A aplicação de PMMA deve ser discutida com um médico, pois é um tratamento que possui vários riscos, podendo causar complicações como infecção ou alergia, e não é indicado para utilização em grandes áreas do corpo como glúteos ou pernas, por exemplo.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não recomenda o uso de PMMA para fins estéticos, por conta do risco de complicações graves como: necroses, cegueiras, embolias, o que pode levar à morte. A longo prazo, o PMMA pode causar danos no corpo de difícil reparação.
Segundo o FDA, o índice de complicações apresentados por preenchimentos com PMMA é inferior a 1%. No total, foram analisados 3.782 casos de efeitos adversos registrados neste tipo de procedimento entre 1993 e 2014 envolvendo os quatro preenchedores mais tradicionais do mercado.
Tem como retirar o PMMA que foi aplicado no glúteo?
Fundamental lembrar que nunca é possível a retirada total do material. O PMMA ou silicone industrial se infiltram em todos os tecidos da face, incluindo músculos e terminações nervosas, nos quais não podemos intervir. Portanto, é retirado tudo o que está a vista ou pode ser encontrado pelo toque.
Qual é o procedimento mais seguro para aumentar os glúteos?
Quem deseja aumentar os glúteos com segurança deve se submeter a um enxerto de gordura ou à implantação de próteses de silicone. Não existe substância injetável no mercado que possa ser usada em grande quantidade para esse fim.
A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que o PMMA deve ter indicações de dosagem prescritas pelo médico, conforme a correção desejada. “O paciente deve exigir a apresentação da va- lidade dos medicamentos a serem utilizados durante a bioplastia”, recomenda Lage.
Enquanto o ácido hialurônico pode exigir retoques frequentes, o PMMA oferece resultados permanentes, reduzindo a necessidade de reaplicações. O PMMA proporciona um aspecto mais natural e suave, uma vez que ele se integra de forma harmoniosa aos tecidos.
Para aumentar os glúteos, a Lívia pagou R$ 4 mil pela injeção do polimetilmetacrilato, o PMMA, um tipo de plástico líquido usado para preenchimento corporal.
Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), quando usado em grandes quantidades, o PMMA não é seguro, tem resultados imprevisíveis a longo prazo e pode causar reações incuráveis, como inflamações, nódulos, necrose e até a morte.
Carbone alerta que o PMMA pode causar graves complicações à saúde dos pacientes. “O que acontece é que ele pode gerar graves consequências. Por ser um polímero sintético, derivado de plástico, ele pode acabar causando infecções, granulomas, levando pacientes até embolia e até a óbito”, alertou.
Segundo a SBD, a aplicação do PMMA é restrita a profissionais médicos habilitados, seguindo rigorosas orientações de dosagem e técnicas de aplicação estabelecidas pela agência reguladora.
Você pode realizar aplicações de ácido hialurônico a princípio em áreas diferentes da que você tem o PMMA. Isso ocorre porque qualquer manipulação perto do PMMA presente em seu organismo pode causar o que chamamos de reativação, causando um processo inflamatório intenso no local e eventualmente infecção.
A Anvisa também esclarece que o produto não é contraindicado para aplicação nos glúteos para fins corretivos. Porém, não há indicação para aumento de volume, seja corporal ou facial.
A cantora e ex-BBB, Gabi Martins, também optou pelo uso da substância ao realizar o procedimento estético. Segundo informações da colunista, Fábia Oliveira, em 2023, a famosa optou por aplicar PMMA nos glúteos. “Pesquisei muito e procurei os melhores profissionais para isso.
Dra. Fernanda Bortolozo: O PMMA já se provou um produto seguro para humanos quando aplicado com técnica adequada por médico experiente, que conhece as limitações do seu uso.
O hidrogel é temporário, porque será absorvido pelo corpo em cerca de dois anos após a aplicação. O que é PMMA? PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades.
Inclusive no bumbum, que tende a ficar murchinho e caidinho. Por isso, os médicos dermatologistas injetam o Ácido Hialurônico sintetizado em nossa pele e em várias partes do corpo. Essa substância estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade, a sustentação dos tecidos e diminuindo a flacidez.
Por exemplo, para firmeza dos glúteos é recomendado o uso de bioestimuladores de colágeno (sculptra e radiesse), já para o tratamento de celulite graus mais elevados e aumento de volume na região, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma boa alternativa.
Ressonância magnética consegue diferenciar PMMA de silicone, esse sendo o melhor exame para tal por não ser operador dependente. Bons ultrassonografias dermatológicos conseguiriam também fazer essa diferenciação.