Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
Devido a decisão do Contran, hoje em dia a grande maioria dos carros de passeio são comercializados sem o equipamento. Mas isso não impede que o motorista decida por comprar e instalar os extintores. Atenção! Mesmo com o uso facultativo, se o seu veículo possuir o extintor, é preciso que ele esteja dentro das normas.
Mas ele é obrigatório para caminhão, caminhão-trator, microônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.
Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa. Apesar disso, motoristas que optarem por ter um extintor veicular no interior de seus automóveis devem seguir as normas ditadas pela resolução nº 919 de 28 de março de 2022 do Contran, que entrou em vigor em 1º de abril de 2022.
EXTINTOR VENCIDO PODE DAR MULTA! RETIRE AGORA DO SEU CARRO!
É obrigatório ter extintor no carro 2024?
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
É obrigatório ter extintor no carro para vistoria?
Desde outubro de 2015, o extintor de incêndio passou a ser equipamento facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, conforme estabelece a Resolução 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Normalmente, ele é guardado embaixo do banco do motorista. Lembre-se de tirá-lo do plástico, assim você evita problemas tentando abrir o extintor no meio do incêndio.
Outros locais públicos, como escolas, hospitais, prédios de escritórios e áreas de grande concentração de pessoas, também costumam ser obrigados a possuir extintores de incêndio.
Outro item que, mesmo sem uso, precisa ser substituído é o extintor de incêndio, que tem validade de cinco anos. Ele não é mais item obrigatório no carro, mas circular com ele vencido ainda é passível de multa.
O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados. Porém, em alguns casos a legislação permite sua ausência, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran, de acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
Todos os veículos saem de fábrica com um kit obrigatório para situações de emergência, composto por macaco, chave de rodas e triângulo. Ao comprar um veículo usado, é importante observar se o mesmo possui o kit em bom estado.
Quanto à obrigatoriedade da utilização do extintor é correto afirmar?
Segundo o órgão, que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns, como automóveis, utilitários, camionetes e triciclos de cabine fechada, o uso desse equipamento de segurança passou a ser facultativo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também não aponta o extintor de incêndio como item obrigatório para veículos.
Qualquer pessoa pode ir ao Corpo de Bombeiros mais próximo e pedir orientações sobre extintor veicular, sem ter de pagar nada por isso. Se você não estiver com o extintor em mãos, lembre-se de frisar que o seu interesse é o equipamento para usar em carro, pois há vários tipos de extintores”.
Cabe ao Inmetro a fiscalização de sistemas de segurança contra incêndio, incluindo os extintores de incêndio, utilizados nas instalações prediais, industriais e comerciais em geral? Não compete ao Inmetro a fiscalização nas áreas prediais ou industriais.
Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante, e um para a proteção do risco secundário.
Depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinar que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar de extintor (de BC para ABC), no começo deste ano, o órgão decidiu, nesta quinta-feira (17), que não será mais obrigatório ter o equipamento nos veículos que circulam no Brasil.
Fique ligado! Caso o amigo condutor seja flagrado dirigindo um dos veículos acima citados sem o equipamento ou com prazo de validade vencido, ele estará cometendo uma infração grave, cuja multa é de R$ 195,23, além do desconto de cinco (5) pontos na Carteira de Habilitação (CNH).