Qual a chance de uma pessoa com aneurisma sobreviver?
Estima-se hoje que cerca de 60% a 70% das pessoas vítimas de AVC devido à ruptura de um aneurisma cerebral conseguem sobreviver.Quantos anos vive uma pessoa com aneurisma cerebral?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com aneurisma cerebral? O tempo de vida de uma pessoa com aneurisma depende de alguns fatores como o tamanho do aneurisma, a saúde do paciente, sua idade, etc. Entretanto, grande parte dos pacientes vivem cerca de 10 anos sem apresentar qualquer tipo de sintoma ou complicação.Quem faz cirurgia de aneurisma sobrevive?
O tratamento consiste em excluir o aneurisma da circulação sanguínea, evitando-se desta forma a ruptura e sangramento, que quando ocorre, pode ser fatal em 1/3 dos casos e deixar sequelas clínicas limitantes em até metade dos pacientes que sobrevivem.Quem tem aneurisma corre risco de vida?
Há casos em que o aneurisma cerebral é assintomático, ou seja, não apresenta nenhum sinal ou sintoma, por isso, a pessoa pode viver a vida inteira sem saber que tem um. Porém, à medida que se tornam maiores, podem comprimir estruturas do cérebro ou um nervo craniano e manifestar sintomas.É possível viver com um aneurisma cerebral?
Qual o tipo de aneurisma mais perigoso?
O aneurisma ocorre quando um vaso sanguíneo ou artéria se dilatam de forma anormal, devido a uma falha muscular da parede da artéria. Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.O que uma pessoa que teve aneurisma não pode fazer?
A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.É possível um aneurisma desaparecer?
Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.O que leva a pessoa a ter um aneurisma?
O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).Quanto tempo leva para um aneurisma romper?
De acordo com o especialista, quanto maior o aneurisma, maiores as chances de ruptura. “Aneurismas de 6 cm de diâmetro, por exemplo, têm um risco de cerca de 10% de se romperem no prazo de um ano. A mortalidade, nesses casos, é muito alta, podendo chegar a 90%, mesmo com o tratamento adequado.O que acontece quando uma pessoa morre de aneurisma?
“Quando esse aneurisma se rompe, 50% dos pacientes vão a óbito. Dos 50% que sobrevivem, 30% vão viver com sequelas, como perda de movimentos no braço ou perna e dificuldade na fala ou memória. É uma doença com alta taxa de mortalidade, sendo fatal ou deixando sequelas importantes”, frisa.Porque um aneurisma cerebral pode ser fatal?
Os principais perigos causados por esse problema são o rompimento da artéria, o que pode gerar sangramento, chamado de AVC hemorrágico ou popularmente como “derrame”. Este, por sua vez, causa diversos sintomas, que podem variar desde uma dor de cabeça forte até mesmo ao coma e morte.Como é a vida de quem tem aneurisma cerebral?
Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.Quando o aneurisma mata?
Se um aneurisma cerebral se romper, ele irá causar sangramento em torno do cérebro (chamado hemorragia subaracnóidea) que causa dor de cabeça intensa e pode ser fatal.É perigosa a cirurgia de aneurisma?
Apesar de bastante conhecida, com bons resultados, esse tipo de tratamento contém riscos, além de ser demorada e necessitar de uma anestesia geral, e possuir uma recuperação lenta.Quem tem aneurisma fica com sequelas?
O rompimento de um aneurisma cerebral pode deixar sequelas (frequentemente irreversíveis) ou até mesmo levar à morte. Quando ocorre hemorragia, a taxa de mortalidade varia entre 50% e 60% dos casos, sendo que cerca de um décimo destes indivíduos não recebem atendimento médico a tempo.Quais os primeiros sinais de um aneurisma cerebral?
A hemorragia subaracnóidea pode causar sintomas como:
- Dor de cabeça intensa e súbita (caracterizada como uma “cefaleia em trovoada”);
- Náuseas;
- Vômitos;
- Rigidez no pescoço;
- Alterações na visão, na fala, na sensibilidade, na força e/ou na consciência.
Como evitar aneurisma cerebral?
Bom, a melhor forma de prevenir o rompimento do aneurisma é evitando e controlando os fatores de risco. Ficar longe do cigarro, manter os níveis de glicose e colesterol equilibrados, além do controle da pressão arterial.Como é a dor de cabeça de quem tem aneurisma?
Você pode sentir uma dor intensa atrás ou ao redor de um dos olhos. Pode ser latejante ou constante. A dor pode ser tão forte que a maioria das pessoas com cefaleia em salvas não consegue ficar quieta e costuma andar de um lado para o outro durante uma crise.O que é mais perigoso, AVC ou aneurisma?
Mas então, qual o AVC mais grave? O aneurisma cerebral, por exemplo, quando rompe, causa um tipo específico de AVC hemorrágico, que é chamado de hemorragia subaracnóide (HSA). De todas as hemorragias intracranianas, ela é certamente a mais grave.O que piora o aneurisma?
As causas do aneurisma variam da genética ao tabagismo, alcoolismo e hábitos de vida que não são saudáveis. Quem passou por algum trauma ou doença vascular também está propenso a ter a doença, é o caso, por exemplo, de pacientes com hipertensão arterial não controlada.Quais as chances de sobreviver a uma cirurgia de aneurisma?
Pode-se observar que a sobrevida global dos pacientes operados para correção do aneurisma de aorta é grande (72% em 8 anos). Mesmo os pacientes mais idosos (> 75 anos) se beneficiaram da cirurgia, pois 86% deles ainda estavam vivos após 4 anos.Quem tem aneurisma pode ter relações sexuais?
Os aneurismas representam risco de ruptura, levando o paciente rapidamente à morte, e este risco é proporcional ao tamanho do mesmo. Quando o paciente é submetido à correção cirúrgica, duas das possíveis conseqüências são a disfunção erétil (DE) e a ejaculação retrógrada (ER) com impacto negativo na qualidade de vida.Como evitar um aneurisma de forma natural?
Veja algumas maneiras de prevenir-se:
- Controlar a pressão arterial;
- Controlar os níveis de colesterol por meio de uma alimentação saudável;
- Não fumar;
- Não fazer uso de drogas;
- Não fazer uso de bebidas alcoólicas de maneira excessiva.