A quantidade de dano que um projétil causa é proporcional a quantidade de energia que ele transmite para o alvo. A energia ao sair do cano de um projétil do cartucho 5,56x45mm NATO é de cerca de 1750 Joules já a energia do 9x19mm luger é de cerca de 500 joules.
Segundo estimativas, menos de três por cento das pessoas sobrevivem a um ferimento de bala na cabeça. Destes, menos ainda recuperam totalmente das lesões e continuam a viver como viviam antes de sofrerem o tiro.
SÃO FRANCISCO, Califórnia — Ferimentos com armas de fogo na região da cabeça na maioria das vezes são fatais, mas um americano de 45 anos sobreviveu após receber um tiro no olho direito . E o mais surpreendente é que, após cirurgia para remoção do projétil, a vítima deixou o hospital com a visão intacta .
Se você der um tiro no coração de uma pessoa, ela provavelmente vai morrer. O coração é um órgão muito importante para a vida, e quando ele é atingido por um tiro, é muito provável que pessoa venha a morrer.
BALEADO NA CABEÇA - ENTENDA O QUE OCORRE APÓS UM TIRO NA CABEÇA. CIRURGIA E OS RISCOS
Onde o tiro é menos letal?
Regiões sensíveis como: cabeça, pescoço, olhos, abdome, e região urogenital, são especialmente vulneráveis a lesões severas se atingidas por arma não letal.
As pessoas podem sentir que seu coração está batendo forte ou que está acelerado, sentir falta de ar ou apresentar pressão arterial perigosamente baixa.
As orlas de enxugo e de contusão ou escoriação localizam-se ao redor do orifício de entrada, mas também podem ser observadas junto ao orifício de saída, quando a pele é comprimida contra um anteparo. Há o rompimento de pequenos vasos sanguíneos na passagem do projétil, formando uma mancha colorida.
Quando o projétil sai da arma de fogo, gases quentes, pólvora não queimada e fuligem saem junto, diz Pollanen. Se disparado em contato com a pele ou de uma distância pequena, essas substâncias também penetram o corpo. Quando as balas entraram, senti como se algo estivesse se expandindo dentro de mim.
Devido ao tamanho muito pequeno da bala, ela coloca muita pressão em uma pequena parte do corpo. Em primeiro lugar, a bala rasga a pele humana e se move em direção ao osso. Então, essa bala também quebra esse osso e vai em frente, rasgando os órgãos e vasos sanguíneos.
Se o tiro não atinge um osso imediato, você não sente nada, somente uma pressão, como se algo tivesse empurrado. com muita força o local onde o projétil entrou. Mas quando sua adrenalina baixar, você vai sentir uma dor que nunca sentiu na vida.
As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).
Alta penetração irá atravessar algumas paredes que média ou baixa penetração não atravessam. E às vezes você pode atirar através de uma parede com baixa penetração, mas vai levar cerca de 5 tiros na cabeça para conseguir uma morte, então não tem muito valor em fazer isso.
O tiro, diz ele, ainda tem energia suficiente para ferir, matar e perfurar objetos, como uma bala perdida, a até 800 metros. E pode chegar mais longe, entre 1,2km e 1,5km, dependendo de circunstâncias favoráveis como o vento, a angulação do disparo e a ausência de obstáculos no caminho.
"O raio de letalidade de um fuzil de calibre 7.62 é de 2.500 m. O alcance pode chegar a até 5 km, mas sem letalidade. Se atingir alguém após este trajeto, e a pessoa estiver de casaco, é capaz de ela nem sentir a bala.
Um tiro de fuzil de raspão no peito também pode lesar o pulmão, apenas pela transferência de energia. Com os efeitos da cavidade temporária e da fragmentação (do projétil), um tiro no ombro, seja o direito ou o esquerdo, pode lesar o coração.
Depende do tipo de arma de fogo usado, calibre do projétil disparado, distancia, localização, tipo de tecido, se o projétil teve saída ou permanece no corpo, se houve fragmentação do projetil ou não, condições de saúde pré-existentes do paciente, tempo de socorro etc.
Quando é efetuado um disparo, geralmente o projétil disparado irá encontrar a pele, no primeiro contato que se tem com o corpo, o que ocorre é que o projetil disparado geralmente está aderido de varias substancias do próprio cone de dispersão, isto significa que quando o projetil atravessa a pele, deixa na mesma estas ...
Porque quando uma pessoa leva um tiro sai sangue pela boca?
Por que cargas d'água o baleado sangra pela boca? Um tiro na barriga, com raras exceções, não causa essa complicação. Para sair sangue pela boca, é necessário perfurar o esôfago ou lesionar os grandes vasos torácicos.
Se a pessoa está com ferimento grave, ela pode ter dificuldade pra engolir a água. Isso pode levar a uma condição chamado de aspiração, que ocorre quando a água entra em vias respiratórias. como por exemplo os pulmões, causando uma condição potencialmente fatal pra pessoa, que é chamada.
Então qdo vc leva um tiro e começa a sangrar, teu corpo vai entrar em hipovolemia(ativando alguns desses mecanismos acima). Com isso, vai ser enviado um sinal eferente pra teu hipotálamo, que vai cusar a sensação de sede.
Pode ocorrer pneumotórax quando uma força contundente (por exemplo, um acidente com veículo a motor ou queda) ou uma lesão penetrante (como um ferimento por punhalada ou disparo) danifica os pulmões e/ou as vias respiratórias. O dano faz com que o ar saia do pulmão e se acumule entre o pulmão e a parede do tórax.
A paralisia dos movimentos é um problema que ocorre em quase todas as pessoas que levam um tiro na cabeça. Outra sequela comum são as crises convulsivas. "Por motivos ainda não completamente claros, esses ataques epiléticos surgem nesses pacientes. Elas podem estar ligadas à liberação de chumbo das balas."