MITO. Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos. PSA aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata.
O diagnóstico de câncer de próstata gera grande preocupação para o paciente. Dúvidas a respeito da possibilidade de cura e complicações do tratamento são bastante comuns. Embora o câncer de próstata seja mais comum em pacientes após os 60 anos de idade, a doença pode ocorrer em pacientes jovens.
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
É verdade que todo homem vai ter câncer de próstata?
Segundo enfatizou, a cada 41 homens, pelo menos um perde a vida por causa do câncer de próstata. Um em cada seis homens pode desenvolver câncer de próstata durante a sua vida, mas as chances de cura chegam a 90% dos casos, quando diagnosticados precocemente.
Dr Felipe Ades- Há muitos casos de câncer de próstata antes dos 40 anos?
O que sente um homem com câncer de próstata?
Dores nas costas, na pélvis e nos testículos. Mais um sinal de alerta para o câncer de próstata, é o desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino, ou na área ao seu redor, que pode vir com muita ou pouca intensidade, dependendo da evolução do câncer e da sensibilidade do paciente.
Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.
Quanto tempo o câncer de próstata demora para se desenvolver?
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Quais são os primeiros sinais do câncer de próstata?
Sangue na urina ou no sémen
A presença de sangue na urina (hematúria) e sangue no sémen (hemospermia) são sintomas do câncer de próstata. Tumores localizados em outras regiões, como bexiga e testículo, por exemplo, também podem apresentar estes sinais. O ideal é buscar ajuda médica assim que notar a alteração.
Quantos anos vive um homem com câncer de próstata?
A sobrevida em 10 anos para estágio localizado foi de 100%, isto é, todos os pacientes diagnosticados e tratados em fase inicial estavam vivos 10 após o tratamento. A sobrevida em 5 anos para estágio metastático foi de 32,3%.
No último caso, o público-alvo é quem tem maior chance de desenvolver a doença. — Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.
Quais os primeiros sinais de inflamação na próstata?
A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.
Um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer) tanto a incidência quanto a mortalidade dessa neoplasia aumentam significativamente após os 50 anos.
Qual a chance de sobreviver a um câncer de próstata?
A sobrevida específica por câncer de próstata foi de 88% em cinco anos e de 71% em dez. A classificação de Gleason maior que 6, PSA maior que 40ng/ml, estádio B2 e cor da pele branca foram marcadores independentes de pior prognóstico.
Em termos globais, o tumor da próstata é considerado uma doença da terceira idade. Contudo, ainda que seja mais raro, a doença pode, sim, afetar homens mais jovens. Assim como em todos os outros tipos de tumores, o da próstata também se desenvolve conforme os fatores de risco.
Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?
Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal. Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco.
Não existe um lugar específico para o tumor se alojar na próstata. À medida que ele cresce, vai ocupando um espaço maior, invadindo os tecidos ao redor e as vesículas seminais. Além de afetar a região, as células cancerígenas podem atingir os linfonodos, cair na corrente sanguínea e se espalhar para outros órgãos.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford mostra que o aumento da gordura na região da barriga está intimamente ligado ao aumento de câncer de próstata.
Além dos sintomas citados acima, o câncer de próstata em estágio avançado pode provocar, às vezes, outros sintomas como: Disfunção erétil. Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou. Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Os sintomas são muito parecidos com os da prostatite e da hiperplasia prostática benigna, outro crescimento significativo da glândula, que atinge grande parte dos homens com a idade. O câncer, no entanto, pode ser confundido com essas duas ocorrências que são bem mais comuns e porque se manifesta tardiamente.
Regra geral, é prescrito quando o valor total do PSA se situa entre os 4 e os 10 ng/ml. Quando esta relação é inferior a 15% (ou 0,15), considera-se que existe uma maior probabilidade de tumor. Por outro lado, se for superior a 20% ou 25%, o risco é menor.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.