É possível ter uma conta bancária com dólares americanos no Brasil?
As contas em moeda estrangeira somente estão disponíveis para segmentos específicos, tais como agentes autorizados a operar em câmbio, emissores de cartões de crédito de uso internacional e sociedades seguradoras.
1. BS2: conta multimoedas para empresas e pessoas físicas. O BS2 oferece uma conta em dólar no Brasil para pessoas físicas e jurídicas. O banco não requer que você já seja um correntista da instituição para ter acesso à conta PF, mas há essa exigência para empresas.
Continua sendo possível adquirir moeda em casas de câmbio, bancos ou através de plataformas online. Se a compra for realizada em casas de câmbio, é necessário apresentar um documento de identificação válido, como RG ou passaporte, além de informar o valor desejado em dólares ou na moeda que o comprador deseja adquirir.
Quem mora no Brasil pode abrir uma conta em dólares de forma totalmente online, através de bancos digitais e instituições financeiras que disponibilizam o processo por meio de site ou aplicativo de smartphone.
Bancos brasileiros que aceitam transferências do exterior
A maioria dos bancos brasileiros aceita transferências do exterior, sendo os principais Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Inter. As transferências feitas via bancos tradicionais são bem mais caras que feitas via fintechs.
A C6 Conta Global foi reconhecida como a conta com melhor cartão de débito internacional pelo prêmio O Melhor de Viagem e Turismo. Ela oferece diversas vantagens para quem deseja ter uma carteira diversificada em real, dólar e euro em um único app.
A ideia de guardar dólares em casa deve ser cuidadosamente avaliada. A segurança, a valorização da moeda, os custos de oportunidade e as implicações legais são fatores que precisam ser considerados. Optar por investimentos mais seguros e rentáveis pode ser a melhor maneira de proteger e valorizar seu patrimônio.
Uma conta internacional é como uma nacional, mas com o bônus de poder comprar dólares sem precisar ir em uma casa de câmbio, ter um cartão internacional e enviar e receber pagamentos. Sendo assim, você economiza em taxas e ganha em comodidade.
Qualquer correntista do banco pode solicitar a conta internacional, que vem acompanhada de um cartão de débito internacional da MasterCard e que pode ser usado em qualquer local onde a bandeira seja aceita. Se o cliente tiver as duas contas – em dólar e em euro – terá um cartão para cada uma delas.
O limite para sair do Brasil com cédulas é de US$ 10.000,00 ou o equivalente em outra moeda. Se você planeja levar um montante superior a esse valor, você terá que fazer uma declaração. A declaração deve ser feita por meio da Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV).
O limite de dólar para entrar no Brasil é de US$ 10 mil em espécie ou equivalente em outra moeda. Acima desse valor, será necessário realizar a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), informando a quantia total, a moeda, os documentos pessoais, entre outros dados.
A conta e cartão internacional Avenue não possuem tarifas de manutenção mensal. Salientamos que haverá incidência de tarifas na realização de saques, envio do cartão físico Avenue (se solicitado) e em transações em outras moedas, por parte da operadora do cartão (Mastercard).
Brasileiros que recebem dinheiro em outros países precisam declarar sua conta no exterior no Imposto de Renda 2024 para evitar problemas tributários e não cair na malha fina da Receita Federal. No entanto, é comum ficar em dúvida na hora de preencher essa informação no envio do IR.
Sim, é possível abrir uma conta em dólar no Brasil com um banco tradicional ou provedor online especializado, como a Wise ou WorldRemit. Cada uma dessas empresas oferece contas com funcionalidades e taxas diferentes, por isso é importante pesquisar bem para descobrir qual é a mais indicada para você.
Consulta de Câmbio O Banco do Brasil possui soluções de câmbio desenvolvidas especialmente para atender os seus negócios com moeda estrangeira. Consulte o valor de compra e venda de moedas estrangeiras em tempo real.
Não existem restrições legais quanto a guardar moeda estrangeira em casa. Mas é claro que manter dinheiro vivo na gaveta, seja em moeda nacional ou estrangeira, representa um risco caso ocorra um roubo à residência. Ainda assim, se você for viajar de novo em breve, não há problema algum em aproveitar as sobras.
Uma das maneiras mais simples, segundo os especialistas, para investir em moedas estrangeiras são os fundos cambiais. São um tipo de fundo de investimento que aloca, pelo menos, 80% de seus recursos em ativos atrelados a uma moeda, como o dólar. Os outros 20% são destinados a títulos de renda fixa.