Nesse sentido, é recomendado que a equipe de enfermagem, especialmente as pessoas que fazem uso de maquiagem, evite passar batom, sombra, base e demais cosméticos de coloração forte ou colorida.
Outra recomendação às profissionais que atuam na assistência à saúde é com relação ao uso de maquiagem. As colaboradoras devem optar por um visual leve e evitar o uso de cílios postiços ou outros elementos.
Chegamos, agora, ao principal ponto. A maquiagem, além de um risco para a pessoa usando e para o cliente, é p-r-o-i-b-i-d-a dentro da cozinha por legislação. É lei! O manipulador de alimentos não deve usar maquiagem, assim como adornos, barba, unhas grandes, esmaltes, etc.
Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.
MAQUIAGEM PARA TRABALHO/ENFERMEIRA E PROFISSIONAIS DA SAÚDE | ALINE DUARTE
Como um profissional de enfermagem deve se vestir?
O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).
O paciente não deve trazer para a internação: Alimentos, objetos de valor (jóias, relógio, cheque, dinheiro, etc.), travesseiro, edredom, cobertor, pijama, camisola, roupa de cama, toalha de banho, fralda e cigarro. Também não deve utilizar esmalte e base nas unhas das mãos ou dos pés.
A base deve ser aplicada, uniformemente, por todo rosto até a região do pescoço, com o auxílio de um pincel ou esponja. Já o corretivo deve ter cerca de dois tons abaixo do tom de pele, caso seja usado debaixo dos olhos, ou no mesmo tom de pele, caso seja para cobrir imperfeições e deve ser aplicado, após a base.
NOTA: Cuidados na utilização e preservação possibilitam a reutilização da máscara N95/PFF2, tais como: 1- Não utilizar cosméticos (batons, maquiagens), pois os produtos podem manchar e obstruir os filtros das máscaras, diminuindo a eficiência de proteção; 2- Não guardar em bolsos de jalecos, não dobrar, nem amassar.
A conclusão foi de que os produtos de beleza dificultam a abertura dos poros da pele, impedindo a liberação do suor e desequilibrando a regulação da oleosidade.
O empregador NÃO pode: fixar regras que afrontem alguma lei ou a Constituição Federal, como proibir o uso de banheiros pelos empregados no horário de trabalho ou relacionamento amoroso entre funcionários.
Como deve ser a maquiagem no ambiente de trabalho?
Mantenha a Maquiagem Duradoura: Use um spray fixador para garantir que sua maquiagem dure o dia todo, especialmente se você tiver um dia agitado pela frente. Evite Excessos: Lembre-se sempre da regra “menos é mais”. Evite maquiagem muito carregada ou chamativa, pois pode parecer inadequada para o ambiente profissional.
Posso me fantasiar de enfermeira? Fantasias são permitidas desde que não sexualizem a profissão de enfermeira. Segundo a nota do Coren, a fantasia de enfermeira não está proibida, mas sim a que sexualiza a profissão.
Em todo caso, a regra é clara: a Norma Regulamentadora 32 (NR 32) estipula que os calçados dos profissionais da enfermagem devem ser sempre fechados, para diminuir o contato da pele com os germes no ambiente médico-hospitalar e também evitar acidentes.
O ônus do negócio empresarial cabe ao empregador, sendo deste a obrigação de prover aos funcionários todas as ferramentas necessárias para execução dos serviços, inclusive maquiagem, esmalte e removedor quando estes forem itens laborais obrigatórios.
Durante a manipulação, não é permitido o uso de barba e maquiagem. Os adornos pessoais, como brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio, piercing e correntes, devem ser retirados.
Não remover a maquiagem antes de dormir faz com que o acúmulo de produto obstrua os poros e, a longo prazo, favoreça o aparecimento de manchas e a perda do viço da pele.
A remoção minuciosa da maquiagem é um fundamental na luta contra o envelhecimento precoce. A maquiagem acumulada ao longo do dia, juntamente com as impurezas ambientais, pode obstruir os poros e prejudicar a renovação celular.
Essa é uma pergunta que muitos pais têm medo de ouvir. Obviamente, a lei não define uma idade para isso. É verdade que as meninas sempre querem imitar a mamãe. Mas muitos especialistas concordam que é um pouco prematuro usar maquiagem antes dos 11 ou 12 anos.
É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas em qualquer área do Hospital; Lave sempre as mãos ou utilize gel antes e depois da visita; Não forneça nenhum medicamento ao paciente, apenas a equipe de saúde está apta a isso; Näo manuseie equipamentos em nenhuma hipótese.
Os adornos a que se refere a NR-32 incluem anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e qualquer outro objeto que possa favorecer a contaminação biológica pelo acúmulo de resíduos, como é o caso das gravatas e dos crachás pendurados por cordão.
O que diz a NR 32 em relação aos EPIs de enfermagem?
“A NR 32 obriga os serviços de saúde a adequarem os ambientes de trabalho e a fornecer todos os materiais e EPIs necessários a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores.