Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
Sim, não há problema nenhum em se fazer atividade física depois do tratamento de canal. Olá! Não tem nenhum problema de se fazer qualquer tipo de atividades.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
Não é necessário. Depois do tratamento de canal, você pode exercer as atividades normais do seu dia a dia: trabalho, estudos… com exceção à mastigação de alimentos duros.
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.
Dessa forma, é importante ressaltar que a pulsação no local depois da realização do canal pode acontecer devido ao processo infeccioso, que alcançou os tecidos ósseos e periodontais.
O curativo se trata de um selante paliativo que é feito à base de óxido de eugenol e zinco. O uso dele está relacionado ao tratamento que o dentista irá realizar, como, por exemplo, a restauração e o canal.
Olá, sim, depois do tratamento de canal é preciso fechar o dente adequadamente. Caso ele esteja muito destruído não tem como colocar uma restauração direta sobre ele, pois o dente está frágil e pode quebrar. A restauração indireta de porcelana pura (sem metal) é a ideal nesses casos.
Se o rosto está inchado pode ser sinal de alguma infecção proveniente do canal. Se for isso seria o caso de tomar antibiótico também. Se houver dor procure o endodontista (especialista em canal) para fazer a melhor conduta.
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
E caso o tratamento tenha sido bem executado, esse dente não deve doer mais, já que não há mais tecidos nervosos no seu interior. Em alguns casos é normal dor, moderada, por alguns dias após o tratamento o profissional deve ser informado e possivelmente fará prescrição de medicamentos.
“Após o tratamento de canal, enquanto o dente não for restaurado ou confeccionada uma coroa (prótese fixa), o paciente deve evitar algumas guloseimas e alimentos duros”, orienta Cleydson. Dessa maneira, quando o dente estiver totalmente restaurado o paciente pode retomar sua alimentação normalmente, sem restrições.
Isto ocorre porque, durante o tratamento endodôntico, toxinas e produtos químicos, bem como a própria instrumentação do canal na sua limpeza podem estimular inflamação nos tecidos de suporte em volta do dente (gengiva e osso).
Qual melhor remédio para dor após tratamento de canal?
Tome um anti-inflamatório e um analgésico durante 2 ou 3 dias caso esteja incomodando muito. Após 3 dias se a dor persistir procure novamente o dentista para verificar se há algum outro problema.
Alimentos macios e frios são uma boa opção, como: - Iogurte - Sorvete - Purê de batata - Sopas cremosas - Mingau - Ovos mexidos - Sucos naturais - Carnes moídas ou desfiadas - Legumes cozidos ou em purê - Frutas maduras e macias Evite alimentos duros, pegajosos ou crocantes, que possam quebrar ou danificar o dente ...
O tratamento de canal consiste em abrir o dente e retirar a polpa do dente que está infeccionada e com risco de espalhar essa infeção. Uma vez limpa a cavidade o dente é preenchido com material e fechado pelo dentista especialista. Tudo isso é feito sob o efeito da anestesia.
Na verdade, as medidas são as mesmas, já que o procedimento é fixo e não impede a escovação. “A escovação com o curativo no dente deve ser realizada normalmente, sempre após as refeições e lembrando-se, sempre, de utilizar o fio-dental”, ressalta a dentista.
Alguns pacientes ficam com medo de passar a escova de dente na região ou usar o fio dental. Esses cuidados são mantidos, mas só devem ser realizados com suavidade na região tratada. Isso é importante para evitar o surgimento de infecções ou cáries capazes de retardar o fortalecimento do seu dente.