O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem notas de corte para todos os cursos e o de Medicina é um dos mais altos deles. Com essa nota, você consegue ingressar em instituições públicas de ensino superior e, por isso, geralmente, a nota de corte para Medicina costuma ficar entre 770 a 900 pontos no Enem.
Depende muito mais do teu TRI do que o número de questões que vc acerta, mas, por via de regra, quem tira 40 questões para cima costuma passar dos 900 pontos frequentemente. Entretanto, já vi muitas pessoas tirando 39, 38 questões e mesmo assim passando de 900 pontos por causa de TRI. O enem é bizarro nesse nível.
Bom, confira agora uma entrevista com a aluna Nayara Dias da Mota, que alcançou 960 pontos na redação do exame em 2022, elaborada especialmente para você pelo CRIA. Tudo para te mostrar como é tirar 900 na redação do ENEM.
Até o momento, 1.592 estudantes da rede estadual obtiveram nota acima de 900 pontos na Redação do Enem 2023. A tendência é que esses números aumentem no decorrer dos dias.
Redação para o ENEM: Como APRENDER RÁPIDO e tirar +900 PONTOS em QUALQUER TEMA: método e modelo
Quem tira 900 no Enem ganha o quê?
Estudantes que tiraram a partir de 900 pontos na redação no Enem serão premiados com R$ 10 mil. Iniciativa integra o programa 'Bora Estudar' e beneficiará estudantes concluintes em 2023.
Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.
A nota de corte média para o curso de Medicina, considerando o Brasil todo, foi de cerca de 811,428 pontos na última edição do Sisu de 2023. Em 2023, menor nota foi registrada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – São Luís (MA), sendo 682,76. A maior na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), 918,34.
Para ter um pouco de noção sobre o assunto, a Revista Quero consultou o coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon, que orientou: “de acordo com as notas médias de corte das universidades federais do Brasil, uma nota do Enem de 720 a 840 pontos pode ser considerada boa”.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem notas de corte para todos os cursos e o de Medicina é um dos mais altos deles. Com essa nota, você consegue ingressar em instituições públicas de ensino superior e, por isso, geralmente, a nota de corte para Medicina costuma ficar entre 770 a 900 pontos no Enem.
Antes de mais nada, é bom já dizer que não, não é possível zerar na prova do Enem, apenas na redação. Mesmo que o candidato vá muito mal e mesmo que erre todas as questões, tirar zero não vai ser possível por causa da forma que a nota da prova é calculada.
Na prova, cerca de metade dos participantes (55,6%) tirou entre 450 e 600 pontos. Apenas 5,0% teve notas acima dos 700 pontos, enquanto apenas dois tiveram notas entre 850 e 900.
O exame é divido em quatro áreas de conhecimento, além da redação. Destas, "Matemática e suas tecnologias" encabeça a lista de maiores notas: a pontuação máxima alcançada por um candidato foi 958,6. Confira as pontuações em cada uma das áreas: Matemática e suas tecnologias - 958,6.
Uma boa nota para quem deseja ingressar em uma universidade pública hoje é aquela igual ou superior a 900 pontos, o que impulsiona significativamente a nota final para, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), o mais importante do país”, explicou a docente.
De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.
Embora a nota de corte dos cursos mais disputados, como Medicina, seja bastante alta, é importante saber que dá, sim, pra entrar na faculdade com essa pontuação! Quem busca uma vaga no SiSU pode conquistá-la com uma nota no Enem entre 500 e 600 pontos.
Na edição de 2021, a nota de corte média em Medicina foi de 704,92 pontos, com a maior de 773,32 e a menor 672. Nota-se que, embora o financiamento estudantil possa transparecer mais simples, a nota de corte para participar ainda continua sendo alta. Portanto, a única saída é se sair bem no Enem.
Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 900?
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Já um aluno que deseja ser aprovado em um curso tão concorrido como Medicina nas principais universidades do país, por exemplo, precisa ter obtido de 800 pontos para cima na média das cinco áreas, para ter uma garantia de aprovação.