Último dia da Semana Santa, que ocorre antes da Páscoa, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado nacional celebrado este ano em 29 de março. Durante o dia, cristãos adotam práticas como não comer carne vermelha, não varrer a casa e evitar desentendimentos.
Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente. O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.
O Minuto Popcorn é diferente nesta sexta-feira. A indicação é para rezar e meditar sobre a morte de Jesus, mas, caso queira ver um filme, assista à Paixão de Cristo.
8° – Nada de namoro e sexo nem pensar, você tem 364 dias por ano para fazer essas coisas, ficar um dia sem fazer não irá lhe tirar nenhum pedaço; 9° – Nada de bebedeira, o vinho é a única bebida permitida, a embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos.
Desta forma, trabalhar na Sexta-Feira Santa é permitido no Brasil sob condições específicas, que geralmente envolvem acordos coletivos entre empregadores e empregados, especialmente para atividades consideradas essenciais, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e hotéis.
É preciso manter um silêncio interior aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
A Sexta-Feira Santa é parte da Semana Santa, acontecendo dois dias antes do Domingo de Páscoa. Nesse dia, a tradição católica orienta que os fiéis abram mão do consumo de carne, especialmente da vermelha. Não ocorrem missas na Sexta-Feira Santa, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo.
“Quanto a limpar a casa, não só na Sexta-Feira Santa, mas aos domingos, deve-se reservar um tempo para o descanso, o culto, a oração, obras de caridade. Não são dias normais de trabalho. É dia de abstinência de carne, como forma de solidariedade com os que passam fome.
O que não se pode fazer na Sexta-feira Santa Católica?
Algumas pessoas ainda mantém os costumes antigos e têm o hábito de não varrer a casa e realizar práticas de higiene, mas essas são pessoais. Por fim, ainda é recomendável não ir a festas, escutar música alta ou recorrer a ações que não conduzam com a natureza desse dia.
Pode cortar cabelo na Sexta-Feira Santa? Embora o ato de cortar o cabelo seja algo simples, esse também não pode ser realizado. É comum que, neste dias, salões de cabelereiras(os) permaneçam fechados. Por isso, se estiver planejando um corte novo ou mudança no visual, faça isso antes ou depois de sexta.
Três práticas são importantes durante a Quaresma: caridade, oração e jejum. A cultura popular tem regras rígidas para este período e que ainda são observadas no interior. Por exemplo: na Sexta-feira da Paixão não se varre a casa, nem se lava roupa.
O beijo expressa proximidade e gratidão, demonstra querer bem, manifesta perdão, sela pedidos de desculpas. Beijo é reverência nas mãos ungidas do sacerdote. São Paulo recomendava desde as primeiras comunidades: “Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo” (Rm 16,16).
No caso do beijo à Santa Cruz, trata-se de um beijo que se pode interpretar em relação a outro beijo, aquele que o presbítero dá ao altar todos os dias ao começar e ao terminar a Santa Missa: um beijo cheio de amor, de respeito, de admiração.
A abstenção de carne na Sexta-feira Santa é umaprática religiosa como forma de penitência e de identificação com o sofrimento de Cristo durante sua paixão e morte.
Organiza-se a procissão para levar o Santíssimo para o lugar preparado. Nessa procissão, a ordem é a seguinte: o ministro que leva a cruz vai à frente acompanhado dos acólitos que levam velas, a seguir o turiferário com o turíbulo fumegante; o sacerdote que leva o Santíssimo Sacramento ladeado de velas.