Vale lembrar que tanto o bico quanto as unhas das águias (e de outras aves) vão se desgastando com o uso, por isso, são renovadas continuamente, igual nossas unhas e cabelos (e não drasticamente como diz a lenda). O mesmo processo ocorre com as penas, que caem e são substituídas por outras (processo de “muda”).
Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, “renascida”, sai para o grande voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.
Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, algumas águias procuram um lugar alto, próximo a uma rocha, onde fazem um novo ninho para o processo que virá. Começando o processo da renovação, batem as unhas contra a rocha até que se quebrem e fiquem em carne viva.
É verdade que a ÁGUIA SE RENOVA depois de velha?? ORNITÓLOGO RESPONDE #14
O que Deus diz sobre a águia?
Bíblia - Como Águia - NAA
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." - Isaías 40:31. A Bíblia Como Águia, traz a tradução NAA (Nova Almeida Atualizada), versão padronizada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
A história conta que a águia, quando se torna velha, voa para o alto de uma montanha e toma a decisão de arrancar o próprio bico, penas e garras para se renovar e viver por mais algumas décadas. Nesse processo fica dezenas de dias sem se alimentar.
“A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.
Os antigos romanos usavam a figura desta ave como emblema, nos escudos de batalha, porque era o símbolo reconhecido do Império Romano. Atualmente, a águia é o símbolo nacional dos Estados Unidos, e acompanha também o brasão do Colégio Monforte que carrega a filosofia da águia nas atuações do trabalho educacional.
A águia se mantém a mesma, mesmo com o passar do tempo, pois ela se renova e não se deixa vencer por nada, assim deve ser também o cristão na sua vida com Deus. Deus comparou a águia com o que recebe o Espírito Santo, por causa dessa característica dela, de se renovar.
As águias não se automutilam, elas fazem isso apenas em situações de processo traumático, em situações de doença ou um processo de estresse. Seu bico, suas penas e suas garras se renovam continuamente, assim como os cabelos e as unhas dos seres humanos.
Depois que nascem as novas penas, a águia sai, então, para o vôo da renovação e vive por mais trinta anos. O texto, de autor desconhecido, termina lembrando que em nossa vida também podemos fazer um processo de renovação, libertando-nos do peso do passado, mesmo que isso doa muito e nos tire sangue do peito.
A sabedoria é um dos ingredientes para atingir a longevidade – e a albatroz-de-laysan Wisdom, que com seus 70 anos ostenta o título de ave mais longeva de que se tem registro no mundo, é uma inspiração de sobrevivência em um planeta com cada vez mais ameaças à biodiversidade.
Embora a águia verdadeira não possa ficar sem se alimentar, não troque o seu bico ou as penas de uma só vez e viva em torno de 35 anos, a da história diz que a águia vive 70 anos; lá pelos seus 40 as unhas já não prendem a presa da qual se alimenta e o seu bico se curva perigosamente contra o próprio peito; as asas ...
Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes. Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.
A águia, ao longo de sua vida, passa por tempos de renovo, quando sua plumagem é trocada e seu vigor é remoçado. O salmista nos diz que, assim como a águia passa por esse processo de renovação, o Senhor também farta de bens a nossa velhice e renova a mocidade como a da águia.
Da mesma forma, os desafios que você enfrenta hoje são o impulso para voos maiores amanhã. Levante a cabeça, mantenha o foco e voe acima das tempestades.
A águia é uma ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver certa de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma seria é difícil decisão: a de transformar-se!
Em primeiro lugar, ela coloca o ninho dos filhotes longe dos predadores, buscando os lugares mais altos para que ninguém alcance enquanto seus bebês forem vulneráveis. Em segundo lugar, a águia ensina os seus filhos pelo exemplo. Águias bebês aprendem a voar, principalmente, observando seus pais.
O corvo descobriu a estratégia pra perseguir a águia, ele entra na divisa das asas dela, ele fica em cima da cabeça dela lhe picando , e ela não consegue retribuir nem atacar ele.
O significado da águia é normalmente associado a coragem e força, por isso, é chamada de "rainha dos céus", pela soberania, beleza e imponência. Na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses. Na cultura celta é símbolo do renascimento e renovação.
Como uma águia desperta a sua ninhada, e voeja sobre seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho (Dt 32:10-12). Assim, além de ser uma imagem de julgamento, “asas de águia” é também uma imagem de proteção e provisão.