É saudável comer cuscuz? Sim. O cuscuz possui diversos nutrientes essenciais ao nosso organismo, sendo rico em fibras, proteínas, vitaminas (B1 e E) e minerais (como o selênio).
Assim como qualquer alimento, o cuscuz de milho deve ser consumido com moderação. O consumo em excesso pode sim contribuir para o ganho de peso. O prato também fica mais calórico quando consumido com acompanhamentos gordurosos, como manteiga, carne, queijo, bacon, entre outros.
Quando falamos em calorias, o pão francês logo aparece como sendo o mais calórico entre ele, cuscuz de milho e tapioca. Porém, quando comparamos o índice glicêmico desses três alimentos, logo é possível perceber que o pão francês pode ser a melhor aposta para quem deseja emagrecer e, principalmente, para os diabéticos.
Conhecido especialmente pela sua versatilidade, o prato elaborado à base de milho, sal, manteiga e água pode ser servido em momentos variados do dia, como no café da manhã, em refeições principais e lanches ao longo do dia.
O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.
O alimento também é rico em vitamina B6 e B12, cálcio, ferro e magnésio, bom para combater anemia, reforçar o sistema nervoso e prevenir osteoporose. Comer cuscuz com ovo pela manhã une os benefícios de ambos em uma dupla poderosa e nutritiva de carboidratos e proteínas.
"O cuscuz pode fazer parte de uma dieta para emagrecer, porém com quantidade controlada. Por ser feito de milho, não contém glúten, sendo assim uma boa alternativa para substituir pães e bolos.
— O cuscuz é um alimento muito bom em termos de nutrientes e uma excelente opção de café da manhã. Seu consumo pode ajudar a emagrecer, desde que esteja dentro de uma dieta balanceada — orienta Primi. De acordo com a nutricionista, como todo alimento fonte de carboidrato, a recomendação é comer com moderação.
As fibras presentes no cuscuz diminuem a absorção de gordura dos alimentos a nível intestinal e inibem a produção de colesterol no fígado, reduzindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue.
É verdade que tapioca vira açúcar no sangue? Sim, é verdade. A tapioca é feita basicamente de carboidratos simples, que são rapidamente convertidos em glicose no organismo.
De forma geral, não há nenhum problema em consumir o cuscuz com ovo, pois temos uma fonte de carboidrato (cuscuz) + uma fonte de proteína (ovo), que é uma boa combinação. Além disso, o preparo do ovo com um pouco de azeite é interessante também.
O consumo de cuscuz é viável para pessoas com diabetes, desde que haja atenção às combinações e ao método de preparo, além de moderação na ingestão. Evitar a inclusão diária do cuscuz nas refeições é o mais aconselhável, pois, apesar de sua atratividade, em excesso pode influenciar nos níveis de glicemia.
Quem tem gordura no fígado pode comer cuscuz de milho?
Não há restrição no consumo de cuscuz, por ser um alimento rico em carboidratos. Os cálculos de vesícula, predispõem dificuldades na emulsificação de gorduras, portanto deve-se evitar excessos de frituras, óleos, e gorduras acrescidas nos alimentos.
O cuscuz pode ser consumido no café da manhã, no almoço e no jantar. Para as pessoas que desejam emagrecer, uma opção é substituir o pão do café da manhã pelo cuscuz.
"Se o objetivo é emagrecer e considerar uma dieta de 1500 kcal, o recomendado é consumir até duas vezes na semana", afirma. Como opção, sugere uma porção de 30g de cuscuz hidratado acompanhado de uma fonte de proteína, como dois ovos e alguma semente para lentificar o processo de digestão e dar mais saciedade.
Se você está buscando uma fonte de proteínas maior, o cuscuz de milho pode ser mais indicado. Além disso, se procura um alimento que contenha fibras para promover a saciedade, o cuscuz de milho pode ser vantajoso nesse aspecto”, explica a nutricionista.
O cuscuz é um alimento forte e saudável. Ele é rico em carboidrato, vitamina A, complexo B e fibras. Além disso, não é muito calórico, equivale a um pão francês.
Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.
Contribui para o sistema imunológico - o milho, principal ingrediente da massa do cuscuz, contém ferro, magnésio, zinco, selênio, carotenóides, vitaminas do complexo B, antioxidantes e mais alguns bioativos, ou seja, tudo o contribui para garantir o fortalecimento do sistema imunológico.
Cuscuz é permitido na dieta para emagrecer, desde que controlada a quantidade, e pode ser consumido no café da manhã, almoço e jantar, além do lanche da tarde, como acompanhamento de uma fonte protéica e alguma semente.
O cuscuz de milho com leite pode oferecer benefícios nutricionais por conter carboidratos, fibras e cálcio, além de ser uma opção versátil devido às possibilidades de adoçar ou salgar. No entanto, é importante ter moderação ao adicionar açúcar e outros ingredientes calóricos.