Vênus está se tornando mais fácil de ser localizado à medida que aproximamo-nos do meio do ano. Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste.
O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte. Por ser um planeta inferior, ele sempre se posiciona a até 47° do Sol. Vénus "ultrapassa" a Terra a cada 584 dias enquanto orbita o Sol.
Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol. O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.
Dá pra ver Vênus de noite sim no modelo atual do sistema solar, terraplanistas
Como observar a Vênus a simple vista?
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.
Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.
O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.
17 de setembro de 2024: Harvest Moon (Lua da Colheita) (super) 17 de outubro de 2024: Hunter's Moon (Lua do Caçador) (super) 15 de novembro de 2024: Beaver Moon (Lua do Castor) 15 de dezembro de 2024: Cold Moon (Lua Fria)
Toda a luminosidade com que ele aparece para nós se deve ao fato de ficar mais próximo do Sol do que a Terra e, ao mesmo tempo, ser, entre todos o planetas, o mais próximo da Terra.
A nave seria usada para lançar uma sonda na atmosfera de Vênus, que vem sendo desenvolvida no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Cerca de 30 pessoas, lideradas por Seager, estão cuidando da produção. A previsão é de que Fóton leve cinco meses até chegar a Vênus, estando lá em outubro de 2023.
Qual é a primeira estrela que aparece no céu à noite?
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Vênus continuará a aparecer por volta das 4h30 da manhã, subindo cada mais, até atingir o seu ponto mais brilhante em 19 de setembro, quando terá uma magnitude de -4,8, o que é 23 vezes mais brilho do que Sirius, conhecida por ser a mais cintilante do céu.
VÉNUS. Vénus é um planeta rochoso, tal como Mercúrio e a Terra, mas a sua atmosfera é muito mais densa, sendo formada por vários gases. Esta espessura oculta a sua superfície, fazendo com que a atmosfera seja responsável pela característica cor amarelada do planeta.
Vênus, por exemplo, é totalmente coberto por uma espessa atmosfera formada por nuvens. É por isso que tem um brilho branco. Ele ainda parece ser o mais brilhante dos planetas porque ele está perto da Terra. Já a superfície do planeta vermelho é basicamente composta por minerais de ferro oxidados.
No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são os cinco planetas que frequentemente podem ser observados a olho nu da Terra. Eles brilham no céu noturno devido à luz solar refletida em suas atmosferas e superfícies.
Júpiter estará de volta de forma no final de 2024, aparecendo 60° acima do horizonte quando estiver na direção sul e fazendo oposição dia 7 de dezembro. Marte e Vênus também voltaram à cena no final do ano, Vênus no céu noturno, enquanto Marte se dirige à oposição em janeiro de 2025.
T Coronae Borealis: Uma Nova Pronta para Explodir Qualquer Noite em 2024. A qualquer momento, uma estrela que estava escondida por décadas iluminará o céu noturno! Uma erupção de nova está prestes a ocorrer na constelação de Corona Borealis.
O eclipse anular de outubro de 2024 será visível em partes da América do Norte, América Central e algumas regiões da América do Sul, incluindo o norte do Brasil. A data exata do fenômeno é 14 de outubro de 2024.
O radiante da chuva de meteoros – onde os meteoros individuais parecem se originar – estará próximo ao horizonte sudeste dentro da constelação homônima da chuva, Aquário. Devido a essa localização, o espetáculo do céu favorece ligeiramente os observadores que estiverem no Hemisfério Sul do planeta.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
Ele tem o dia mais longo que o ano, sua rotação é no sentido contrário ao da Terra e sua atmosfera é tóxica devido a um efeito estufa descontrolado que dá ao planeta uma cor amarelada e faz com que sua temperatura seja em média em torno de 475° C.