Qual o certo proibida ou proibido?
O certo seria: É proibida a entrada de estranhos. “Proibida”, neste caso, concorda com “entrada”. Agora observe: É proibido vender bebida alcoólica para menores de idade. Não há presença de artigo ou pronome que determine o sujeito, que, aliás, é a própria oração subordinada reduzida de infinitivo (vender bebida):É proibido ou proibida entrada de cachorro?
Nosso assunto de hoje é a concordância adequada para a seguinte situação: “É PROIBIDO A ENTRADA” ou “É PROIBIDA A ENTRADA”? Nesse caso, em que há a presença do artigo “A” antes do substantivo “ENTRADA”, deve-se usar a forma “É PROIBIDA A ENTRADA”. Se não houvesse o artigo, o opção adequada seria “É PROIBIDO ENTRADA”.É proibida a venda ou é proibido a venda?
A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer. Assim, observe os exemplos: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida. É proibido falar ao celular neste local!Não é permitido ou não é permitida?
“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase."É PROIBIDA A ENTRADA OU É PROIBIDO A ENTRADA": QUAL É O CORRETO? - Profa. Pamba
Qual é a regra de concordância para a expressão é proibido?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.É proibida a entrada crase?
isso, a forma correta seria: “É proibida a entrada”. entrada”), não flexionamos o verbo nem o adjetivo. Assim, temos o modo neutro: “proibido entrada”.É proibida a entrada sujeito?
É proibida entrada ou É proibido entrada? Se o sujeito não estiver determinado (acompanhado de artigo ou pronome), não se faz a concordância genérica do predicativo: É proibido entrada; Água é bom para a saúde; É necessário ferramentas.O que não é proibido e?
Aquilo que não é proibido, é permitido.Faz anos ou fazem anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.E faz ou fazem?
Diferença entre “faz” e “fazem”A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".
É proibido se expressar?
Constituição Federal de 1988, artigo 5º, parágrafo IV: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Esse é o artigo que, para muitas pessoas, resume o direito à liberdade de expressão, um conceito que tem sido muito debatido na sociedade brasileira nos últimos anos.É proibido proibir resumo?
O texto apresenta a análise sobre os projetos de “renovação” da música popular no Brasil no período anterior e pós-golpe militar de 1964 e a intensificação dos movimentos sociais de oposição. Palavras-chave: Ditadura militar; música popular brasileira; tropicalismo.Qual a classe da palavra proibido?
adjectivo. Origem etimológica:particípio de proibir.Quando uma coisa é proibida?
No âmbito legal, algo que é considerado proibido é aquilo que vai contra as leis estabelecidas em um determinado país ou região. Isso pode incluir desde atividades criminosas, como roubo e homicídio, até infrações de trânsito e desrespeito às normas de convivência social.O que significa a palavra proibida nos Estados Unidos?
Conhecida como The N-word, a palavra “nigga”, negro, em português é totalmente evitada nos EUA. É um termo extremamente ofensivo e racista. Essa palavra, em particular, tem uma história muito ruim nos Estados Unidos. Não é usada em público, no trabalho, na escola, pois é considerada um insulto.Como é que se escreve a palavra proibido?
A forma correta é proibido.Esta palavra é grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo proibido não é acentuada.