Já com a ajuda das técnicas de reprodução assistida, o recorde pertence a uma indiana de 70 anos. Ela deu à luz a sua primeira filha em 2021, graças a um tratamento de fertilização in vitro (FIV).
Qual a chance de uma mulher de 70 anos engravidar?
As chances de uma pessoa na casa dos 70 anos conseguir engravidar naturalmente são praticamente nulas, já que a maioria das pessoas com útero passa pela menopausa entre o fim dos 40 anos e o início dos 50.
Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante. Ainda assim, tem se tornado cada vez mais comum o adiamento dos planos de engravidar. Com os avanços da Medicina em métodos contraceptivos e fertilização in vitro, a mulher tem opções.
Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo.
Uma mulher indiana pode ter se tornado a mãe mais velha do mundo ao dar à luz aos 75 anos de idade. Ela ficou grávida por meio de fertilização in vitro (FIV) e o bebê, uma menina, nasceu na noite do último sábado, 12, informou o The Times of India.
Existe idade ideal para a mulher engravidar? | Drauzio Comenta #90
Qual a idade máxima que uma mulher pode engravidar?
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha.
Qual a mulher mais velha que já engravidou naturalmente?
O livro dos Records (Guinness Book) indica a mulher mais velha a dar à luz uma criança concebida naturalmente é uma britânica em 1997, que tinha 59 anos.
No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil.
Existem exames para saber se a mulher ainda pode engravidar? Há algumas opções de exames disponíveis, porém, o hormônio anti-mulleriano (HAM), que comumente é relacionado à ultrassonografia transvaginal, é considerado um marcador eficaz para a avaliação da reserva ovariana.
Segundo o livro do Guinness, a mulher mais velha a dar à luz uma criança naturalmente concebida foi uma britânica de 59 anos em 1997. Com a ajuda da fertilização in vitro, o recorde mundial é de uma espanhola, María del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos em 2006, quando estava prestes a comemorar seus 67 anos.
Na literatura médica habitual, a mulher grávida com mais de 35 anos é descrita como “gestante idosa”. O próprio termo pode estar deslocado, em um mundo no qual mulheres na faixa dos 40 anos exibem aparência, vitalidade e saúde compráveis às de jovens de 20 e poucos.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Em 2019, uma mulher indiana de 73 anos também deu à luz gêmeos após tratamento de fertilização in vitro. "Alcançamos o extraordinário: a mãe mais velha da África a dar à luz gêmeos, com 70 anos!", escreveu no Facebook o Women's Hospital International and Fertility Center (WHI&FC).
“O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que aumenta a possibilidade uma gravidez acima dos 60 anos”, explica Borges, responsável pelo caso de Ana Maria. O que vai determinar se a mulher pode ou não passar por um procedimento de reprodução assistida é a sua condição de saúde.
O período fértil compreende, de fato, cerca de 6 dias ao mês, sendo 5 dias antes da ovulação mais o dia da ovulação. Dessa forma, a maior probabilidade de ocorrer uma gravidez é 1 a 2 dias antes da ovulação.
Apesar disso, engana-se quem pensa que homens com mais idade não podem ter filhos. Como dissemos, ocorre uma queda, mas a produção não cessa, possibilitando que um homem com mais de 60 anos possa engravidar sua parceira.
Durante a entrevista, a artista, de 57 anos, fala sobre a descoberta de uma terceira gravidez aos 55. Ela diz que, ao receber a notícia, encarou a vinda de um filho depois dos 50 como uma “missão”.
Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular.
Embora a qualidade seminal diminua com a idade, é possível um homem de 70 anos de idade ainda ser fértil. Para melhor esclarecimento e avaliação, procure um (a) urologista.
Na reportagem exibida neste domingo (25), a atriz revelou que a gravidez pegou de surpresa ela, o marido, o ator e bailarino Jarbas Homem de Mello, 53, e até os médicos. Claudia, que congelou de óvulos aos 48 anos e entrou na menopausa aos 50, contou que fez uma fertilização in vitro, mas o embrião não se formou.
EFICÁCIA COM USO PERFEITO. O método de coito interrompido é controlado pelo próprio parceiro e, se realizado sempre de modo perfeito e no momento certo, pode ser eficaz na prevenção da gravidez. No entanto, um desempenho perfeito é relativamente improvável.
Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.
Inicialmente, Claudia conta ter feito um tratamento de cinco semanas com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. "Fiz todo o tratamento e nos cinco dias últimos, que é quando se faz o embrião, quando junta o espermatozóide com o óvulo, comecei a tomar progesterona.