A razão social é o nome jurídico de registro de uma empresa, que é devidamente oficializado na Junta Comercial. Também pode ser referida como denominação social, firma coletiva ou firma empresarial.
A tão famosa marca Coca Cola tem como razão social o nome “Coca Cola Indústrias Ltda”, ou seja, é assim que ela responde juridicamente. A Razão Social existe para que a empresa possa ser especificada pelo ramo da atividade que exerce, podendo ser fiscalizada e enquadrada na lei.
A Razão Social é o nome de registro de uma empresa, devidamente oficializado na Junta Comercial. Esse é o nome da pessoa jurídica, que vai aparecer nas documentações e contratos da sua empresa. Por isso, antes de nomear seu negócio, é preciso checar se já existe algum nome similar registrado no sistema.
A Razão Social de uma empresa é o seu nome jurídico e é utilizada nos contratos e documentos oficiais do negócio. Também pode ser chamada por denominação social ou firma empresarial. Muitos empreendedores podem confundir este termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir seu negócio.
No caso do CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e ativar o serviço chamado “Consulta CNPJ”. Após informar o cadastro da pessoa jurídica, a plataforma realiza uma busca e oferece acesso à ficha cadastral da empresa, onde constam diversas informações, incluindo a razão social.
Razão social é o nome da empresa registrado junto aos órgãos do governo, cartório ou junta comercial, etc. É o “nome completo” da pessoa jurídica, usado em documentos oficiais, contrato social, notas fiscais emitidas e recebidas, contratos de prestação de serviço, escrituras e outros tipos de documentos.
Quando você realiza uma busca utilizando o número do CNPJ de uma empresa, o cartão CNPJ é uma das principais informações que podem ser obtidas. Ele apresenta dados como a razão social, o número de inscrição, a data de abertura, a natureza jurídica, endereço, CNAEs utilizados, entre outras informações.
Quem é MEI possui uma razão social criada automaticamente pela Receita Federal no momento da criação da empresa. A partir de dezembro de 2022, a razão social MEI é composta pelo número raiz do CNPJ (oito primeiros dígitos do CNPJ separados por pontos) + nome civil completo ou pelo nome social completo do titular.
Opte pelo mais simples. A sua razão social fica registrada em documentos importantes para a sua empresa. Por isso, o ideal é que ela seja simples e objetiva. Isso facilita a leitura do nome nos contratos e também torna a razão mais fácil de ser lembrada por você quando necessário.
A razão social é o nome jurídico de registro de uma empresa, que é devidamente oficializado na Junta Comercial. Também pode ser referida como denominação social, firma coletiva ou firma empresarial.
Ou seja, é o nome jurídico da empresa, que, juntamente ao CNPJ, será uma das maneiras de identificá-la entre as outras organizações existentes. A razão social também pode ser conhecida como nome comercial, denominação social ou firma empresarial.
A razão social pode ser o nome do titular ou uma denominação social específica, seguida de "EIRELI", oferecendo uma abordagem mais individualizada e flexível. Sociedades Anônimas (SA) são estruturas mais complexas, com possibilidade de capital aberto ou fechado.
ME, que significa Microempresa, é uma definição em relação ao faturamento, que pode ser de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) por ano, podendo ser uma empresa de um único proprietário ou uma sociedade com dois ou mais sócios.
A Razão Social é registrada no momento da abertura da empresa, juntamente com o CNPJ, e também pode ser chamada de Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.
A ferramenta Redesim, do Governo Federal, permite fazer a consulta a partir do nome do estabelecimento. O Governo Federal possui uma ferramenta própria para você descobrir o CNPJ de uma empresa a partir do nome fantasia ou da razão social. O processo é gratuito e exige apenas o acesso com a conta do Gov.br.
O que é razão social e nome fantasia Qual a diferença?
O nome fantasia de uma empresa é como ela vai ser conhecida ou reconhecida pelo público. É definido na hora da formalização, considerando o mercado e a área de atuação. Já a razão social, é o nome oficial do empreendimento no registro, usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.
Desde o dia 15 de novembro, o formulário eletrônico para registro do MEI, no Portal do Empreendedor, não apresenta mais o campo desse atributo para preenchimento. Além disso, a informação de “Nome Fantasia” nos CNPJs já enquadrados na condição de MEI será excluída automaticamente pelo governo.
Obs:O contribuinte terá a opção de optar pelo Nome Civil ou o Nome Social (se constar na base CPF); “O Nome Empresarial do seu CNPJ será alterado, automaticamente, para o padrão adotado pelo MEI, que é formado pelo número raiz do CNPJ acrescido do Nome do Empresário constante na base CPF”.
A razão social é o nome jurídico da sua empresa. É o termo que estará em documentos oficiais, como notas fiscais e contratos sociais. O termo também é conhecido como Nome Comercial, Firma Empresarial ou Denominação Social. É o nome, portanto, que estará grafado oficialmente e que representará uma pessoa jurídica.
É o nome de registro de uma empresa. Quando uma pessoa vai abrir uma empresa, uma das burocracias envolvidas é a criação do nome e do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Fazendo uma comparação mais simples: o nome de batismo de uma pessoa seria o equivalente à razão social de uma empresa.
Com objetivo de simplificar a coleta de dados do processo de inscrição e de alteração do MEI, o 'Nome Fantasia' foi descontinuado na base do CNPJ a partir de 15 de novembro de 2023. Se o MEI necessitar de incluir uma Marca ou Patente de seu negócio deverá procurar o INPI no site: https://www.gov.br/inpi/pt-br.
É só entrar no Portal do Empreendedor do GOV BR, clicar em “Já sou MEI” e depois em “Emissão de comprovante CCMEI”. Em seguida, faça login do gov.br para conferir as informações da sua pequena empresa e imprimir o certificado CCMEI.