Cerca de 4% da população tem uma condição conhecida como "mente cega", ou seja, são incapazes de imaginar e visualizar coisas ou lugares sem que estejam diante deles. O médico venezuelano Guillermo Antonio Acevedo contou à BBC como é viver com afantasia. "Sonhar não custa nada".
Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.
Não alcançar o sono REM está correlacionado a problemas de saúde mental, então faz sentindo que uma pessoa que não sonha também esteja se sentindo deprimida ou ansiosa.
Ann mostra as pequenas coisas que dão sentido à vida pela lista de sonhos que lhe fazem viver. E se a vida é feita de escolhas, sabe que morrer não é. É uma condição de nossa espécie, faz parte da vida, e que é necessário encontrar oportunidades para enfrentar a última partida.
Esse estado acontece durante o sono REM, quando acontecem os sonhos mais vívidos e, por isso, a paralisia do sono pode ser tão aterrorizante. A maioria das pessoas com paralisia do sono relata que ocorre quando elas estão dormindo de barriga para cima.
REVELADO O SEGREDO. Por que tem gente que não sonha? | Dr Dayan Siebra
Por que eu não tenho sonhos?
De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.
Podemos até afirmar que a qualidade do sonho pode interferir na questão de termos ou não uma boa noite de sono. E lembre-se, o sonho é o melhor material para o entendimento de nós mesmos, ele emerge diretamente de nosso inconsciente, até porque não estamos conscientes ao sonhar.
Perder a vontade de sonhar é sinal de que algo não vai bem. Ainda mais se nada de grave aconteceu em sua vida no momento. É interessante buscar ajuda sim, pois saberá o que esta havendo e buscar mudanças.
Destaca-se a importância dos sonhos, uma verdade essencial: quando paramos de sonhar, a vida perde parte de seu significado. Os sonhos são como combustível para nossa caminhada diária, impulsionando-nos a buscar mais, a alcançar novos patamares e a tornar realidade aquilo que imaginamos.
Um dos principais motivos de desistir dos sonhos é não querer se aprimorar para seguir até ele. Muitos desistem no meio do caminho pois querem o resultado muito mais do que aprender algum tipo de nova habilidade, que por sua vez, pode ser determinante pra ter uma trajetória bem-sucedida.
Há um colapso da função onírica. Alguém poderia dizer que já nos sonhos de angústia, o aparelho psíquico tem dificuldade de cumprir o seu papel. Nos sonhos traumáticos isso é evidente. Esse fracasso da função onírica nos aponta para uma deficiência, para uma dificuldade para pensar e simbolizar o que se está vivendo.
A falta de sonhos com sua amada não necessariamente indica algo negativo. Os sonhos são complexos e podem ser influenciados por vários fatores, incluindo experiências recentes, emoções, e até mesmo a forma como seu cérebro processa informações durante o sono.
Há quem diga que sonhar é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro. Daí vem a hipótese do sentido de aprendizado. Estudos revelaram que, nos primeiros dias de vida, cerca de 50% do tempo dormindo do bebê é sonho REM, com sonhos.
Durante o REM, áreas do nosso cérebro que transferem memórias para armazenamento de longo prazo estão relativamente inativas, segundo Deirdre Barrett, uma pesquisadora de sonhos da Harvard Medical School. É como se nosso cérebro estivesse tão ocupado processando os sonhos que “esquece” de salvá-los para o longo prazo.
Por que algumas pessoas sonham muito e outras não?
Com base nos resultados observados, os pesquisadores concluíram que o cérebro de uma pessoa que se lembra de seus sonhos com maior frequência exibe padrões de ondas cerebrais maiores, como se essas pessoas se mantivessem muito mais atentas e atraídas pelo ambiente externo.
Depois de anotar os seus sonhos e se lembrar deles, percebeu que uma coisa se repete toda noite? Saiba que isso também é normal. Ter o mesmo sonho repetidas vezes é uma forma de seu inconsciente chamar a sua atenção para o tema em questão.
Cerca de 4% da população tem uma condição conhecida como "mente cega", ou seja, são incapazes de imaginar e visualizar coisas ou lugares sem que estejam diante deles. O médico venezuelano Guillermo Antonio Acevedo contou à BBC como é viver com afantasia. "Sonhar não custa nada".
Tradicionalmente, a ausência de sonho é definida naquela parte do sono que ocorre entre os episódios de sonhos, ou durante um tempo de sono profundo quando sua experiência consciente é temporariamente desligada.
Lembrar o sonho – seja ele bom ou ruim – vai nos ajudar a estar em contato com nossos processos internos cognitivos e emocionais, ajudando, assim, a organizar nossa vida. Quando temos pesadelos recorrentes, podemos achar que está relacionado ao que vivemos em determinado dia, mas ele pode dizer muito mais do que isso.
Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos. + Como saber se tenho insônia?
Quando estamos incomodados com a nossa vida, é hora de pararmos e refletirmos, pois se não conseguimos realizar nossos sonhos ou simplesmente não sonhamos mais por falta de tempo, dinheiro, saúde, ou qualquer outra coisa, é o momento de pararmos e pensarmos o que estamos fazendo de nossas vidas.
Além disso, a atividade cerebral, a respiração e a pressão sanguínea ficam em alta e os olhos ficam se movimentando rapidamente. Ou seja, quando você sonha, você ativa o cérebro e outras composições do corpo. Assim, toda a energia e o tempo de descanso vão embora por alguns sonhos ou pesadelos!
Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.
Início » Por que é preciso sonhar? É preciso dormir, e da mesma forma, é preciso sonhar. Os sonhos promovem benefícios à saúde mental e física, isso porque são através deles que superamos traumas, fobias são amenizadas e memórias consolidadas.