Deixar Aveia de molho: caso queira ter uma digestibilidade melhor e diminuir o nível de ácido fítico (anti-nutriente naturalmente encontrado em cereais que pode atrapalhar a absorção de minerais importantes), deixe a aveia de molho em água durante a noite!
A doutora diz que aveia pode ser colocada em tudo, na sopa, no suco, no feijão, com as frutas…. mas sempre hidratando antes. Ela fica mais pastosa, mais molinha e mais saborosa.
A propriedade de hidratação da aveia é indicada para todos os tipos de pele, mas especialmente para peles sensíveis e irritadas. Mas, além de hidratar, ela cria uma barreira de proteção que dificulta o ressecamento.
A MELHOR FORMA DE CONSUMIR AVEIA! NÃO COMA SEM ANTES ASSISTIR!
Por que colocar a aveia de molho?
Deixar Aveia de molho: caso queira ter uma digestibilidade melhor e diminuir o nível de ácido fítico (anti-nutriente naturalmente encontrado em cereais que pode atrapalhar a absorção de minerais importantes), deixe a aveia de molho em água durante a noite!
Como usar a aveia? Além do clássico mingau, a versatilidade da aveia pode aparecer nas mais diversas receitas, sejam elas doces, salgadas, frias ou quentes. Um jeito bastante tradicional e simples de adicionar o cereal à rotina é polvilhar aveia sobre as frutas ou iogurte no café da manhã.
Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.
A água de aveia oferece uma série de vantagens à saúde. Uma dica valiosa é que consumir a água de aveia com o estômago vazio pode ajudar a controlar a sensação de fome e reduzir a ansiedade por comer alimentos não saudáveis.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Ao ficarem de um dia para o outro na geladeira, em contato com o líquido (leite, leite vegetal ou iogurte), a aveia incha e se torna mais macia e suculenta, como uma espécie de mingau gelado gostoso e de fácil ingestão.
Para isso, basta colocar um pouco de aveia em flocos no liquidificador e bater até formar uma farinha. Em seguida, deve-se peneirar a farinha e colocar o conteúdo retido na peneira no liquidificador para triturar novamente. Repetir esse processo quantas vezes forem necessárias.
Inclusive, o preparo é a escolha perfeita para o horário da janta, pois além de ser leve e de fácil digestão, ele ainda ajuda a melhorar a qualidade do sono. Muitas pessoas não sabem, mas a aveia contém substâncias que regulam os ciclos de sono-vigília. Por isso, é um dos melhores alimentos para consumir à noite.
Pra quem escolher a aveia de flocos grossos, deixe ela um tempo de molho na água ou no leite vegetal para ela ficar mais macia. Deixe por uns 30 minutos antes de comer ou até mesmo a noite inteira para consumir no dia seguinte.
No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.
O consumo regular de aveia é capaz de melhorar o trânsito intestinal, o controle do colesterol e do açúcar no sangue. Além disso, por ser proteica e se estiver sendo usada dentro de uma dieta equilibrada, o alimento também ajuda no emagrecimento e na construção de massa muscular.
Sim. Pode comer banana com aveia todos os dias, desde que consumida de maneira moderada e em uma alimentação equilibrada. Para aproveitar os benefícios desses alimentos, é importante consumi-los combinados com outros ingredientes saudáveis, como verduras, proteínas magras e gorduras boas.
Pensando no consumo de fibras solúveis, aquelas presentes na aveia, chia e maçã, a ingestão de água deve ser redobrada. Isso porque a água é responsável por unir as fibras solúveis e formar o gel na parede do estômago, promovendo o controle da absorção de componentes como o colesterol e o açúcar.
Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.
A aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis que podem auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Para ajudar a soltar o intestino, é recomendado comer pelo menos 1 colher de aveia em flocos em iogurtes, mingaus ou frutas.
Listamos alguns alimentos que podem ser adequados para uma pessoa que acabou de passar por uma crise da doença de Crohn ou qualquer outra condição do intestino inflamado: Purê de maçã; Aveia; Carnes brancas(frango, peixe);
Não há diferença entre a aveia em flocos grossos e aveia em flocos finos a não ser o tamanho e a preferência pessoal de cada um em seus diversos usos, especialmente no café da manhã. Compre aveia em flocos grossos a granel e aproveite todos os seus benefícios para a sua saúde e bem estar.
1. Primeiro você vai adicionar em um recipiente a NESTLÉ Aveia em Flocos, depois coloque a água morna para hidratar a aveia e deixe por 5 minutos (a aveia vai absorver essa água e vai ficar mais macia para o preparo).
A realidade é que pode tomar-se diariamente dentro da tua dieta sem problemas, se bem é preferível alternar-la com outros cereais a pós uma alimentação equilibrada.
Portanto, o farelo de aveia oferece uma quantidade maior deste nutriente a cada 100g, em detrimento da farinha ou do flocos, e por isso é uma opção mais interessante para pessoas que precisam baixar o colesterol.