É preciso enviar RAIS negativa?

RAIS negativa é a declaração feita pela empresa, quando ela não teve empregado durante o ano-base. Ou seja, se em 2023 uma empresa não teve empregados, então em 2024 ela precisará declarar a RAIS Negativa, referente ao ano anterior. Por isso, é muito importante que todas as empresas estejam atentas a RAIS.
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Tem que entregar RAIS negativa em 2024?

Por exemplo, se uma empresa não teve empregados em 2023, ela precisará declarar a RAIS Negativa em 2024, referente ao ano anterior.
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Como entregar a RAIS negativa?

Para realizar o envio da RAIS negativa pelo eSocial, deve ser enviado o evento S-1299 declarando a falta de movimento, siga os passos abaixo:
  1. Acesse: Central eSocial;
  2. Na aba eSocial selecione a opção Demais eventos;
  3. Selecione a opção: S-1299 - Fechamento (sem movimento);
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O que substitui a RAIS negativa no eSocial?

R. O Microempreendedor Individual - MEI, com empregados, que não fez a declaração da RAIS no prazo legal, deverá fazer a declaração usando o programa GDRAIS Genérico (1976-2022).
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Quem não precisa enviar a RAIS?

Ademais, ficam desobrigadas de declarar a RAIS por meio da aplicação GD-RAIS Genérico as empresas e os empregadores que estão obrigados a transmitir as informações pelo Sistema eSocial, conforme as regras estabelecidas na Portaria nº 1.127, de 14 de outubro de 2019.
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RAIS NEGATIVA I DEVO ENVIAR?

Quem está obrigado a declarar a RAIS negativa?

RAIS negativa é a declaração feita pela empresa, quando ela não teve empregado durante o ano-base. Ou seja, se em 2023 uma empresa não teve empregados, então em 2024 ela precisará declarar a RAIS Negativa, referente ao ano anterior. Por isso, é muito importante que todas as empresas estejam atentas a RAIS.
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Quem está dispensado de apresentar a RAIS?

Ou seja, a partir de 2024, pela primeira vez, todos os grupos do eSocial estão dispensados da entrega da RAIS. Assim, as informações sobre os empregados serão reaproveitadas do sistema. Com isso, não haverá mais recepção da RAIS Anual, usando o programa GDRAIS.
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Quando a RAIS deixou de ser obrigatória?

A partir do ano-base 2019, as empresas que fazem parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial tiveram a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT nº 671/2021.
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Desde quando não existe mais RAIS?

a RAIS 2021 e passaram a existir na extração realizada em 2023. Este fator pode ser explicado pelo envio extemporâneo de admissões ocorridas em 2021, ou pela exclusão extemporânea de desligamentos que haviam sido lançados em 2021.
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Como fica a RAIS depois do eSocial?

🚨 ATENÇÃO: Em 2024 todos os grupos do eSocial estão isentos de entregar a RAIS! As empresas continuarão a fornecer as mesmas informações através do eSocial. Esta medida visa tornar o processo mais fácil e eficiente para as empresas, melhorando a precisão e o tempo de processamento das informações.
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O que acontece se a empresa não informou a RAIS?

Multa por atraso do envio da RAIS

Segundo o artigo 2 da Portaria nº 14, de 10 de fevereiro de 2006, em casos de atraso no envio, a empresa está sujeita a pagar uma multa de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 a cada dois meses em caso de persistência no atraso.
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Qual comprovante substitui a RAIS?

O eSocial passou a substituir as obrigações de prestar informações ao CAGED e à RAIS para as empresas pertencentes aos grupos 1, 2 e 3 (CAGED) e grupos 1 e 2 (RAIS).
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Qual a multa por falta de entrega da RAIS?

Multas para atraso na RAIS

A portaria estabelece que a partir de 1º de fevereiro de 2024, não entregar a Rais no prazo legal terá multa de a partir de R$ 440,07 + R$ 110,01 por bimestre em atraso.
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Como declarar a RAIS negativa pelo eSocial?

Para realizar o envio da RAIS negativa pelo eSocial, deve ser enviado o evento S-1299 declarando a falta de movimento, siga os passos abaixo:
  1. Acesse: Central eSocial;
  2. Na aba eSocial selecione a opção Demais eventos;
  3. Selecione a opção: S-1299 - Fechamento (sem movimento);
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O que é a RAIS negativa?

A RAIS Negativa em 2024 é um documento obrigatório que deve ser enviado ao Ministério do Trabalho e Emprego pelas empresas que não tiveram nenhum funcionário registrado no ano de referência. Mesmo que não tenha havido contratações, é necessário informar essa situação às autoridades competentes.
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Quando acabou o envio da RAIS?

Ou seja, a partir de 2024, pela primeira vez, todos os grupos do eSocial estão dispensados da entrega da RAIS. Assim, as informações sobre os empregados serão reaproveitadas do sistema. Com isso, não haverá mais recepção da RAIS Anual, usando o programa GDRAIS.
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Qual o prazo para entregar RAIS negativa?

RAIS: grupos 1, 2 e 3 estão dispensados de realizar a declaração em 2023, prazo vai até 5 de abril. Já começou o prazo para entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
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Qual evento do eSocial substitui a RAIS?

A RAIS já foi substituída pelo eSocial para as empresas dos grupos 1, 2, 3 e 4 do eSocial. A obrigação de envio da RAIS fica apenas para as empresas que precisam retificar as informações dos anos anteriores a essa substituição.
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Quem substituiu a RAIS?

Agora que o eSocial substitui outros sistemas e documentos, como CAGED e RAIS, fazendo a unificação dos sistemas, veja os documentos que podem ser integrados a ele: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
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Quais grupos não precisam enviar a RAIS?

Desta forma, a partir de março de 2024, estão dispensados de entregar a RAIS os grupos 1, 2, 3 e 4 do eSocial.
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Quem não precisa entregar a RAIS?

diretores e assessores de órgãos, institutos e fundações dos partidos, quando remunerados com valor mensal igual ou superior a 2 (duas) vezes o limite máximo do benefício do Regime Geral de Previdência Social.
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Como emitir a RAIS 2024?

A transmissão da declaração da RAIS dos anos anteriores deve ser efetuada a partir do GDRAIS Genérico (1976-2022) nas funções "Gravar Declaração" ou "Transmitir Declaração". Faça o download do aplicativo aqui. A transmissão poderá ser feita a partir de arquivo gravado no disco rígido do seu computador.
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O que acontece se a empresa não enviar a RAIS?

O atraso na entrega da declaração, omissão ou declaração falsa ou inexata, sujeita o estabelecimento à multa, conforme determina a Portaria nº 14, de 10 de fevereiro de 2006, alterada pela Portaria nº 688, de 24 de abril de 2009.
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O que fazer se a empresa não declarou a RAIS?

As empresas que não declararam a RAIS ficam sujeitas a multas. O valor previsto é de R$ 425,64, acrescida de R$ 106,40 por bimestre de atraso. Os empregados que não receberem o PIS por falta de entrega da RAIS, podem entrar com um recurso no Ministério do Trabalho ou comunicarem a empresa que estão registrados.
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Como emitir certidão negativa RAIS?

A emissão do Recibo de Entrega da RAIS abrange apenas os estabelecimentos que enviaram a declaração por meio do programa GDRAIS, GENÉRICO e RAIS NEGATIVA WEB. Preencha os campos do formulário e clique no botão "Enviar". Itens marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
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