Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.
Você sabia que é possível usar o Drywall como revestimento colado? Isso mesmo. Ao invés de revestir uma parede de alvenaria com todas aquelas etapas que incluem chapisco, emboço e reboco, opte pela colocação da placa direto na parede já pronta. Optando pelas placas de drywall, sua obra só terá benefícios.
Estar com a parede limpa e seca é uma das formas mais seguras de como colocar azulejo. Então, antes de preparar a argamassa, remova os resíduos de acabamentos da parede. Para isso, utilize uma espátula para deixar a superfície livre de qualquer sujeira.
Fazer um reboco bem feito na parede é uma etapa importante da sua obra ou reforma, já que garante a impermeabilização do local e evita infiltrações no futuro. Além disso, um reboco bem estruturado protege o local contra rachaduras e mofos.
CERAMICA COLADA DIRETO NO BLOCO - É UMA BOA OPÇÃO?
O que pode substituir o reboco externo?
Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.
Pode aplicar a textura direto no bloco de concreto? Sim. É possível aplicar a textura diretamente nos blocos de concreto utilizando técnicas como: moldagem, jateamento abrasivo ou adição de agregados.
Não, você não é obrigado a rebocar o muro do lado do vizinho. A menos que haja uma convenção de condomínio ou acordo entre vizinhos que estipule o contrário, cada proprietário é responsável pelo acabamento do muro que está voltado para o seu próprio terreno.
Essa etapa tem como função fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais preenchida para receber o reboco. Suas funções também se ligam à impermeabilização da parede, já reduzem a penetração de água e outros agentes nocivos. O emboço costuma ser composto basicamente por água, cimento, areia e cal.
Se não for passado o chapisco antes das etapas seguintes, por exemplo, poderá não haver aderência o suficiente para segurar o emboço, que também não irá segurar o reboco, e assim sucessivamente. Resultando em uma parede descascada que não pega nem tinta.
Coloque seu azulejo na parede e mova lateralmente – assim, você cria sucção e maior aderência. Use os espaçadores para garantir que o espaço entre azulejos seja uniforme; e, para mais fixação, dê batidinhas com o martelo de borracha. Prossiga com esse mesmo processo ao longo da parede.
Não aconselho pois o risco de destacar a camada de tinta é grande, por ser um material PVA e de baixa resistência à tração que o revestimento exercerá.
Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.
Que tal dispensar uma etapa que pesa no orçamento da obra e consome tempo para a definição do acabamento? O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa.
De fato, trata-se de uma espécie de massa para assentar diferentes tipos de tijolos e, consequentemente, substituir as misturas tradicionais com areia, pedras, cimento, cal etc. Ou seja, o produto já vem pronto em uma embalagem e pode ser aplicado diretamente nos tijolos durante o processo de uma construção.
Além de oferecer um acabamento uniforme às paredes de alvenaria, o reboco também possui o importante papel de proteger as paredes contra infiltrações e problemas relacionados à umidade.
Emboço vem para realizar a regularização da superfície e preparar a parede para receber o revestimento cerâmico ou a cama de Reboco e posteriormente pintura.
Outra opção que a Inkor oferece é a monocapa (externa ou interna), que substitui o chapisco e a massa de reboco, principalmente na hora de levantar a parede.
O que fazer quando o vizinho não deixa rebocar a parede?
É importante enfatizar, não se deve entrar a força no imóvel do vizinho para realizar os devidos reparos, procure um Advogado especialista em direito Civil, para que seu caso seja analisado e os procedimentos sejam determinados judicialmente, dentro dos regulamentos.
Pode, desde que a construção esteja submetida a alinhamento, que se comunique previamente ao vizinho, que se verifique se o muro suportará a sua construção e, a depender da situação, que se pague proporcionalmente o valor do muro e do chão ao vizinho.
Quantos metros o pedreiro consegue rebocar por dia?
Constatou-se que a média de produção de alvenaria entre as três obras estudadas para um (1) pedreiro, é de aproximadamente 15 m² por dia. Já para a produção de reboco, apurou- se que a média de um pedreiro é de aproximadamente 33 m² por dia.
Uma pergunta comum que recebemos é se podemos pintar diretamente sobre o tijolo sem reboco com a borracha líquida. E a resposta é sim, como você pode ver neste vídeo!
No entanto, muitas pessoas se perguntam se é possível fazer textura sobre azulejo, devido à sua vitricidade. A resposta é: sim, é possível. Confira aqui algumas dicas para fazer esse tipo de aplicação!
Os rolos de pintura são utilizados para aplicar a massa corrida ou a tinta de base na parede antes de realizar a textura. Eles ajudam a cobrir grandes áreas com rapidez e eficiência.