É proibido fazer cobrança pelo WhatsApp?

Em 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor(Idec) reconheceu a legalidade nas mensagens de cobrança pelo WhatsApp. Ou seja, não existe nenhuma proibição do uso do aplicativo com tal finalidade.
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É proibido cobrar pelo WhatsApp?

Mas a lei permite cobrar devedores pelo WhatsApp? Não se preocupe. Desde que você tome as devidas precauções para evitar situações de cobrança abusiva, fazer cobrança pelo WhatsApp é uma prática 100% legal. Desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) permite a realização de cobrança via redes sociais .
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É crime fazer cobrança?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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Como funciona a cobrança pelo WhatsApp?

O WhatsApp não cobra nenhuma taxa para enviar mensagens e mídias ou fazer ligações de voz ou vídeo no app. Em 2016, nós paramos de cobrar taxas de assinatura. Para usar o WhatsApp, você precisa ter uma conexão à internet usando uma rede de dados móveis ou Wi-Fi. Sua operadora poderá cobrar pelo uso de dados móveis.
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Pode mandar mensagem de cobrança?

Enviar mensagens de cobrança é uma prática benéfica tanto para a empresa que prestou o serviço ou vendeu o produto quanto para o cliente — mas apenas se esse processo for realizado da maneira correta. Lojas que não enviam esses lembretes para os consumidores correm o risco de não receberem o pagamento no dia correto.
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Como fazer COBRANÇA PELO WHATSAPP | Adeus calote!!!

Como fazer cobrança pelo WhatsApp educadamente?

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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O que o cobrador não pode fazer?

Usar nome falso e fingir ser advogado ou qualquer outro cargo que o cobrador não seja é considerada prática abusiva; O contato com o cliente por telefone deve ser realizado em horário comercial.
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Como cobrar meu cliente pelo WhatsApp?

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.
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Pode mandar boleto pelo WhatsApp?

WhatsApp

Também é possível enviar boleto para cliente pelo WhatsApp. Aliás, o envio por esse canal pode aumentar as chances do cliente visualizar o boleto, devido à popularidade do aplicativo de mensagens no Brasil. Da mesma forma, o WhatsApp permite redigir mensagens mais completas para identificar o boleto enviado.
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Pode pagar pelo WhatsApp?

Sim, o serviço permite que pequenas empresas recebam pagamentos pelo WhatsApp Business nas funções crédito e débito, e múltiplos das bandeiras Mastercard e Visa emitidos pelos bancos participantes.
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O que não é permitido no WhatsApp?

Podemos banir contas se acreditamos que elas violam nossos Termos de Serviço. Alguns exemplos de atividades não permitidas no WhatsApp são envio de spam, aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que coloque em risco a segurança das pessoas que usam nossos serviços.
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Em que ano o WhatsApp deixou de ser cobrado?

Em 18 de janeiro de 2016, os criadores do aplicativo WhatsApp divulgaram a notícia de que o aplicativo se tornaria isento de qualquer cobrança anual.
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O que não é permitido na cobrança de dívida?

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).
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Quando a cobrança é abusiva?

Já a cobrança abusiva, de acordo com o art. 71 do Código de Defesa do Consumidor, é o ato da exigência do pagamento de um débito de forma insistente, de modo a constranger o consumidor, podendo até mesmo ocorrer ameaças e/ou coações.
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O que é regra de cobrança?

A régua de cobrança é um roteiro usado pelas empresas para cobrar seus clientes de forma sistemática. Ela define datas específicas para enviar lembretes, disponibilizar o meio de pagamento e informar sobre fatura atrasada, entre outros eventos importantes para uma cobrança efetiva.
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O que diz o artigo 40 do Código do consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

10 direitos do consumidor que você precisa conhecer
  1. Direito à proteção da vida, saúde e segurança. ...
  2. Direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. ...
  3. Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  4. Direito de arrependimento.
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É permitido cobrar pelo WhatsApp?

A resposta é SIM. Inclusive muitas empresas já usam este meio de comunicação para oferecer serviços e até mesmo realizar cobranças, visto que o próprio Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) reconhece tal prática desde 2013.
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Como fazer cobrança por WhatsApp?

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.
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Como fazer mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

“Olá, (nome do cliente)! Somos a (empresa). Não encontramos no sistema o pagamento referente à sua mensalidade do mês de xxxxxx, de valor R$xxx. Efetue o mais rápido possível para não perder suas (aulas, sessões, serviços oferecidos).
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