez.
Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.
Somente as lentes planas, ou seja, monofocais sem grau, podem ser usadas como descanso. Os filtros de antirreflexo e filtro da luz azul são os mais recomendados para ampliar o conforto aos olhos.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.