Embalagem e preparo: Na fase final da produção, as salsichas são embaladas a vácuo, garantindo uma maior conservação do produto ao longo do tempo. Antes de consumi-las, é recomendável ferver as salsichas para eliminar qualquer microrganismo que possa ter resistido aos processos de cozimento e resfriamento.
Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.
Salsichas são alimentos processados considerados nocivos à saúde devido a quantidade de corante, aditivos químicos e sódio. Mas para quem não dispensa um bom hot dog, será que existem opções mais saudáveis? A resposta é sim! Os tipos disponíveis no supermercado variam de cores, tamanhos, sabores e preços.
Assim como outros produtos – mortadela, salsicha de fígado – a salsicha de cachorro-quente é criada através da “emulsão de carne”. (A FAO diz que “massa de carne” é um termo mais apropriado.) Salsichas de mais qualidade são feitas de carne de primeira, sem produtos químicos.
1º lugar no concurso de cachorro-quente! Cachorro-quente americano/comida de rua coreana
É necessário ferver a salsicha?
Embalagem e preparo: Na fase final da produção, as salsichas são embaladas a vácuo, garantindo uma maior conservação do produto ao longo do tempo. Antes de consumi-las, é recomendável ferver as salsichas para eliminar qualquer microrganismo que possa ter resistido aos processos de cozimento e resfriamento.
As salsichas realmente não são feitas com nenhuma peça nobre. Contudo, também não é feita com proteínas de péssima qualidade como se faz imaginar. A carne utilizada é a chamada Carne Mecanicamente Separada (CMS).
As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.
Qual é a melhor marca de salsicha para fazer cachorro-quente?
A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.
Portanto, a ideia de que a salsicha leva décadas para ser excretada do corpo é infundada, mas a preocupação com o consumo de nitritos em embutidos é bem fundamentada. Por isso, podemos afirmar que a alegação de que a salsicha demora 32 anos para sair do organismo humano é um mito sem embasamento científico.
Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha. No caso do presunto, ganha da segunda colocada, Seara, com 66% da preferência paulistana. A principal concorrente aparece com 9%.
Para evitar o consumo em excesso e a ingestão de substâncias pouco nutritivas, é uma boa ideia diminuir as carnes processadas das refeições: salame, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, entre outros embutidos.
“O consumo de alimentos processados pode aumentar o risco de algumas doenças crônicas e, em especial, o risco de câncer, principalmente de estômago e colorretal, conforme demonstrado em estudos clínicos.
Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias.
Carne mecanicamente separada de frango, água (11,33%), carne de frango, gordura suína, proteína de soja (3,74%)**, carne suína, sal, amido (1,69%), açúcar, cebola, pimenta branca, pimenta vermelha, alho, aromatizantes: aroma natural de fumaça e aromas naturais, estabilizantes: tripolifosfato de sódio e pirofosfato ...
A Viena é a mais pura, pois não leva carne mecanicamente separada. O mesmo vale para a Frankfurt, que difere da Viena por ter um tempero mais intenso e bacon na sua composição.
As opções fervidas, refogadas, assadas no forno são as mais saudáveis. Evite preparar a salsicha frita ou queimar na grelha por muito tempo. Quem deseja aumentar o teor de proteínas na alimentação sem o consumo de embutidos pode utilizar fontes vegetais de aminoácidos, como o arroz integral com feijão e ovos.
A campeã é a salsicha Viena da Frigor Hans, com 66,3% de variação: a embalagem informa que contém 172 mg de sódio na porção de 50 g, mas o teste revelou que o valor real é 510 mg/50g. Os outros 17 produtos apresentam menos sódio do que o informado.
O uso de carne de cabeça de porco em embutidos é permitida por lei, desde que essa carne seja congelada após sua retirada e usada apenas em produtos previamente cozidos, como mortadela e salsicha.
Por que comer embutidos é um risco à saúde? Carnes e aves são excelentes fontes de proteína, vitaminas do complexo B e certos minerais, mas consumir até mesmo pequenas quantidades de carne processada aumenta o risco de câncer colorretal.
Posso dar salsicha para o filhote? A salsicha pode trazer alguns malefícios para a saúde do pet, portanto, dar salsicha para cachorro é uma prática que deve ser evitada. Além de doenças cardiovasculares, o corante presente também pode causar um quadro de alergia e intolerância alimentar em alguns cães.
Os alimentos embutidos possuem altos índices de gordura. Pessoas que estão com o colesterol alto devem evitar o consumo de alimentos como presunto, salame, salsicha, por exemplo.