É possível registrar filho sozinha?

A mãe pode registrar o(a) filho(a) no cartório sem a presença do pai? Sim, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro do filho(a) no cartório no prazo de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cortemarianiadvocacia.com.br

O que acontece se a mãe registrar o filho sozinha?

Sem o nome do genitor no registro de nascimento, a mãe não consegue provar a paternidade e consequentemente pedir pensão alimentícia para a criança. Nesses casos, a pensão alimentícia só será devida após a comprovação da paternidade por meio de Ação Judicial de Investigação de Paternidade (exame de DNA).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode registrar a criança sem ser o pai?

Hoje a mulher só pode registrar a criança sem a presença do pai, apresentando a certidão de casamento ou uma procuração assinada por ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjam.jus.br

É obrigatório ter o nome do pai na certidão de nascimento da criança?

Muitos registros podem estar sem a paternidade, em razão de que não houve o cumprimento das hipóteses acima, pois legalmente, sabendo quem é o pai, será obrigatório constar. Com a lei 13.112/15 não precisa do pai para o registro, podendo a mãe assumir sozinha o encargo do registro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Pode registrar um filho só com o nome da mãe 2024?

Não há qualquer impedimento legal para se colocar somente o sobrenome de apenas um dos pais ou mesmo dos avós paternos ou maternos, pois no Brasil vigora o princípio de que é livre a composição do sobrenome do registrando com o sobrenome dos pais ou dos avós, não se podendo, obviamente, criar um novo sobrenome ou ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em setimoregistrocivil.com.br

a mãe pode registrar o filho sozinha? @dr.cris.adv

Pode registrar o filho com mãe solteira?

O registro civil de nascimento é um direito da criança e deve ser garantido independentemente do estado civil dos pais. O processo de registro de um filho quando a mãe é solteira é relativamente simples, e o direito de fazê-lo de maneira independente é respaldado pela legislação brasileira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os direitos de um pai que não registrou o filho?

O pai pode entrar com uma ação para obter a guarda compartilhada, mas também terá que pagar pensão alimentícia, a partir da data em que foi citado, como estabelecido no artigo 13, parágrafo 2º da Lei 5.478/68.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andersonalbuquerque.com.br

É crime não assumir o filho?

No Código Penal já consta o crime de abandono material, que consiste em deixar de prover a subsistência a cônjuge, filho menor de 18 anos ou inapto ao trabalho ou de ascendente inválido ou maior de 60 anos, com pena prevista de detenção de um a quatro anos e multa de um a dez salários mínimos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

É obrigado a colocar o sobrenome do pai?

Não. Lucas Braga destaca que, no Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe (e até com a adição de outros, como explicou o advogado sobre os avós). Porém, claro, a escolha é livre, sendo o mais comum apenas um sobrenome materno e um paterno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

O que fazer quando a mãe não quer registrar o filho com o nome do pai?

Caso negue a paternidade que lhe foi atribuída ou simplesmente não compareça em Juízo, os autos de averiguação de paternidade são remetidos pela Justiça ao Ministério Público, que inicia um procedimento administrativo consensual e gratuito por meio do qual é possível provar a paternidade por meio de teste de DNA.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppr.mp.br

Sou obrigada a dar os documentos do meu filho para o pai?

Sim, é obrigatório (arts. 2º e 9º da Lei 10.046/2002 - Código Civil; e arts. 50 e 52 da Lei 6.015/ 1973).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo o pai tem para registrar o filho?

Prazo: o registro deve ser feito em até 15 dias após o parto, se o pai for o declarente - ou - em até 60 dia se for a mãe. Após esse prazo, só será possível registrar o nascimento no cartório da região da residência dos pais. O registro de nascimento é gratuito à todas as pessoas, assim como a 1ª via da certidão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em 1registrocivilsjc.com.br

O que colocar quando não têm o nome do pai?

___________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________, órgão expedidor _______-____ e do CPF nº ________________________, não reside no mesmo endereço que o meu, não pertencendo ao meu grupo familiar, pelo motivo de ________ ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em asces-unita.edu.br

Precisa da presença da mãe para registrar o filho?

Se o registro de nascimento for realizado apenas no nome da mãe, sem o reconhecimento da paternidade e a mãe for menor de 16 anos, ela deverá estar acompanhada do seu pai ou da sua mãe (portando cédula de identidade e CPF), para poder realizar o registro de nascimento do seu filho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartoriojabaquara.com.br

O que acontece quando o pai não registrar o filho?

Caso o pai não compareça para o registro ou não haja uma declaração de reconhecimento de paternidade, o oficial do cartório remeterá ao juiz a certidão integral do registro, o nome e prenome, profissão, identidade e residência do suposto pai, a fim de ser averiguada oficiosamente a procedência da alegação o que, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cortemarianiadvocacia.com.br

Como fazer para incluir o nome do pai na certidão de nascimento?

Como é feita? A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anoreg.org.br

Pode registrar o filho sem o pai?

Antes da publicação da lei, era exclusiva do pai a iniciativa de registrar o filho nos primeiros 15 dias desde o nascimento. Apenas se houvesse omissão ou impedimento do genitor, é que a mãe poderia assumir seu lugar. O texto que deu origem à Lei (PLC 16/2013) foi aprovado pelo Senado no dia 5 de março.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que acontece quando a mãe registrar o filho só no nome dela?

A mãe pode registrar o filho apenas com o seu sobrenome. Se o pai for ausente, será intimado para declarar ou negar a paternidade. Caso o pai seja reconhecido posteriormente, ele poderá incluir seu sobrenome ao da criança mediante autorização judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.registrocivil.org.br

Sou obrigada a registrar meu filho com o nome do pai?

Desde 2015 pai e mãe tem os mesmos direitos no momento de registrar seus filhos, isto é, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro da criança no prazo de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode pedir DNA depois de registrar o filho?

O fato de registrar uma criança como seu filho e pagar a devida pensão alimentícia não impede o pai de, anos depois, pedir na Justiça o exame de DNA para que a paternidade seja realmente confirmada. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a idade que a criança pode escolher com quem quer morar?

O que há atualmente nos julgamentos de casos de direito de família é um entendimento, de que a partir dos 12 anos, quando esse menino ou menina entra na adolescência, já estaria apto para decidir. Isso porque a partir dos 12 anos, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É necessário o nome do pai no registro de nascimento?

Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança e do adolescente garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O registro assegura direitos tais como recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.mg.def.br

Como registrar filho com pai ausente?

Atualmente, o registro de nascimento, quando o pai for ausente ou se recusar a realizá-lo, pode ser feito somente em nome da mãe. No ato de registro, é possível indicar o nome do suposto pai ao Cartório, que dará início ao processo de reconhecimento judicial de paternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anoreg.org.br

É obrigatório ter o sobrenome do pai no registro?

Quem dá o sobrenome: Se o registro é feito em nome do casal, o sobrenome do pai é obrigatório e o da mãe facultativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartoriotapurah.com.br

Como provar na Justiça que o pai é ausente?

A principal prova é perícia/avaliação psicológica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br