É possível hackear remotamente seu telefone usando técnicas como malware Trojan, links de phishing ou explorar vulnerabilidades de segurança no sistema operacional ou nos aplicativos do seu dispositivo. O spyware Pegasus é uma série particularmente infame de hacking remoto de iPhone.
Nesse golpe, o número do celular clonado é transferido para outro chip, usando o recurso da portabilidade, disponibilizado pelas operadoras. Para isso, as pessoas criminosas usam informações da vítima obtidas em vazamentos de dados, podendo inclusive falsificar documentos para solicitar a portabilidade.
Geralmente, eles atuam enviando códigos, imagens e mensagens com aparência de uma empresa de verdade, normalmente esse ataque acontece por meio de e-mails e mensagens de texto.
Diferentes formas pelas quais seu celular pode ser hackeado
Há vários tipos de ameaças que podem atingir seus dispositivos móveis. Os criminosos utilizam vários métodos para invadir seu celular, especialmente por meio de códigos maliciosos, chamados de malware.
Qual é o número para saber se o celular está sendo hackeado?
Felizmente, existe um código (código de monitoramento de rede) que ajuda você a saber se seu celular está sendo hackeado, clonado ou grampeado. Para confirmar isso, disque qualquer um dos códigos abaixo para o sistema operacional do seu celular: Para dispositivos Android, disque: *#*#197328640#*#* ou *#*#4636#*#*
Eles Clonam seu Chip - Acessam suas contas! Entenda o g0lpe do Chip Swap e como se proteger! 2021
O que aparece quando o celular está hackeado?
Você saberá que seu telefone foi hackeado se perceber um comportamento estranho do dispositivo, como desempenho mais lento, superaquecimento, aparecimento de pop-ups ou aplicativos estranhos ou conexões de dados ruins. Uma combinação desses problemas é um sinal provável de que seu dispositivo foi comprometido.
Qual o código para saber se o telefone está clonado?
Para descobrir se seu celular foi clonado pelo IMEI, acesse sites como IMEI24.com ou imei.info. Insira o número do IMEI e veja as informações detalhadas sobre o dispositivo associado a esse código. Se o resultado mostrar um aparelho diferente do seu, há uma boa chance de clonagem.
No passado, os usuários do WhatsApp foram sofreram invasões por meio de chamadas telefônicas não atendidas, mas essa falha de segurança já foi corrigida. No entanto, diferentes tipos de cibercriminosos estão sempre à procura de novas falhas de segurança, portanto, é impossível estar 100% protegido.
Qual aplicativo para proteger o celular de hackers?
Instale um antivírus para dispositivos móveis para verificar e remover qualquer malware. Os produtos para Android, como o Kaspersky Android Security, também podem ajudar a manter senhas específicas de aplicativos longe de olhares curiosos.
Se você foi vítima ou caso tenha sido vítima de um golpe virtual, conta invadida, fraude ou troca de chip, você pode: Trocar o seu chip, para isso, procure nossos canais de atendimento como lojas ou ligue para *8486; Fazer um boletim de ocorrência online; Restaurar o aparelho para os padrões de fábrica.
Do lado da vítima, a perda imediata de sinal e dados móveis é o principal sinal de que o chip de celular foi clonado. Ao perceber que não é capaz de fazer ligações, receber chamadas ou acessar a internet pelo 4G, o ideal é entrar em contato com a operadora imediatamente.
Com isso, a conta vinculada ao número roubado será desativada. Os contatos poderão visualizar o perfil, mas não conseguirão enviar mensagens. A conta pode ser reativada em até 30 dias. Terminado o prazo, ela ficará desativada para sempre.
Caso o seu número de celular tenha sido hackeado, o primeiro passo consiste em contatar a sua operadora móvel para informar sobre o delito e que outra pessoa tem acesso de maneira ilegal às contas. Na sequência, procure ativar a autenticação de dois fatores nas contas que usam a linha comprometida.
Com uma linha clonada, os criminosos passam a ter acesso a uma série de informações que também estão armazenadas no seu celular, como a sua lista de contatos. Tendo esses dados em mãos, eles sabem o nome de seus familiares e até o grau de parentesco entre você e eles, sabendo tirar proveito disso.
Como saber se você está sendo clonado no WhatsApp?
Não recebimento de mensagens: se amigos ou contatos mencionarem não receber suas mensagens, pode ser um sinal de conta clonada e usada por outra pessoa. Problemas para acessar a conta: dificuldades para acessar a própria conta, como não conseguir se conectar, podem ser um indício de atividade suspeita.
Quando o WhatsApp é clonado o que a pessoa tem acesso?
O WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas no seu dispositivo. Se alguém acessar sua conta em outro dispositivo, essa pessoa não poderá ler as suas conversas anteriores.